DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1910 |
Resumo: | O presente artigo aborda a formação identitária de estudantes e professores(as) negros(as) no âmbito dos processos formativos na escola básica. Trata-se de um estudo realizado em uma escola pública estadual de educação básica, no município de Limoeiro do Norte-Ceará. O diálogo com os campos da Sociologia, da Linguística Aplicada, da Antropologia e da Educação nos forneceu fundamentos conceituais e metodológicos para analisarmos como a escola dialoga com a diversidade cultural, em especial a cultura negra, e sua importância na formação da identidade negra. Os discursos elaborados pelos estudantes e pelos(as) professoras(es) negras(os) sobre suas experiências e a relação com a pratica pedagógica da escola apresentam dados extensivos a uma realidade educacional mais ampla, comum às populações pobres e negras. As narrativas revelam significados que indicam como o termo “preconceito de cor” traduz o preconceito racial e social construído contra a população negra, que, associada genericamente à condição de inferioridade, é segregada pelos costumes e pela cultura. A escola como instituição é responsável por reproduzir valores e ideologias hegemônicas. Contraditoriamente, é na apropriação dos conhecimentos veiculados na escola que se fortalece a resistência e a luta consciente pelo ensino da cultura africana, um desafio para educadores(as) e sujeitos sociais empenhados na luta pelo fim dos preconceitos raciais e na construção da emancipação social. |
id |
UECE-3_b196feb234e2922f83d2d4d4b9da1145 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/1910 |
network_acronym_str |
UECE-3 |
network_name_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLADiscursoIdentidade negraEscolaO presente artigo aborda a formação identitária de estudantes e professores(as) negros(as) no âmbito dos processos formativos na escola básica. Trata-se de um estudo realizado em uma escola pública estadual de educação básica, no município de Limoeiro do Norte-Ceará. O diálogo com os campos da Sociologia, da Linguística Aplicada, da Antropologia e da Educação nos forneceu fundamentos conceituais e metodológicos para analisarmos como a escola dialoga com a diversidade cultural, em especial a cultura negra, e sua importância na formação da identidade negra. Os discursos elaborados pelos estudantes e pelos(as) professoras(es) negras(os) sobre suas experiências e a relação com a pratica pedagógica da escola apresentam dados extensivos a uma realidade educacional mais ampla, comum às populações pobres e negras. As narrativas revelam significados que indicam como o termo “preconceito de cor” traduz o preconceito racial e social construído contra a população negra, que, associada genericamente à condição de inferioridade, é segregada pelos costumes e pela cultura. A escola como instituição é responsável por reproduzir valores e ideologias hegemônicas. Contraditoriamente, é na apropriação dos conhecimentos veiculados na escola que se fortalece a resistência e a luta consciente pelo ensino da cultura africana, um desafio para educadores(as) e sujeitos sociais empenhados na luta pelo fim dos preconceitos raciais e na construção da emancipação social.EdUECE2019-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1910Revista Linguagem em Foco; Vol. 8 No. 2 (2016): Linguagem em Foco - Volume Temático: Linguagem e Raça: Diálogos Possíveis; 89 - 102Revista Linguagem em Foco; v. 8 n. 2 (2016): Linguagem em Foco - Volume Temático: Linguagem e Raça: Diálogos Possíveis; 89 - 1022674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1910/1699Copyright (c) 2019 Maria Edleuza Maia, José Ernandi Mendes, Lúcia Helena de Britohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Maria EdleuzaMendes, José Ernandide Brito, Lúcia Helena2021-03-23T17:44:52Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1910Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:52Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLA |
title |
DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLA |
spellingShingle |
DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLA Maia, Maria Edleuza Discurso Identidade negra Escola |
title_short |
DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLA |
title_full |
DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLA |
title_fullStr |
DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLA |
title_sort |
DISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NA ESCOLA |
author |
Maia, Maria Edleuza |
author_facet |
Maia, Maria Edleuza Mendes, José Ernandi de Brito, Lúcia Helena |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, José Ernandi de Brito, Lúcia Helena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Maria Edleuza Mendes, José Ernandi de Brito, Lúcia Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Identidade negra Escola |
topic |
Discurso Identidade negra Escola |
description |
O presente artigo aborda a formação identitária de estudantes e professores(as) negros(as) no âmbito dos processos formativos na escola básica. Trata-se de um estudo realizado em uma escola pública estadual de educação básica, no município de Limoeiro do Norte-Ceará. O diálogo com os campos da Sociologia, da Linguística Aplicada, da Antropologia e da Educação nos forneceu fundamentos conceituais e metodológicos para analisarmos como a escola dialoga com a diversidade cultural, em especial a cultura negra, e sua importância na formação da identidade negra. Os discursos elaborados pelos estudantes e pelos(as) professoras(es) negras(os) sobre suas experiências e a relação com a pratica pedagógica da escola apresentam dados extensivos a uma realidade educacional mais ampla, comum às populações pobres e negras. As narrativas revelam significados que indicam como o termo “preconceito de cor” traduz o preconceito racial e social construído contra a população negra, que, associada genericamente à condição de inferioridade, é segregada pelos costumes e pela cultura. A escola como instituição é responsável por reproduzir valores e ideologias hegemônicas. Contraditoriamente, é na apropriação dos conhecimentos veiculados na escola que se fortalece a resistência e a luta consciente pelo ensino da cultura africana, um desafio para educadores(as) e sujeitos sociais empenhados na luta pelo fim dos preconceitos raciais e na construção da emancipação social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1910 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1910/1699 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Edleuza Maia, José Ernandi Mendes, Lúcia Helena de Brito https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Edleuza Maia, José Ernandi Mendes, Lúcia Helena de Brito https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco; Vol. 8 No. 2 (2016): Linguagem em Foco - Volume Temático: Linguagem e Raça: Diálogos Possíveis; 89 - 102 Revista Linguagem em Foco; v. 8 n. 2 (2016): Linguagem em Foco - Volume Temático: Linguagem e Raça: Diálogos Possíveis; 89 - 102 2674-8266 2176-7955 reponame:Revista Linguagem em Foco (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
collection |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagememfoco@uece.br|| |
_version_ |
1797068888122327040 |