Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2945
Resumo: No presente texto, traça-se uma reflexão acerca da leitura e da produção textual, buscando compreender o cenário das pesquisas realizadas no PROFLETRAS/UNEB./CAMPUS V e comunicadas nas dissertações defendidas entre 2015 e 2019, considerando informações colhidas nos resumos publicados no site do Programa, a fim de mapear tendências, campos teóricos, gêneros textuais mais estudados, etc. Ao final do estudo, observa-se a prevalência da leitura nas atividades de intervenção realizadas no PROFLETRAS UNEB, descortinando, a partir dela, uma complexa rede de atividades voltadas a imbricar a escrita, a oralidade, a análise linguística. As pesquisas realizadas englobam estudos voltados aos desafios práticos encontrados no cotidiano da sala de aula, aliando-os a conhecimentos teóricos atuais, o que faz das pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) instrumentos efetivos de qualificação para os professores de Língua Portuguesa da Educação Fundamental em exercício, além de apontar caminhos teóricos promissores acerca do trabalho com a língua, com as linguagens, com os textos, com os discursos. Os resultados confirmam, como já preconizou Rojo (2012, p. 14), a tendência dos “híbridos, impuros e fronteiriços” modos de produzir e entender linguagens na contemporaneidade.
id UECE-3_2c856fa8ac766ff36f43a6bc91bbd0ee
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/2945
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEBReflexões sobre a Leitura e a Produção Textual no Contexto do PROFLETRAS/UNEBLeituraProdução TextualPROFLETRAS/UNEBLinguagensReadingText productionPROFLETRAS/UNEBLanguagesNo presente texto, traça-se uma reflexão acerca da leitura e da produção textual, buscando compreender o cenário das pesquisas realizadas no PROFLETRAS/UNEB./CAMPUS V e comunicadas nas dissertações defendidas entre 2015 e 2019, considerando informações colhidas nos resumos publicados no site do Programa, a fim de mapear tendências, campos teóricos, gêneros textuais mais estudados, etc. Ao final do estudo, observa-se a prevalência da leitura nas atividades de intervenção realizadas no PROFLETRAS UNEB, descortinando, a partir dela, uma complexa rede de atividades voltadas a imbricar a escrita, a oralidade, a análise linguística. As pesquisas realizadas englobam estudos voltados aos desafios práticos encontrados no cotidiano da sala de aula, aliando-os a conhecimentos teóricos atuais, o que faz das pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) instrumentos efetivos de qualificação para os professores de Língua Portuguesa da Educação Fundamental em exercício, além de apontar caminhos teóricos promissores acerca do trabalho com a língua, com as linguagens, com os textos, com os discursos. Os resultados confirmam, como já preconizou Rojo (2012, p. 14), a tendência dos “híbridos, impuros e fronteiriços” modos de produzir e entender linguagens na contemporaneidade.No presente texto, traça-se uma reflexão acerca da leitura e da produção textual, buscando compreender o cenário das pesquisas realizadas no PROFLETRAS/UNEB./CAMPUS V e comunicadas nas dissertações defendidas entre 2015 e 2019, considerando informações colhidas nos resumos publicados no site do Programa, a fim de mapear tendências, campos teóricos, gêneros textuais mais estudados, etc. Ao final do estudo, observa-se a prevalência da leitura nas atividades de intervenção realizadas no PROFLETRAS UNEB, descortinando, a partir dela, uma complexa rede de atividades voltadas a imbricar a escrita, a oralidade, a análise linguística. As pesquisas realizadas englobam estudos voltados aos desafios práticos encontrados no cotidiano da sala de aula, aliando-os a conhecimentos teóricos atuais, o que faz das pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) instrumentos efetivos de qualificação para os professores de Língua Portuguesa da Educação Fundamental em exercício, além de apontar caminhos teóricos promissores acerca do trabalho com a língua, com as linguagens, com os textos, com os discursos. Os resultados confirmam, como já preconizou Rojo (2012, p. 14), a tendência dos “híbridos, impuros e fronteiriços” modos de produzir e entender linguagens na contemporaneidade.EdUECE2020-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/294510.46230/2674-8266-11-2945Revista Linguagem em Foco; Vol. 11 No. 1 (2019): Número Atemático; 172-180Revista Linguagem em Foco; v. 11 n. 1 (2019): Número Atemático; 172-1802674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2945/2505Copyright (c) 2020 Ilmara Valois Bacelar Figueiredo Coutinhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo2021-03-23T17:44:58Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2945Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:58Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEB
Reflexões sobre a Leitura e a Produção Textual no Contexto do PROFLETRAS/UNEB
title Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEB
spellingShingle Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEB
Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo
Leitura
Produção Textual
PROFLETRAS/UNEB
Linguagens
Reading
Text production
PROFLETRAS/UNEB
Languages
title_short Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEB
title_full Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEB
title_fullStr Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEB
title_full_unstemmed Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEB
title_sort Reflections on Reading and Textual Production in the Context of PROFLETRAS/UNEB
author Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo
author_facet Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Produção Textual
PROFLETRAS/UNEB
Linguagens
Reading
Text production
PROFLETRAS/UNEB
Languages
topic Leitura
Produção Textual
PROFLETRAS/UNEB
Linguagens
Reading
Text production
PROFLETRAS/UNEB
Languages
description No presente texto, traça-se uma reflexão acerca da leitura e da produção textual, buscando compreender o cenário das pesquisas realizadas no PROFLETRAS/UNEB./CAMPUS V e comunicadas nas dissertações defendidas entre 2015 e 2019, considerando informações colhidas nos resumos publicados no site do Programa, a fim de mapear tendências, campos teóricos, gêneros textuais mais estudados, etc. Ao final do estudo, observa-se a prevalência da leitura nas atividades de intervenção realizadas no PROFLETRAS UNEB, descortinando, a partir dela, uma complexa rede de atividades voltadas a imbricar a escrita, a oralidade, a análise linguística. As pesquisas realizadas englobam estudos voltados aos desafios práticos encontrados no cotidiano da sala de aula, aliando-os a conhecimentos teóricos atuais, o que faz das pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) instrumentos efetivos de qualificação para os professores de Língua Portuguesa da Educação Fundamental em exercício, além de apontar caminhos teóricos promissores acerca do trabalho com a língua, com as linguagens, com os textos, com os discursos. Os resultados confirmam, como já preconizou Rojo (2012, p. 14), a tendência dos “híbridos, impuros e fronteiriços” modos de produzir e entender linguagens na contemporaneidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2945
10.46230/2674-8266-11-2945
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2945
identifier_str_mv 10.46230/2674-8266-11-2945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2945/2505
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Ilmara Valois Bacelar Figueiredo Coutinho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Ilmara Valois Bacelar Figueiredo Coutinho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 11 No. 1 (2019): Número Atemático; 172-180
Revista Linguagem em Foco; v. 11 n. 1 (2019): Número Atemático; 172-180
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068888949653504