METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Tamires
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Velozo, Naira, Bernardo, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1114
Resumo: Neste trabalho, analisam-se duas postagens multimodais da página virtual Uerj da depressão (UDD) à luz da Teoria da Metáfora e da Mesclagem Conceptuais (LAKOFF; JOHNSON, 2002[1980]; FAUCONNIER; TURNER, 2002). Objetiva-se demonstrar como as teorias complementares da Metáfora e da Mesclagem Conceptuais podem descrever a interpretação e a significação das postagens dessa página e quais conhecimentos são acessados por seus usuários durante a interpretação das postagens. Assim, selecionaram-se apenas postagens com comentário(s) que evidenciasse(m) uma convergência de interpretação de administradores da página, curtidores e das pesquisadoras. Observaram-se duas estratégias na publicação dos textos multimodais: (i) composição de texto e imagem; e (ii) composição de imagem e legenda, postada pelo moderador no cabeçalho. Nos dois casos, a conceptualização emerge dos elementos dos inputs projetados no espaço-mescla, porém, na segunda estratégia, o sentido do texto é estabelecido por meio do processo de elaboração, a partir da estrutura emergente do espaço-mescla, de modo mais abstrato, mais processual, em razão dos gatilhos para construção de sentido não estarem inicialmente integrados. A análise também corroborou a função social do humor, devido ao caráter jocoso das publicações acerca do cotidiano da universidade, ao retratar dificuldades da comunidade uerjiana, a fim de informar os curtidores da UDD de forma crítica.
id UECE-3_2b78d4f87c0b15f4570970acc1749f94
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1114
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃOMetáfora conceptualMesclagem conceptualTexto multimodalHumorPágina virtual UERJ da DepressãoNeste trabalho, analisam-se duas postagens multimodais da página virtual Uerj da depressão (UDD) à luz da Teoria da Metáfora e da Mesclagem Conceptuais (LAKOFF; JOHNSON, 2002[1980]; FAUCONNIER; TURNER, 2002). Objetiva-se demonstrar como as teorias complementares da Metáfora e da Mesclagem Conceptuais podem descrever a interpretação e a significação das postagens dessa página e quais conhecimentos são acessados por seus usuários durante a interpretação das postagens. Assim, selecionaram-se apenas postagens com comentário(s) que evidenciasse(m) uma convergência de interpretação de administradores da página, curtidores e das pesquisadoras. Observaram-se duas estratégias na publicação dos textos multimodais: (i) composição de texto e imagem; e (ii) composição de imagem e legenda, postada pelo moderador no cabeçalho. Nos dois casos, a conceptualização emerge dos elementos dos inputs projetados no espaço-mescla, porém, na segunda estratégia, o sentido do texto é estabelecido por meio do processo de elaboração, a partir da estrutura emergente do espaço-mescla, de modo mais abstrato, mais processual, em razão dos gatilhos para construção de sentido não estarem inicialmente integrados. A análise também corroborou a função social do humor, devido ao caráter jocoso das publicações acerca do cotidiano da universidade, ao retratar dificuldades da comunidade uerjiana, a fim de informar os curtidores da UDD de forma crítica.EdUECE2019-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1114Revista Linguagem em Foco; Vol. 10 No. 2 (2018): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora e Multimodalidade; 161-172Revista Linguagem em Foco; v. 10 n. 2 (2018): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora e Multimodalidade; 161-1722674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1114/903Copyright (c) 2019 Tamires Barbosa, Naira Velozo, Sandra Bernardohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, TamiresVelozo, NairaBernardo, Sandra2021-03-23T17:44:39Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1114Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:39Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃO
title METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃO
spellingShingle METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃO
Barbosa, Tamires
Metáfora conceptual
Mesclagem conceptual
Texto multimodal
Humor
Página virtual UERJ da Depressão
title_short METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃO
title_full METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃO
title_fullStr METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃO
title_full_unstemmed METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃO
title_sort METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃO
author Barbosa, Tamires
author_facet Barbosa, Tamires
Velozo, Naira
Bernardo, Sandra
author_role author
author2 Velozo, Naira
Bernardo, Sandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Tamires
Velozo, Naira
Bernardo, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Metáfora conceptual
Mesclagem conceptual
Texto multimodal
Humor
Página virtual UERJ da Depressão
topic Metáfora conceptual
Mesclagem conceptual
Texto multimodal
Humor
Página virtual UERJ da Depressão
description Neste trabalho, analisam-se duas postagens multimodais da página virtual Uerj da depressão (UDD) à luz da Teoria da Metáfora e da Mesclagem Conceptuais (LAKOFF; JOHNSON, 2002[1980]; FAUCONNIER; TURNER, 2002). Objetiva-se demonstrar como as teorias complementares da Metáfora e da Mesclagem Conceptuais podem descrever a interpretação e a significação das postagens dessa página e quais conhecimentos são acessados por seus usuários durante a interpretação das postagens. Assim, selecionaram-se apenas postagens com comentário(s) que evidenciasse(m) uma convergência de interpretação de administradores da página, curtidores e das pesquisadoras. Observaram-se duas estratégias na publicação dos textos multimodais: (i) composição de texto e imagem; e (ii) composição de imagem e legenda, postada pelo moderador no cabeçalho. Nos dois casos, a conceptualização emerge dos elementos dos inputs projetados no espaço-mescla, porém, na segunda estratégia, o sentido do texto é estabelecido por meio do processo de elaboração, a partir da estrutura emergente do espaço-mescla, de modo mais abstrato, mais processual, em razão dos gatilhos para construção de sentido não estarem inicialmente integrados. A análise também corroborou a função social do humor, devido ao caráter jocoso das publicações acerca do cotidiano da universidade, ao retratar dificuldades da comunidade uerjiana, a fim de informar os curtidores da UDD de forma crítica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1114
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1114/903
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Tamires Barbosa, Naira Velozo, Sandra Bernardo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Tamires Barbosa, Naira Velozo, Sandra Bernardo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 10 No. 2 (2018): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora e Multimodalidade; 161-172
Revista Linguagem em Foco; v. 10 n. 2 (2018): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora e Multimodalidade; 161-172
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068887093673984