INVESTIGANDO A CONJUNÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Giselle Costa de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Costa, Allyson Emanuel Januário da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/37
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa qualitativa mediante um levantamento bibliográfico realizado em dois eventos internacionais, de Educação Matemática, a fim de identificar como se dá, ou se há, a conjunção entre a História da Matemática (HM) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através da catalogação dos trabalhos apresentados nestes eventos – VII Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, no ano de 2014, em Óbidos, Portugal, e o VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, em Pirenópolis, Estado de Goiás, Brasil – salientando como pesquisadores em Educação Matemática têm tratado esse tema. Consideramos que ocorre a conjunção proposta quando duas tendências em Educação Matemática, especialmente aqui tratamos do uso de História da Matemática apoiada por Tecnologias de Informação e Comunicação em prol do ensino de Matemática. A investigação desenvolvida nos possibilitou observar a importância de se continuar com esse levantamento e estudo, pois, embora haja constatações desta conjunção em alguns trabalhos, considera-se que uma ampliação deste estudo possa melhor delinear os parâmetros observados, dentre os quais destacamos: referencial; metodologia; tópicos de História da Matemática (tema histórico); recursos tecnológicos mais recorrentes; argumentos favoráveis para a conjunção (através de citações tiradas dos trabalhos encontrados) e ênfase educacional. Tendo em vista tais referenciais constatamos que o tema recorrente é Geometria com uso do recurso software Geogebra como mais frequente em pesquisas do tipo qualitativas, nem sempre com cunho educacional explícito. Essa pesquisa é vinculada ao projeto de pesquisa: Conexões Potenciais entre HM e TIC para o ensino de Matemática (PROPESQ/UFRN).  
id UECE-4_1a3ba74aa00b3a9cf7102e9ff0503734
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/37
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling INVESTIGANDO A CONJUNÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICALevantamento; Conjunção; História da Matemática; TIC.Este trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa qualitativa mediante um levantamento bibliográfico realizado em dois eventos internacionais, de Educação Matemática, a fim de identificar como se dá, ou se há, a conjunção entre a História da Matemática (HM) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através da catalogação dos trabalhos apresentados nestes eventos – VII Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, no ano de 2014, em Óbidos, Portugal, e o VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, em Pirenópolis, Estado de Goiás, Brasil – salientando como pesquisadores em Educação Matemática têm tratado esse tema. Consideramos que ocorre a conjunção proposta quando duas tendências em Educação Matemática, especialmente aqui tratamos do uso de História da Matemática apoiada por Tecnologias de Informação e Comunicação em prol do ensino de Matemática. A investigação desenvolvida nos possibilitou observar a importância de se continuar com esse levantamento e estudo, pois, embora haja constatações desta conjunção em alguns trabalhos, considera-se que uma ampliação deste estudo possa melhor delinear os parâmetros observados, dentre os quais destacamos: referencial; metodologia; tópicos de História da Matemática (tema histórico); recursos tecnológicos mais recorrentes; argumentos favoráveis para a conjunção (através de citações tiradas dos trabalhos encontrados) e ênfase educacional. Tendo em vista tais referenciais constatamos que o tema recorrente é Geometria com uso do recurso software Geogebra como mais frequente em pesquisas do tipo qualitativas, nem sempre com cunho educacional explícito. Essa pesquisa é vinculada ao projeto de pesquisa: Conexões Potenciais entre HM e TIC para o ensino de Matemática (PROPESQ/UFRN).  EdUECE2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3710.30938/bocehm.v4i11.37Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 11 (2017): Número Especial - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 6-212447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/37/54Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Giselle Costa deCosta, Allyson Emanuel Januário da2018-08-26T00:34:31Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/37Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:37.197512Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv INVESTIGANDO A CONJUNÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
title INVESTIGANDO A CONJUNÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
spellingShingle INVESTIGANDO A CONJUNÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Sousa, Giselle Costa de
Levantamento; Conjunção; História da Matemática; TIC.
title_short INVESTIGANDO A CONJUNÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
title_full INVESTIGANDO A CONJUNÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
title_fullStr INVESTIGANDO A CONJUNÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
title_full_unstemmed INVESTIGANDO A CONJUNÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
title_sort INVESTIGANDO A CONJUNÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
author Sousa, Giselle Costa de
author_facet Sousa, Giselle Costa de
Costa, Allyson Emanuel Januário da
author_role author
author2 Costa, Allyson Emanuel Januário da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Giselle Costa de
Costa, Allyson Emanuel Januário da
dc.subject.por.fl_str_mv Levantamento; Conjunção; História da Matemática; TIC.
topic Levantamento; Conjunção; História da Matemática; TIC.
description Este trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa qualitativa mediante um levantamento bibliográfico realizado em dois eventos internacionais, de Educação Matemática, a fim de identificar como se dá, ou se há, a conjunção entre a História da Matemática (HM) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através da catalogação dos trabalhos apresentados nestes eventos – VII Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, no ano de 2014, em Óbidos, Portugal, e o VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, em Pirenópolis, Estado de Goiás, Brasil – salientando como pesquisadores em Educação Matemática têm tratado esse tema. Consideramos que ocorre a conjunção proposta quando duas tendências em Educação Matemática, especialmente aqui tratamos do uso de História da Matemática apoiada por Tecnologias de Informação e Comunicação em prol do ensino de Matemática. A investigação desenvolvida nos possibilitou observar a importância de se continuar com esse levantamento e estudo, pois, embora haja constatações desta conjunção em alguns trabalhos, considera-se que uma ampliação deste estudo possa melhor delinear os parâmetros observados, dentre os quais destacamos: referencial; metodologia; tópicos de História da Matemática (tema histórico); recursos tecnológicos mais recorrentes; argumentos favoráveis para a conjunção (através de citações tiradas dos trabalhos encontrados) e ênfase educacional. Tendo em vista tais referenciais constatamos que o tema recorrente é Geometria com uso do recurso software Geogebra como mais frequente em pesquisas do tipo qualitativas, nem sempre com cunho educacional explícito. Essa pesquisa é vinculada ao projeto de pesquisa: Conexões Potenciais entre HM e TIC para o ensino de Matemática (PROPESQ/UFRN).  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/37
10.30938/bocehm.v4i11.37
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/37
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v4i11.37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/37/54
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 11 (2017): Número Especial - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 6-21
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997116293120