AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2834 |
Resumo: | O artigo “Amalie Emmy Noether: A presença matemática feminina na História da Matemática” discorre sobre um relato de experiência com um grupo de oito alunos realizado numa escola municipal de Fortaleza, Ceará no dia da Matemática. Tendo por intuito divulgar em sala de aula a participação da mulher matemática, no condizente ao estudo da biografia de Emmy Noether, enfatizando o trabalho não remunerado e seu empenho em desenvolver e expandir a Matemática. Para isso, foi necessário um percurso estruturado em seis etapas registrada através de observações, anotações, conversas e fotos. Na primeira etapa os aprendizes receberam os questionamentos para respondê-los seguida das instruções de funcionamento do grupo e um roteiro de pesquisa. Na segunda aconteceu um diálogo para efetuar alguns esclarecimentos. A terceira foi baseada numa discussão quanto a melhor forma de apresentação das descobertas aos demais estudantes, na qual optaram por quiz na plataforma kahoot e caça-palavras em folha de ofício, os quais foram apresentados à professora no encontro seguinte. Posteriormente, se encontram e treinaram a apresentação e no encontro seguinte finalizaram o trabalho com a aplicação das atividades escolhidas aos demais sujeitos. A pesquisa deu ensejo aos participantes de dividirem momentos de interação e aprendizagem, uma vez que foi explicitado nas indagações e pontuações oriundas das falas registradas. Como também, a visão em relacionar o aprendizado com a disciplina de História, havendo no percurso alguns instantes de desequilibrio com posterior construção do conhecimento. Coube aos outros educandos uma oportunidade ímpar de conhecer a biografia da renomeada matemática de forma interativa e salutar. |
id |
UECE-4_0704693746e3720ec37d27495652390b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/2834 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICAEmmy Noether; mulher matemática; kahoot; quiz.O artigo “Amalie Emmy Noether: A presença matemática feminina na História da Matemática” discorre sobre um relato de experiência com um grupo de oito alunos realizado numa escola municipal de Fortaleza, Ceará no dia da Matemática. Tendo por intuito divulgar em sala de aula a participação da mulher matemática, no condizente ao estudo da biografia de Emmy Noether, enfatizando o trabalho não remunerado e seu empenho em desenvolver e expandir a Matemática. Para isso, foi necessário um percurso estruturado em seis etapas registrada através de observações, anotações, conversas e fotos. Na primeira etapa os aprendizes receberam os questionamentos para respondê-los seguida das instruções de funcionamento do grupo e um roteiro de pesquisa. Na segunda aconteceu um diálogo para efetuar alguns esclarecimentos. A terceira foi baseada numa discussão quanto a melhor forma de apresentação das descobertas aos demais estudantes, na qual optaram por quiz na plataforma kahoot e caça-palavras em folha de ofício, os quais foram apresentados à professora no encontro seguinte. Posteriormente, se encontram e treinaram a apresentação e no encontro seguinte finalizaram o trabalho com a aplicação das atividades escolhidas aos demais sujeitos. A pesquisa deu ensejo aos participantes de dividirem momentos de interação e aprendizagem, uma vez que foi explicitado nas indagações e pontuações oriundas das falas registradas. Como também, a visão em relacionar o aprendizado com a disciplina de História, havendo no percurso alguns instantes de desequilibrio com posterior construção do conhecimento. Coube aos outros educandos uma oportunidade ímpar de conhecer a biografia da renomeada matemática de forma interativa e salutar.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/283410.30938/bocehm.v7i20.2834Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 105-1162447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2834/3022Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Andrade, Maria Helenade Oliveira, Rannyelly Rodrigues2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2834Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:43.043820Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
title |
AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
spellingShingle |
AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA de Andrade, Maria Helena Emmy Noether; mulher matemática; kahoot; quiz. |
title_short |
AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
title_full |
AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
title_fullStr |
AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
title_sort |
AMALIE EMMY NOETHER: A PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
author |
de Andrade, Maria Helena |
author_facet |
de Andrade, Maria Helena de Oliveira, Rannyelly Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Rannyelly Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Andrade, Maria Helena de Oliveira, Rannyelly Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emmy Noether; mulher matemática; kahoot; quiz. |
topic |
Emmy Noether; mulher matemática; kahoot; quiz. |
description |
O artigo “Amalie Emmy Noether: A presença matemática feminina na História da Matemática” discorre sobre um relato de experiência com um grupo de oito alunos realizado numa escola municipal de Fortaleza, Ceará no dia da Matemática. Tendo por intuito divulgar em sala de aula a participação da mulher matemática, no condizente ao estudo da biografia de Emmy Noether, enfatizando o trabalho não remunerado e seu empenho em desenvolver e expandir a Matemática. Para isso, foi necessário um percurso estruturado em seis etapas registrada através de observações, anotações, conversas e fotos. Na primeira etapa os aprendizes receberam os questionamentos para respondê-los seguida das instruções de funcionamento do grupo e um roteiro de pesquisa. Na segunda aconteceu um diálogo para efetuar alguns esclarecimentos. A terceira foi baseada numa discussão quanto a melhor forma de apresentação das descobertas aos demais estudantes, na qual optaram por quiz na plataforma kahoot e caça-palavras em folha de ofício, os quais foram apresentados à professora no encontro seguinte. Posteriormente, se encontram e treinaram a apresentação e no encontro seguinte finalizaram o trabalho com a aplicação das atividades escolhidas aos demais sujeitos. A pesquisa deu ensejo aos participantes de dividirem momentos de interação e aprendizagem, uma vez que foi explicitado nas indagações e pontuações oriundas das falas registradas. Como também, a visão em relacionar o aprendizado com a disciplina de História, havendo no percurso alguns instantes de desequilibrio com posterior construção do conhecimento. Coube aos outros educandos uma oportunidade ímpar de conhecer a biografia da renomeada matemática de forma interativa e salutar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2834 10.30938/bocehm.v7i20.2834 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2834 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v7i20.2834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2834/3022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 105-116 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997645824000 |