METÁFORAS CONCEPTUAIS EM GÊNEROS CONVENCIONAIS E EMERGENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa, Maria Margarete Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Oliveira, Flávia Cristina Candido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1841
Resumo: O uso de metáforas é visto por muitos como, apenas, um recurso estilístico encontrado nos gêneros literários, mas esse uso extrapola esses domínios, visto que aparecem em diversosgêneros da fala e da escrita. Por essa razão, este trabalho se propõe a fazer uma discussão, baseado na teoria de Lakoff; Johnson (1980), sobre Metáforas Conceptuais, e Fauconnier e Turner (2002) sobre a teoria de Integração Conceptual, demonstrando em outros gêneros escritos, como essas metáforas são construídas. Através da análise de um corpus de sete balõezinhos e dois poemas, observamos como se apresentam as metáforas conceptuais e a construção mental presente nelas. Ou seja, verificamos que em ambos os gêneros há uso de metáfora conceptual com o propósito de construir os sentidos do texto.
id UECE-3_df8f934a3938aeaf8645b7868a25e4a7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1841
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling METÁFORAS CONCEPTUAIS EM GÊNEROS CONVENCIONAIS E EMERGENTESMetáfora conceptualIntegração conceptualGênero emergenteO uso de metáforas é visto por muitos como, apenas, um recurso estilístico encontrado nos gêneros literários, mas esse uso extrapola esses domínios, visto que aparecem em diversosgêneros da fala e da escrita. Por essa razão, este trabalho se propõe a fazer uma discussão, baseado na teoria de Lakoff; Johnson (1980), sobre Metáforas Conceptuais, e Fauconnier e Turner (2002) sobre a teoria de Integração Conceptual, demonstrando em outros gêneros escritos, como essas metáforas são construídas. Através da análise de um corpus de sete balõezinhos e dois poemas, observamos como se apresentam as metáforas conceptuais e a construção mental presente nelas. Ou seja, verificamos que em ambos os gêneros há uso de metáfora conceptual com o propósito de construir os sentidos do texto. EdUECE2019-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1841Revista Linguagem em Foco; Vol. 3 No. 4 (2011): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 115 - 126Revista Linguagem em Foco; v. 3 n. 4 (2011): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 115 - 1262674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1841/1679Copyright (c) 2019 Maria Margarete Fernandes de Sousa, Flávia Cristina Candido de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa, Maria Margarete Fernandesde Oliveira, Flávia Cristina Candido2021-03-23T17:44:49Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1841Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:49Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv METÁFORAS CONCEPTUAIS EM GÊNEROS CONVENCIONAIS E EMERGENTES
title METÁFORAS CONCEPTUAIS EM GÊNEROS CONVENCIONAIS E EMERGENTES
spellingShingle METÁFORAS CONCEPTUAIS EM GÊNEROS CONVENCIONAIS E EMERGENTES
de Sousa, Maria Margarete Fernandes
Metáfora conceptual
Integração conceptual
Gênero emergente
title_short METÁFORAS CONCEPTUAIS EM GÊNEROS CONVENCIONAIS E EMERGENTES
title_full METÁFORAS CONCEPTUAIS EM GÊNEROS CONVENCIONAIS E EMERGENTES
title_fullStr METÁFORAS CONCEPTUAIS EM GÊNEROS CONVENCIONAIS E EMERGENTES
title_full_unstemmed METÁFORAS CONCEPTUAIS EM GÊNEROS CONVENCIONAIS E EMERGENTES
title_sort METÁFORAS CONCEPTUAIS EM GÊNEROS CONVENCIONAIS E EMERGENTES
author de Sousa, Maria Margarete Fernandes
author_facet de Sousa, Maria Margarete Fernandes
de Oliveira, Flávia Cristina Candido
author_role author
author2 de Oliveira, Flávia Cristina Candido
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa, Maria Margarete Fernandes
de Oliveira, Flávia Cristina Candido
dc.subject.por.fl_str_mv Metáfora conceptual
Integração conceptual
Gênero emergente
topic Metáfora conceptual
Integração conceptual
Gênero emergente
description O uso de metáforas é visto por muitos como, apenas, um recurso estilístico encontrado nos gêneros literários, mas esse uso extrapola esses domínios, visto que aparecem em diversosgêneros da fala e da escrita. Por essa razão, este trabalho se propõe a fazer uma discussão, baseado na teoria de Lakoff; Johnson (1980), sobre Metáforas Conceptuais, e Fauconnier e Turner (2002) sobre a teoria de Integração Conceptual, demonstrando em outros gêneros escritos, como essas metáforas são construídas. Através da análise de um corpus de sete balõezinhos e dois poemas, observamos como se apresentam as metáforas conceptuais e a construção mental presente nelas. Ou seja, verificamos que em ambos os gêneros há uso de metáfora conceptual com o propósito de construir os sentidos do texto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1841
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1841/1679
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Margarete Fernandes de Sousa, Flávia Cristina Candido de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Margarete Fernandes de Sousa, Flávia Cristina Candido de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 3 No. 4 (2011): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 115 - 126
Revista Linguagem em Foco; v. 3 n. 4 (2011): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 115 - 126
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068888063606784