AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Andrade, Maria Helena
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Oliveira, Rannyelly Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2834
Resumo: O artigo “Amalie Emmy Noether: A presença matemática feminina na História da Matemática” discorre sobre um relato de experiência com um grupo de oito alunos realizado numa escola municipal de Fortaleza, Ceará no dia da Matemática. Tendo por intuito divulgar em sala de aula a participação da mulher matemática, no condizente ao estudo da biografia de Emmy Noether, enfatizando o trabalho não remunerado e seu empenho em desenvolver e expandir a Matemática. Para isso, foi necessário um percurso estruturado em seis etapas registrada através de observações, anotações, conversas e fotos. Na primeira etapa os aprendizes receberam os questionamentos para respondê-los seguida das instruções de funcionamento do grupo e um roteiro de pesquisa. Na segunda aconteceu um diálogo para efetuar alguns esclarecimentos. A terceira foi baseada numa discussão quanto a melhor forma de apresentação das descobertas aos demais estudantes, na qual optaram por quiz na plataforma kahoot e caça-palavras em folha de ofício, os quais foram apresentados à professora no encontro seguinte. Posteriormente, se encontram e treinaram a apresentação e no encontro seguinte finalizaram o trabalho com a aplicação das atividades escolhidas aos demais sujeitos. A pesquisa deu ensejo aos participantes de dividirem momentos de interação e aprendizagem, uma vez que foi explicitado nas indagações e pontuações oriundas das falas registradas. Como também, a visão em relacionar o aprendizado com a disciplina de História, havendo no percurso alguns instantes de desequilibrio com posterior construção do conhecimento. Coube aos outros educandos uma oportunidade ímpar de conhecer a biografia da renomeada matemática de forma interativa e salutar.
id UECE-4_0704693746e3720ec37d27495652390b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/2834
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICAEmmy Noether; mulher matemática; kahoot; quiz.O artigo “Amalie Emmy Noether: A presença matemática feminina na História da Matemática” discorre sobre um relato de experiência com um grupo de oito alunos realizado numa escola municipal de Fortaleza, Ceará no dia da Matemática. Tendo por intuito divulgar em sala de aula a participação da mulher matemática, no condizente ao estudo da biografia de Emmy Noether, enfatizando o trabalho não remunerado e seu empenho em desenvolver e expandir a Matemática. Para isso, foi necessário um percurso estruturado em seis etapas registrada através de observações, anotações, conversas e fotos. Na primeira etapa os aprendizes receberam os questionamentos para respondê-los seguida das instruções de funcionamento do grupo e um roteiro de pesquisa. Na segunda aconteceu um diálogo para efetuar alguns esclarecimentos. A terceira foi baseada numa discussão quanto a melhor forma de apresentação das descobertas aos demais estudantes, na qual optaram por quiz na plataforma kahoot e caça-palavras em folha de ofício, os quais foram apresentados à professora no encontro seguinte. Posteriormente, se encontram e treinaram a apresentação e no encontro seguinte finalizaram o trabalho com a aplicação das atividades escolhidas aos demais sujeitos. A pesquisa deu ensejo aos participantes de dividirem momentos de interação e aprendizagem, uma vez que foi explicitado nas indagações e pontuações oriundas das falas registradas. Como também, a visão em relacionar o aprendizado com a disciplina de História, havendo no percurso alguns instantes de desequilibrio com posterior construção do conhecimento. Coube aos outros educandos uma oportunidade ímpar de conhecer a biografia da renomeada matemática de forma interativa e salutar.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/283410.30938/bocehm.v7i20.2834Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 105-1162447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2834/3022Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Andrade, Maria Helenade Oliveira, Rannyelly Rodrigues2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2834Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:43.043820Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
spellingShingle AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
de Andrade, Maria Helena
Emmy Noether; mulher matemática; kahoot; quiz.
title_short AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_full AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_fullStr AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_full_unstemmed AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_sort AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
author de Andrade, Maria Helena
author_facet de Andrade, Maria Helena
de Oliveira, Rannyelly Rodrigues
author_role author
author2 de Oliveira, Rannyelly Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Andrade, Maria Helena
de Oliveira, Rannyelly Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Emmy Noether; mulher matemática; kahoot; quiz.
topic Emmy Noether; mulher matemática; kahoot; quiz.
description O artigo “Amalie Emmy Noether: A presença matemática feminina na História da Matemática” discorre sobre um relato de experiência com um grupo de oito alunos realizado numa escola municipal de Fortaleza, Ceará no dia da Matemática. Tendo por intuito divulgar em sala de aula a participação da mulher matemática, no condizente ao estudo da biografia de Emmy Noether, enfatizando o trabalho não remunerado e seu empenho em desenvolver e expandir a Matemática. Para isso, foi necessário um percurso estruturado em seis etapas registrada através de observações, anotações, conversas e fotos. Na primeira etapa os aprendizes receberam os questionamentos para respondê-los seguida das instruções de funcionamento do grupo e um roteiro de pesquisa. Na segunda aconteceu um diálogo para efetuar alguns esclarecimentos. A terceira foi baseada numa discussão quanto a melhor forma de apresentação das descobertas aos demais estudantes, na qual optaram por quiz na plataforma kahoot e caça-palavras em folha de ofício, os quais foram apresentados à professora no encontro seguinte. Posteriormente, se encontram e treinaram a apresentação e no encontro seguinte finalizaram o trabalho com a aplicação das atividades escolhidas aos demais sujeitos. A pesquisa deu ensejo aos participantes de dividirem momentos de interação e aprendizagem, uma vez que foi explicitado nas indagações e pontuações oriundas das falas registradas. Como também, a visão em relacionar o aprendizado com a disciplina de História, havendo no percurso alguns instantes de desequilibrio com posterior construção do conhecimento. Coube aos outros educandos uma oportunidade ímpar de conhecer a biografia da renomeada matemática de forma interativa e salutar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2834
10.30938/bocehm.v7i20.2834
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2834
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v7i20.2834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2834/3022
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 105-116
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997645824000