Da utopia da participação global na Web 2.0 às fake news nas redes sociais: Uma discussão epistemológica para uma educação crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Petrilson
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
DOI: 10.46230/2674-8266-14-9347
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/9347
Resumo: This article aims to provide an epistemological discussion on fake news, by understanding it not only as false news, but, more widely, as false information arising from deliberate actions of disinformation, driven by economic, political, ideological, social and political interests, disseminated in print, television, radio and digital media (online), especially in social networks on the Internet. In order to do so, I discuss the idea of ​​participation on the internet, based on the concept of Web 2.0, by placing it in the light of the concept of multisynopticon. Then, I show how sociotechnical elements of the Internet social networks, when involving human and non-human agents, are more complex than traditional mass media, and how this contributes to the production and proliferation of fake news. Finally, I presente some comments about what I understand as critical education to deal with fake news in the current context, thus seeking to display some alternatives that might be feasible and make us “hope” for the future.
id UECE-3_9dbb94a5d242f0537cb4dcb2f451105d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/9347
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
spelling Da utopia da participação global na Web 2.0 às fake news nas redes sociais: Uma discussão epistemológica para uma educação crítica Web 2.0Fake newsRedes sociaisEducação críticaThis article aims to provide an epistemological discussion on fake news, by understanding it not only as false news, but, more widely, as false information arising from deliberate actions of disinformation, driven by economic, political, ideological, social and political interests, disseminated in print, television, radio and digital media (online), especially in social networks on the Internet. In order to do so, I discuss the idea of ​​participation on the internet, based on the concept of Web 2.0, by placing it in the light of the concept of multisynopticon. Then, I show how sociotechnical elements of the Internet social networks, when involving human and non-human agents, are more complex than traditional mass media, and how this contributes to the production and proliferation of fake news. Finally, I presente some comments about what I understand as critical education to deal with fake news in the current context, thus seeking to display some alternatives that might be feasible and make us “hope” for the future.O objetivo deste artigo é fornecer uma discussão epistemológica sobre as fake news, entendendo-as não apenas como notícias falsas, mas, de uma forma mais ampla, como informações falsas provenientes de ações deliberadas de desinformação, movidas por interesses econômicos, políticos, ideológicos e sociais, divulgadas em mídias impressas, televisivas, radiofônicas e digitais (online), mormente em redes sociais da internet. Para tanto, discuto a ideia de participação na internet, tomando como base o conceito de Web 2.0, situando-o à luz do conceito de multissinóptico. Em seguida, mostro como elementos de natureza sociotécnica das redes sociais da internet, ao envolverem agentes humanos e não humanos, são mais complexos do que os meios tradicionais de comunicação de massa, e como isso contribui para a produção e proliferação de fake news. Por fim, teço algumas considerações sobre o que entendo como educação crítica para lidar com as fake news no contexto atual, buscando, assim, apresentar algumas alternativas que sejam factíveis e possam nos fazer “esperançar” o futuro.EdUECE2022-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/934710.46230/2674-8266-14-9347Revista Linguagem em Foco; Vol. 14 No. 2 (2022): (Des)ordem informacional nas redes sociais: do discurso de ódio à liberdade de expressão; 9-28Revista Linguagem em Foco; v. 14 n. 2 (2022): (Des)ordem informacional nas redes sociais: do discurso de ódio à liberdade de expressão; 9-282674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/9347/8006https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/9347/8007Copyright (c) 2022 Petrilson Pinheirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Petrilson2022-12-07T10:13:49Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/9347Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2022-12-07T10:13:49Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Da utopia da participação global na Web 2.0 às fake news nas redes sociais: Uma discussão epistemológica para uma educação crítica
title Da utopia da participação global na Web 2.0 às fake news nas redes sociais: Uma discussão epistemológica para uma educação crítica
spellingShingle Da utopia da participação global na Web 2.0 às fake news nas redes sociais: Uma discussão epistemológica para uma educação crítica
Da utopia da participação global na Web 2.0 às fake news nas redes sociais: Uma discussão epistemológica para uma educação crítica
Pinheiro, Petrilson
Web 2.0
Fake news
Redes sociais
Educação crítica
Pinheiro, Petrilson
Web 2.0
Fake news
Redes sociais
Educação crítica
title_short Da utopia da participação global na Web 2.0 às fake news nas redes sociais: Uma discussão epistemológica para uma educação crítica
title_full Da utopia da participação global na Web 2.0 às fake news nas redes sociais: Uma discussão epistemológica para uma educação crítica
title_fullStr Da utopia da participação global na Web 2.0 às fake news nas redes sociais: Uma discussão epistemológica para uma educação crítica
Da utopia da participação global na Web 2.0 às fake news nas redes sociais: Uma discussão epistemológica para uma educação crítica
title_full_unstemmed Da utopia da participação global na Web 2.0 às fake news nas redes sociais: Uma discussão epistemológica para uma educação crítica
Da utopia da participação global na Web 2.0 às fake news nas redes sociais: Uma discussão epistemológica para uma educação crítica
title_sort Da utopia da participação global na Web 2.0 às fake news nas redes sociais: Uma discussão epistemológica para uma educação crítica
author Pinheiro, Petrilson
author_facet Pinheiro, Petrilson
Pinheiro, Petrilson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Petrilson
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0
Fake news
Redes sociais
Educação crítica
topic Web 2.0
Fake news
Redes sociais
Educação crítica
description This article aims to provide an epistemological discussion on fake news, by understanding it not only as false news, but, more widely, as false information arising from deliberate actions of disinformation, driven by economic, political, ideological, social and political interests, disseminated in print, television, radio and digital media (online), especially in social networks on the Internet. In order to do so, I discuss the idea of ​​participation on the internet, based on the concept of Web 2.0, by placing it in the light of the concept of multisynopticon. Then, I show how sociotechnical elements of the Internet social networks, when involving human and non-human agents, are more complex than traditional mass media, and how this contributes to the production and proliferation of fake news. Finally, I presente some comments about what I understand as critical education to deal with fake news in the current context, thus seeking to display some alternatives that might be feasible and make us “hope” for the future.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/9347
10.46230/2674-8266-14-9347
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/9347
identifier_str_mv 10.46230/2674-8266-14-9347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/9347/8006
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/9347/8007
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Petrilson Pinheiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Petrilson Pinheiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 14 No. 2 (2022): (Des)ordem informacional nas redes sociais: do discurso de ódio à liberdade de expressão; 9-28
Revista Linguagem em Foco; v. 14 n. 2 (2022): (Des)ordem informacional nas redes sociais: do discurso de ódio à liberdade de expressão; 9-28
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1822180355980918784
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.46230/2674-8266-14-9347