OS GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA COM FINS ESPECÍFICOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM CURSO DE ESPANHOL PARA TURISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Leandro Silveira de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Araujo, Natalia Aparecida Bisio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1576
Resumo: O presente trabalho visa apresentar o processo de composição de um curso introdutório de espanhol para fins de turismo, descrevendo os pressupostos teóricos por detrás de sua produção, além de mostrar como esse curso contribui para o ensino de língua estrangeira com fins específicos (LEFE). Desse modo, discutiremos a contribuição do estudo dos gêneros do discurso para o ensino de LEFE e, mais especificamente, como os processos de ‘observação’ e ‘experimento’ podem auxiliar o aluno a aprender espanhol voltado às situações vivenciadas em viagens. Finalmente, destacamos que a abordagem dos gêneros discursivos permite, entre outros, o estudo de aspectos culturais e linguísticos.
id UECE-3_42ee29ed096584849ed9ad05da66e5c9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1576
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling OS GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA COM FINS ESPECÍFICOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM CURSO DE ESPANHOL PARA TURISMOLíngua Estrangeira com Fins EspecíficosTurismoGêneros do discursoLíngua EspanholaO presente trabalho visa apresentar o processo de composição de um curso introdutório de espanhol para fins de turismo, descrevendo os pressupostos teóricos por detrás de sua produção, além de mostrar como esse curso contribui para o ensino de língua estrangeira com fins específicos (LEFE). Desse modo, discutiremos a contribuição do estudo dos gêneros do discurso para o ensino de LEFE e, mais especificamente, como os processos de ‘observação’ e ‘experimento’ podem auxiliar o aluno a aprender espanhol voltado às situações vivenciadas em viagens. Finalmente, destacamos que a abordagem dos gêneros discursivos permite, entre outros, o estudo de aspectos culturais e linguísticos.EdUECE2019-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1576Revista Linguagem em Foco; Vol. 9 No. 2 (2017): Linguagem em Foco; 47-60Revista Linguagem em Foco; v. 9 n. 2 (2017): Linguagem em Foco; 47-602674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1576/1340Copyright (c) 2019 Leandro Silveira de Araujo, ILEEL/UFU, Natalia Aparecida Bisio de Araujo, UNESP/Araraquarahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Leandro Silveira deAraujo, Natalia Aparecida Bisio de2021-03-23T17:44:43Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1576Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:43Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv OS GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA COM FINS ESPECÍFICOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM CURSO DE ESPANHOL PARA TURISMO
title OS GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA COM FINS ESPECÍFICOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM CURSO DE ESPANHOL PARA TURISMO
spellingShingle OS GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA COM FINS ESPECÍFICOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM CURSO DE ESPANHOL PARA TURISMO
Araujo, Leandro Silveira de
Língua Estrangeira com Fins Específicos
Turismo
Gêneros do discurso
Língua Espanhola
title_short OS GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA COM FINS ESPECÍFICOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM CURSO DE ESPANHOL PARA TURISMO
title_full OS GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA COM FINS ESPECÍFICOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM CURSO DE ESPANHOL PARA TURISMO
title_fullStr OS GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA COM FINS ESPECÍFICOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM CURSO DE ESPANHOL PARA TURISMO
title_full_unstemmed OS GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA COM FINS ESPECÍFICOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM CURSO DE ESPANHOL PARA TURISMO
title_sort OS GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA COM FINS ESPECÍFICOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM CURSO DE ESPANHOL PARA TURISMO
author Araujo, Leandro Silveira de
author_facet Araujo, Leandro Silveira de
Araujo, Natalia Aparecida Bisio de
author_role author
author2 Araujo, Natalia Aparecida Bisio de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Leandro Silveira de
Araujo, Natalia Aparecida Bisio de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Estrangeira com Fins Específicos
Turismo
Gêneros do discurso
Língua Espanhola
topic Língua Estrangeira com Fins Específicos
Turismo
Gêneros do discurso
Língua Espanhola
description O presente trabalho visa apresentar o processo de composição de um curso introdutório de espanhol para fins de turismo, descrevendo os pressupostos teóricos por detrás de sua produção, além de mostrar como esse curso contribui para o ensino de língua estrangeira com fins específicos (LEFE). Desse modo, discutiremos a contribuição do estudo dos gêneros do discurso para o ensino de LEFE e, mais especificamente, como os processos de ‘observação’ e ‘experimento’ podem auxiliar o aluno a aprender espanhol voltado às situações vivenciadas em viagens. Finalmente, destacamos que a abordagem dos gêneros discursivos permite, entre outros, o estudo de aspectos culturais e linguísticos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1576
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1576/1340
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 9 No. 2 (2017): Linguagem em Foco; 47-60
Revista Linguagem em Foco; v. 9 n. 2 (2017): Linguagem em Foco; 47-60
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068887470112768