Las Nuevas Prácticas de Literacia Desechadas por el Enem y por los Documentos Oficiales de Educación en el Portugues Brasileño
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2933 |
Resumo: | Uma das preocupações nos estudos de letramento é compreender o papel social da escola quanto ao ensino de leitura e escrita. Apesar de o Brasil ainda encontrar-se em patamares preocupantes no desenvolvimento dessas habilidades, é perceptível a sensibilização nos documentos oficiais para que os docentes revejam suas práticas de ensino. Nesse sentido, observamos que os Parâmetros Curriculares Nacionais apostam nessa mudança. Compreendemos também que o advento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em consonância ao que apregoam esses documentos, influencia na adoção de propostas de ensino de leitura e escrita mais adequadas à concepção de língua como ação, que fundamenta as práticas sociais vinculadas ao desenvolvimento de competências e habilidades. Partindo da concepção de letramento crítico de Street (2014) e da reflexão de Jurado e Rojo (2007) e de Marcuschi (2006) sobre a prática do ensino de língua que tem por base os documentos oficiais, este estudo discute sobre as mudanças nas estratégias de letramento que passaram a existir a partir da realização e popularização do Enem. Para tanto, valemo-nos de uma investigação teórico-bibliográfica, bem como em múltiplas referências. Abordaremos também os conceitos de avaliação interna e externa e apresentaremos a relação entre o Enem e as políticas atuais de educação. Dentre nossas conclusões, enfatizamos a identificação de uma forte influência exercida pelo Enem sobre os sistemas de ensino e, consequentemente, sobre a prática docente. Acreditamos que este trabalho pode gerar reflexões quanto ao ensino de língua portuguesa no que condiz às implicações pedagógicas provocadas por esse exame. |
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