METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1114 |
Resumo: | Neste trabalho, analisam-se duas postagens multimodais da página virtual Uerj da depressão (UDD) à luz da Teoria da Metáfora e da Mesclagem Conceptuais (LAKOFF; JOHNSON, 2002[1980]; FAUCONNIER; TURNER, 2002). Objetiva-se demonstrar como as teorias complementares da Metáfora e da Mesclagem Conceptuais podem descrever a interpretação e a significação das postagens dessa página e quais conhecimentos são acessados por seus usuários durante a interpretação das postagens. Assim, selecionaram-se apenas postagens com comentário(s) que evidenciasse(m) uma convergência de interpretação de administradores da página, curtidores e das pesquisadoras. Observaram-se duas estratégias na publicação dos textos multimodais: (i) composição de texto e imagem; e (ii) composição de imagem e legenda, postada pelo moderador no cabeçalho. Nos dois casos, a conceptualização emerge dos elementos dos inputs projetados no espaço-mescla, porém, na segunda estratégia, o sentido do texto é estabelecido por meio do processo de elaboração, a partir da estrutura emergente do espaço-mescla, de modo mais abstrato, mais processual, em razão dos gatilhos para construção de sentido não estarem inicialmente integrados. A análise também corroborou a função social do humor, devido ao caráter jocoso das publicações acerca do cotidiano da universidade, ao retratar dificuldades da comunidade uerjiana, a fim de informar os curtidores da UDD de forma crítica. |
id |
UECE-3_2b78d4f87c0b15f4570970acc1749f94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/1114 |
network_acronym_str |
UECE-3 |
network_name_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃOMetáfora conceptualMesclagem conceptualTexto multimodalHumorPágina virtual UERJ da DepressãoNeste trabalho, analisam-se duas postagens multimodais da página virtual Uerj da depressão (UDD) à luz da Teoria da Metáfora e da Mesclagem Conceptuais (LAKOFF; JOHNSON, 2002[1980]; FAUCONNIER; TURNER, 2002). Objetiva-se demonstrar como as teorias complementares da Metáfora e da Mesclagem Conceptuais podem descrever a interpretação e a significação das postagens dessa página e quais conhecimentos são acessados por seus usuários durante a interpretação das postagens. Assim, selecionaram-se apenas postagens com comentário(s) que evidenciasse(m) uma convergência de interpretação de administradores da página, curtidores e das pesquisadoras. Observaram-se duas estratégias na publicação dos textos multimodais: (i) composição de texto e imagem; e (ii) composição de imagem e legenda, postada pelo moderador no cabeçalho. Nos dois casos, a conceptualização emerge dos elementos dos inputs projetados no espaço-mescla, porém, na segunda estratégia, o sentido do texto é estabelecido por meio do processo de elaboração, a partir da estrutura emergente do espaço-mescla, de modo mais abstrato, mais processual, em razão dos gatilhos para construção de sentido não estarem inicialmente integrados. A análise também corroborou a função social do humor, devido ao caráter jocoso das publicações acerca do cotidiano da universidade, ao retratar dificuldades da comunidade uerjiana, a fim de informar os curtidores da UDD de forma crítica.EdUECE2019-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1114Revista Linguagem em Foco; Vol. 10 No. 2 (2018): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora e Multimodalidade; 161-172Revista Linguagem em Foco; v. 10 n. 2 (2018): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora e Multimodalidade; 161-1722674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1114/903Copyright (c) 2019 Tamires Barbosa, Naira Velozo, Sandra Bernardohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, TamiresVelozo, NairaBernardo, Sandra2021-03-23T17:44:39Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1114Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:39Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃO |
title |
METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃO |
spellingShingle |
METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃO Barbosa, Tamires Metáfora conceptual Mesclagem conceptual Texto multimodal Humor Página virtual UERJ da Depressão |
title_short |
METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃO |
title_full |
METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃO |
title_fullStr |
METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃO |
title_full_unstemmed |
METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃO |
title_sort |
METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃO |
author |
Barbosa, Tamires |
author_facet |
Barbosa, Tamires Velozo, Naira Bernardo, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Velozo, Naira Bernardo, Sandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Tamires Velozo, Naira Bernardo, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metáfora conceptual Mesclagem conceptual Texto multimodal Humor Página virtual UERJ da Depressão |
topic |
Metáfora conceptual Mesclagem conceptual Texto multimodal Humor Página virtual UERJ da Depressão |
description |
Neste trabalho, analisam-se duas postagens multimodais da página virtual Uerj da depressão (UDD) à luz da Teoria da Metáfora e da Mesclagem Conceptuais (LAKOFF; JOHNSON, 2002[1980]; FAUCONNIER; TURNER, 2002). Objetiva-se demonstrar como as teorias complementares da Metáfora e da Mesclagem Conceptuais podem descrever a interpretação e a significação das postagens dessa página e quais conhecimentos são acessados por seus usuários durante a interpretação das postagens. Assim, selecionaram-se apenas postagens com comentário(s) que evidenciasse(m) uma convergência de interpretação de administradores da página, curtidores e das pesquisadoras. Observaram-se duas estratégias na publicação dos textos multimodais: (i) composição de texto e imagem; e (ii) composição de imagem e legenda, postada pelo moderador no cabeçalho. Nos dois casos, a conceptualização emerge dos elementos dos inputs projetados no espaço-mescla, porém, na segunda estratégia, o sentido do texto é estabelecido por meio do processo de elaboração, a partir da estrutura emergente do espaço-mescla, de modo mais abstrato, mais processual, em razão dos gatilhos para construção de sentido não estarem inicialmente integrados. A análise também corroborou a função social do humor, devido ao caráter jocoso das publicações acerca do cotidiano da universidade, ao retratar dificuldades da comunidade uerjiana, a fim de informar os curtidores da UDD de forma crítica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1114 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1114/903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Tamires Barbosa, Naira Velozo, Sandra Bernardo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Tamires Barbosa, Naira Velozo, Sandra Bernardo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco; Vol. 10 No. 2 (2018): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora e Multimodalidade; 161-172 Revista Linguagem em Foco; v. 10 n. 2 (2018): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora e Multimodalidade; 161-172 2674-8266 2176-7955 reponame:Revista Linguagem em Foco (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
collection |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagememfoco@uece.br|| |
_version_ |
1797068887093673984 |