Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2945 |
Resumo: | No presente texto, traça-se uma reflexão acerca da leitura e da produção textual, buscando compreender o cenário das pesquisas realizadas no PROFLETRAS/UNEB./CAMPUS V e comunicadas nas dissertações defendidas entre 2015 e 2019, considerando informações colhidas nos resumos publicados no site do Programa, a fim de mapear tendências, campos teóricos, gêneros textuais mais estudados, etc. Ao final do estudo, observa-se a prevalência da leitura nas atividades de intervenção realizadas no PROFLETRAS UNEB, descortinando, a partir dela, uma complexa rede de atividades voltadas a imbricar a escrita, a oralidade, a análise linguística. As pesquisas realizadas englobam estudos voltados aos desafios práticos encontrados no cotidiano da sala de aula, aliando-os a conhecimentos teóricos atuais, o que faz das pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) instrumentos efetivos de qualificação para os professores de Língua Portuguesa da Educação Fundamental em exercício, além de apontar caminhos teóricos promissores acerca do trabalho com a língua, com as linguagens, com os textos, com os discursos. Os resultados confirmam, como já preconizou Rojo (2012, p. 14), a tendência dos “híbridos, impuros e fronteiriços” modos de produzir e entender linguagens na contemporaneidade. |
id |
UECE-3_2c856fa8ac766ff36f43a6bc91bbd0ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/2945 |
network_acronym_str |
UECE-3 |
network_name_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEBReflexões sobre a Leitura e a Produção Textual no Contexto do PROFLETRAS/UNEBLeituraProdução TextualPROFLETRAS/UNEBLinguagensReadingText productionPROFLETRAS/UNEBLanguagesNo presente texto, traça-se uma reflexão acerca da leitura e da produção textual, buscando compreender o cenário das pesquisas realizadas no PROFLETRAS/UNEB./CAMPUS V e comunicadas nas dissertações defendidas entre 2015 e 2019, considerando informações colhidas nos resumos publicados no site do Programa, a fim de mapear tendências, campos teóricos, gêneros textuais mais estudados, etc. Ao final do estudo, observa-se a prevalência da leitura nas atividades de intervenção realizadas no PROFLETRAS UNEB, descortinando, a partir dela, uma complexa rede de atividades voltadas a imbricar a escrita, a oralidade, a análise linguística. As pesquisas realizadas englobam estudos voltados aos desafios práticos encontrados no cotidiano da sala de aula, aliando-os a conhecimentos teóricos atuais, o que faz das pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) instrumentos efetivos de qualificação para os professores de Língua Portuguesa da Educação Fundamental em exercício, além de apontar caminhos teóricos promissores acerca do trabalho com a língua, com as linguagens, com os textos, com os discursos. Os resultados confirmam, como já preconizou Rojo (2012, p. 14), a tendência dos “híbridos, impuros e fronteiriços” modos de produzir e entender linguagens na contemporaneidade.No presente texto, traça-se uma reflexão acerca da leitura e da produção textual, buscando compreender o cenário das pesquisas realizadas no PROFLETRAS/UNEB./CAMPUS V e comunicadas nas dissertações defendidas entre 2015 e 2019, considerando informações colhidas nos resumos publicados no site do Programa, a fim de mapear tendências, campos teóricos, gêneros textuais mais estudados, etc. Ao final do estudo, observa-se a prevalência da leitura nas atividades de intervenção realizadas no PROFLETRAS UNEB, descortinando, a partir dela, uma complexa rede de atividades voltadas a imbricar a escrita, a oralidade, a análise linguística. As pesquisas realizadas englobam estudos voltados aos desafios práticos encontrados no cotidiano da sala de aula, aliando-os a conhecimentos teóricos atuais, o que faz das pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) instrumentos efetivos de qualificação para os professores de Língua Portuguesa da Educação Fundamental em exercício, além de apontar caminhos teóricos promissores acerca do trabalho com a língua, com as linguagens, com os textos, com os discursos. Os resultados confirmam, como já preconizou Rojo (2012, p. 14), a tendência dos “híbridos, impuros e fronteiriços” modos de produzir e entender linguagens na contemporaneidade.EdUECE2020-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/294510.46230/2674-8266-11-2945Revista Linguagem em Foco; Vol. 11 No. 1 (2019): Número Atemático; 172-180Revista Linguagem em Foco; v. 11 n. 1 (2019): Número Atemático; 172-1802674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2945/2505Copyright (c) 2020 Ilmara Valois Bacelar Figueiredo Coutinhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo2021-03-23T17:44:58Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2945Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:58Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEB Reflexões sobre a Leitura e a Produção Textual no Contexto do PROFLETRAS/UNEB |
title |
Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEB |
spellingShingle |
Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEB Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo Leitura Produção Textual PROFLETRAS/UNEB Linguagens Reading Text production PROFLETRAS/UNEB Languages |
title_short |
Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEB |
title_full |
Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEB |
title_fullStr |
Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEB |
title_full_unstemmed |
Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEB |
title_sort |
Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEB |
author |
Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo |
author_facet |
Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Produção Textual PROFLETRAS/UNEB Linguagens Reading Text production PROFLETRAS/UNEB Languages |
topic |
Leitura Produção Textual PROFLETRAS/UNEB Linguagens Reading Text production PROFLETRAS/UNEB Languages |
description |
No presente texto, traça-se uma reflexão acerca da leitura e da produção textual, buscando compreender o cenário das pesquisas realizadas no PROFLETRAS/UNEB./CAMPUS V e comunicadas nas dissertações defendidas entre 2015 e 2019, considerando informações colhidas nos resumos publicados no site do Programa, a fim de mapear tendências, campos teóricos, gêneros textuais mais estudados, etc. Ao final do estudo, observa-se a prevalência da leitura nas atividades de intervenção realizadas no PROFLETRAS UNEB, descortinando, a partir dela, uma complexa rede de atividades voltadas a imbricar a escrita, a oralidade, a análise linguística. As pesquisas realizadas englobam estudos voltados aos desafios práticos encontrados no cotidiano da sala de aula, aliando-os a conhecimentos teóricos atuais, o que faz das pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) instrumentos efetivos de qualificação para os professores de Língua Portuguesa da Educação Fundamental em exercício, além de apontar caminhos teóricos promissores acerca do trabalho com a língua, com as linguagens, com os textos, com os discursos. Os resultados confirmam, como já preconizou Rojo (2012, p. 14), a tendência dos “híbridos, impuros e fronteiriços” modos de produzir e entender linguagens na contemporaneidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2945 10.46230/2674-8266-11-2945 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2945 |
identifier_str_mv |
10.46230/2674-8266-11-2945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2945/2505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ilmara Valois Bacelar Figueiredo Coutinho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ilmara Valois Bacelar Figueiredo Coutinho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco; Vol. 11 No. 1 (2019): Número Atemático; 172-180 Revista Linguagem em Foco; v. 11 n. 1 (2019): Número Atemático; 172-180 2674-8266 2176-7955 reponame:Revista Linguagem em Foco (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
collection |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagememfoco@uece.br|| |
_version_ |
1797068888949653504 |