GÊNERO TEXTUAL DEBATE E ENSINO:: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, José Batista de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rosa, Adriana Letícia Torres da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1810
Resumo: O conceito de gênero textual carece de uma compreensão mais ampla a fim de que ele possa englobar efetivamente as mudanças conceituais nos campos em que é estudado. No escopo deste artigo, faremos análise dos gêneros da oralidade, especialmente do debate, nas práticas pedagógicas da educação básica. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, entrevistas com professores do 9º ano de uma escola pública estadual do Recife foram realizadas. Os pressupostos teóricos são, principalmente, o conceito de gêneros textuais de Bakhtin (1992), o interacionismo sociodiscursivo, de Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2004) e os estudos de letramento desenvolvidos por Marcuschi (2001, 2002, 2004, 2008). Resultados preliminares apontam para o fato de que, embora os professores demonstrem conhecer a importância do trabalho com a oralidade, os gêneros escritos predominam, ainda, no ensino de língua na sala de aula.
id UECE-3_3771e60a83f76fa1da75ea17b48656af
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1810
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling GÊNERO TEXTUAL DEBATE E ENSINO:: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICASGênero textual debateEnsino de gênerosConcepções pedagógicasO conceito de gênero textual carece de uma compreensão mais ampla a fim de que ele possa englobar efetivamente as mudanças conceituais nos campos em que é estudado. No escopo deste artigo, faremos análise dos gêneros da oralidade, especialmente do debate, nas práticas pedagógicas da educação básica. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, entrevistas com professores do 9º ano de uma escola pública estadual do Recife foram realizadas. Os pressupostos teóricos são, principalmente, o conceito de gêneros textuais de Bakhtin (1992), o interacionismo sociodiscursivo, de Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2004) e os estudos de letramento desenvolvidos por Marcuschi (2001, 2002, 2004, 2008). Resultados preliminares apontam para o fato de que, embora os professores demonstrem conhecer a importância do trabalho com a oralidade, os gêneros escritos predominam, ainda, no ensino de língua na sala de aula.EdUECE2019-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1810Revista Linguagem em Foco; Vol. 5 No. 2 (2013): Linguagem em Foco; 43-54Revista Linguagem em Foco; v. 5 n. 2 (2013): Linguagem em Foco; 43-542674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1810/1556Copyright (c) 2019 José Batista de Barros, Adriana Letícia Torres da Rosahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarros, José Batista deRosa, Adriana Letícia Torres da2021-03-23T17:44:47Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1810Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:47Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO TEXTUAL DEBATE E ENSINO:: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
title GÊNERO TEXTUAL DEBATE E ENSINO:: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
spellingShingle GÊNERO TEXTUAL DEBATE E ENSINO:: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
Barros, José Batista de
Gênero textual debate
Ensino de gêneros
Concepções pedagógicas
title_short GÊNERO TEXTUAL DEBATE E ENSINO:: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
title_full GÊNERO TEXTUAL DEBATE E ENSINO:: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
title_fullStr GÊNERO TEXTUAL DEBATE E ENSINO:: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
title_full_unstemmed GÊNERO TEXTUAL DEBATE E ENSINO:: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
title_sort GÊNERO TEXTUAL DEBATE E ENSINO:: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
author Barros, José Batista de
author_facet Barros, José Batista de
Rosa, Adriana Letícia Torres da
author_role author
author2 Rosa, Adriana Letícia Torres da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, José Batista de
Rosa, Adriana Letícia Torres da
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero textual debate
Ensino de gêneros
Concepções pedagógicas
topic Gênero textual debate
Ensino de gêneros
Concepções pedagógicas
description O conceito de gênero textual carece de uma compreensão mais ampla a fim de que ele possa englobar efetivamente as mudanças conceituais nos campos em que é estudado. No escopo deste artigo, faremos análise dos gêneros da oralidade, especialmente do debate, nas práticas pedagógicas da educação básica. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, entrevistas com professores do 9º ano de uma escola pública estadual do Recife foram realizadas. Os pressupostos teóricos são, principalmente, o conceito de gêneros textuais de Bakhtin (1992), o interacionismo sociodiscursivo, de Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2004) e os estudos de letramento desenvolvidos por Marcuschi (2001, 2002, 2004, 2008). Resultados preliminares apontam para o fato de que, embora os professores demonstrem conhecer a importância do trabalho com a oralidade, os gêneros escritos predominam, ainda, no ensino de língua na sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1810
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1810/1556
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 José Batista de Barros, Adriana Letícia Torres da Rosa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 José Batista de Barros, Adriana Letícia Torres da Rosa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 5 No. 2 (2013): Linguagem em Foco; 43-54
Revista Linguagem em Foco; v. 5 n. 2 (2013): Linguagem em Foco; 43-54
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068887549804544