DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Maria Edleuza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mendes, José Ernandi, de Brito, Lúcia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1910
Resumo: O presente artigo aborda a formação identitária de estudantes e professores(as) negros(as) no âmbito dos processos formativos na escola básica. Trata-se de um estudo realizado em uma escola pública estadual de educação básica, no município de Limoeiro do Norte-Ceará. O diálogo com os campos da Sociologia, da Linguística Aplicada, da Antropologia e da Educação nos forneceu fundamentos conceituais e metodológicos para analisarmos como a escola dialoga com a diversidade cultural, em especial a cultura negra, e sua importância na formação da identidade negra. Os discursos elaborados pelos estudantes e pelos(as) professoras(es) negras(os) sobre suas experiências e a relação com a pratica pedagógica da escola apresentam dados extensivos a uma realidade educacional mais ampla, comum às populações pobres e negras. As narrativas revelam significados que indicam como o termo “preconceito de cor” traduz o preconceito racial e social construído contra a população negra, que, associada genericamente à condição de inferioridade, é segregada pelos costumes e pela cultura. A escola como instituição é responsável por reproduzir valores e ideologias hegemônicas. Contraditoriamente, é na apropriação dos conhecimentos veiculados na escola que se fortalece a resistência e a luta consciente pelo ensino da cultura africana, um desafio para educadores(as) e sujeitos sociais empenhados na luta pelo fim dos preconceitos raciais e na construção da emancipação social.
id UECE-3_b196feb234e2922f83d2d4d4b9da1145
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1910
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLADiscursoIdentidade negraEscolaO presente artigo aborda a formação identitária de estudantes e professores(as) negros(as) no âmbito dos processos formativos na escola básica. Trata-se de um estudo realizado em uma escola pública estadual de educação básica, no município de Limoeiro do Norte-Ceará. O diálogo com os campos da Sociologia, da Linguística Aplicada, da Antropologia e da Educação nos forneceu fundamentos conceituais e metodológicos para analisarmos como a escola dialoga com a diversidade cultural, em especial a cultura negra, e sua importância na formação da identidade negra. Os discursos elaborados pelos estudantes e pelos(as) professoras(es) negras(os) sobre suas experiências e a relação com a pratica pedagógica da escola apresentam dados extensivos a uma realidade educacional mais ampla, comum às populações pobres e negras. As narrativas revelam significados que indicam como o termo “preconceito de cor” traduz o preconceito racial e social construído contra a população negra, que, associada genericamente à condição de inferioridade, é segregada pelos costumes e pela cultura. A escola como instituição é responsável por reproduzir valores e ideologias hegemônicas. Contraditoriamente, é na apropriação dos conhecimentos veiculados na escola que se fortalece a resistência e a luta consciente pelo ensino da cultura africana, um desafio para educadores(as) e sujeitos sociais empenhados na luta pelo fim dos preconceitos raciais e na construção da emancipação social.EdUECE2019-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1910Revista Linguagem em Foco; Vol. 8 No. 2 (2016): Linguagem em Foco - Volume Temático: Linguagem e Raça: Diálogos Possíveis; 89 - 102Revista Linguagem em Foco; v. 8 n. 2 (2016): Linguagem em Foco - Volume Temático: Linguagem e Raça: Diálogos Possíveis; 89 - 1022674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1910/1699Copyright (c) 2019 Maria Edleuza Maia, José Ernandi Mendes, Lúcia Helena de Britohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Maria EdleuzaMendes, José Ernandide Brito, Lúcia Helena2021-03-23T17:44:52Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1910Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:52Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLA
title DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLA
spellingShingle DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLA
Maia, Maria Edleuza
Discurso
Identidade negra
Escola
title_short DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLA
title_full DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLA
title_fullStr DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLA
title_full_unstemmed DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLA
title_sort DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLA
author Maia, Maria Edleuza
author_facet Maia, Maria Edleuza
Mendes, José Ernandi
de Brito, Lúcia Helena
author_role author
author2 Mendes, José Ernandi
de Brito, Lúcia Helena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Maria Edleuza
Mendes, José Ernandi
de Brito, Lúcia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Identidade negra
Escola
topic Discurso
Identidade negra
Escola
description O presente artigo aborda a formação identitária de estudantes e professores(as) negros(as) no âmbito dos processos formativos na escola básica. Trata-se de um estudo realizado em uma escola pública estadual de educação básica, no município de Limoeiro do Norte-Ceará. O diálogo com os campos da Sociologia, da Linguística Aplicada, da Antropologia e da Educação nos forneceu fundamentos conceituais e metodológicos para analisarmos como a escola dialoga com a diversidade cultural, em especial a cultura negra, e sua importância na formação da identidade negra. Os discursos elaborados pelos estudantes e pelos(as) professoras(es) negras(os) sobre suas experiências e a relação com a pratica pedagógica da escola apresentam dados extensivos a uma realidade educacional mais ampla, comum às populações pobres e negras. As narrativas revelam significados que indicam como o termo “preconceito de cor” traduz o preconceito racial e social construído contra a população negra, que, associada genericamente à condição de inferioridade, é segregada pelos costumes e pela cultura. A escola como instituição é responsável por reproduzir valores e ideologias hegemônicas. Contraditoriamente, é na apropriação dos conhecimentos veiculados na escola que se fortalece a resistência e a luta consciente pelo ensino da cultura africana, um desafio para educadores(as) e sujeitos sociais empenhados na luta pelo fim dos preconceitos raciais e na construção da emancipação social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1910
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1910/1699
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Edleuza Maia, José Ernandi Mendes, Lúcia Helena de Brito
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Edleuza Maia, José Ernandi Mendes, Lúcia Helena de Brito
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 8 No. 2 (2016): Linguagem em Foco - Volume Temático: Linguagem e Raça: Diálogos Possíveis; 89 - 102
Revista Linguagem em Foco; v. 8 n. 2 (2016): Linguagem em Foco - Volume Temático: Linguagem e Raça: Diálogos Possíveis; 89 - 102
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068888122327040