GÊNERO TEXTUAL DEBATE E ENSINO:: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1810 |
Resumo: | O conceito de gênero textual carece de uma compreensão mais ampla a fim de que ele possa englobar efetivamente as mudanças conceituais nos campos em que é estudado. No escopo deste artigo, faremos análise dos gêneros da oralidade, especialmente do debate, nas práticas pedagógicas da educação básica. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, entrevistas com professores do 9º ano de uma escola pública estadual do Recife foram realizadas. Os pressupostos teóricos são, principalmente, o conceito de gêneros textuais de Bakhtin (1992), o interacionismo sociodiscursivo, de Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2004) e os estudos de letramento desenvolvidos por Marcuschi (2001, 2002, 2004, 2008). Resultados preliminares apontam para o fato de que, embora os professores demonstrem conhecer a importância do trabalho com a oralidade, os gêneros escritos predominam, ainda, no ensino de língua na sala de aula. |
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GÊNERO TEXTUAL DEBATE E ENSINO:: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICASGênero textual debateEnsino de gênerosConcepções pedagógicasO conceito de gênero textual carece de uma compreensão mais ampla a fim de que ele possa englobar efetivamente as mudanças conceituais nos campos em que é estudado. No escopo deste artigo, faremos análise dos gêneros da oralidade, especialmente do debate, nas práticas pedagógicas da educação básica. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, entrevistas com professores do 9º ano de uma escola pública estadual do Recife foram realizadas. Os pressupostos teóricos são, principalmente, o conceito de gêneros textuais de Bakhtin (1992), o interacionismo sociodiscursivo, de Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2004) e os estudos de letramento desenvolvidos por Marcuschi (2001, 2002, 2004, 2008). Resultados preliminares apontam para o fato de que, embora os professores demonstrem conhecer a importância do trabalho com a oralidade, os gêneros escritos predominam, ainda, no ensino de língua na sala de aula.EdUECE2019-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1810Revista Linguagem em Foco; Vol. 5 No. 2 (2013): Linguagem em Foco; 43-54Revista Linguagem em Foco; v. 5 n. 2 (2013): Linguagem em Foco; 43-542674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1810/1556Copyright (c) 2019 José Batista de Barros, Adriana Letícia Torres da Rosahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarros, José Batista deRosa, Adriana Letícia Torres da2021-03-23T17:44:47Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1810Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:47Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
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