O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Alberto Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/909
Resumo: As dificuldades dos estudantes que apresentam problemas referentes à matemática podem representar um desafio sujeito à investigação tanto da psicologia quanto da educação. O ensino formal de matemática em sala de aula é um processo que leva o estudante a evidenciar as regras e peculiaridades do próprio conhecimento matemático, construído em aulas notadamente orientadas pela concepção acadêmica de matemática. Por outro lado, o uso de matemática como uma ferramenta cultural pode ser observado em várias situações cotidianas que incluem as habilidades de contar, quantificar e fazer estimativas, denominadas de “sentido de número”. Enfocando o papel da escola na constituição de sujeitos capazes de construir significados complexos, este trabalho objetivou analisar a relação entre sentido de número e educação matemática em sala de aula a partir da perspectiva teórica de Vigotski, segundo a qual a aprendizagem da matemática é analisada em termos de como os signos matemáticos são postos em uso por professores e alunos em circunstâncias práticas. A sociogênese vigotskiana é bastante enfatizada em estudos sobre o desenvolvimento de operações cognitivas ou sobre os cenários da educação circunscritos à aprendizagem escolar e torna-se especialmente oportuna diante das dimensões culturais e educativas dos contextos de emergência da Zona de Desenvolvimento Proximal – ZDP. Este ensaio teórico, apoiado em descrições e explanações sensíveis a aspectos fenomenológicos, como história e subjetividade, configurou-se como uma pesquisa qualitativa bibliográfica: qualitativa porque se debruçou sobre tema complexo, que ultrapassa as relações funcionais entre causa e efeito mensuradas matematicamente e ressalta a natureza simbólica da realidade (SEVERINO, 2007); e bibliográfica porque essencialmente corresponde a um levantamento de informações e contribuições já existentes, disponibilizadas por diversos autores em variadas publicações (GIL, 2009).
id UECE-4_1fb889802db834d1201bd64006d16d9a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/909
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMEROEscola; Aprendizagem; Matemática; Sociogênese, Sentido Numérico.As dificuldades dos estudantes que apresentam problemas referentes à matemática podem representar um desafio sujeito à investigação tanto da psicologia quanto da educação. O ensino formal de matemática em sala de aula é um processo que leva o estudante a evidenciar as regras e peculiaridades do próprio conhecimento matemático, construído em aulas notadamente orientadas pela concepção acadêmica de matemática. Por outro lado, o uso de matemática como uma ferramenta cultural pode ser observado em várias situações cotidianas que incluem as habilidades de contar, quantificar e fazer estimativas, denominadas de “sentido de número”. Enfocando o papel da escola na constituição de sujeitos capazes de construir significados complexos, este trabalho objetivou analisar a relação entre sentido de número e educação matemática em sala de aula a partir da perspectiva teórica de Vigotski, segundo a qual a aprendizagem da matemática é analisada em termos de como os signos matemáticos são postos em uso por professores e alunos em circunstâncias práticas. A sociogênese vigotskiana é bastante enfatizada em estudos sobre o desenvolvimento de operações cognitivas ou sobre os cenários da educação circunscritos à aprendizagem escolar e torna-se especialmente oportuna diante das dimensões culturais e educativas dos contextos de emergência da Zona de Desenvolvimento Proximal – ZDP. Este ensaio teórico, apoiado em descrições e explanações sensíveis a aspectos fenomenológicos, como história e subjetividade, configurou-se como uma pesquisa qualitativa bibliográfica: qualitativa porque se debruçou sobre tema complexo, que ultrapassa as relações funcionais entre causa e efeito mensuradas matematicamente e ressalta a natureza simbólica da realidade (SEVERINO, 2007); e bibliográfica porque essencialmente corresponde a um levantamento de informações e contribuições já existentes, disponibilizadas por diversos autores em variadas publicações (GIL, 2009).EdUECE2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/90910.30938/bocehm.v6i16.909Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 6 n. 16 (2019): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 6 - 162447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/909/1150Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Alberto Santos2020-09-15T15:13:40Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/909Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:41.068272Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO
title O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO
spellingShingle O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO
Arruda, Alberto Santos
Escola; Aprendizagem; Matemática; Sociogênese, Sentido Numérico.
title_short O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO
title_full O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO
title_fullStr O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO
title_full_unstemmed O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO
title_sort O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO
author Arruda, Alberto Santos
author_facet Arruda, Alberto Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Alberto Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Escola; Aprendizagem; Matemática; Sociogênese, Sentido Numérico.
topic Escola; Aprendizagem; Matemática; Sociogênese, Sentido Numérico.
description As dificuldades dos estudantes que apresentam problemas referentes à matemática podem representar um desafio sujeito à investigação tanto da psicologia quanto da educação. O ensino formal de matemática em sala de aula é um processo que leva o estudante a evidenciar as regras e peculiaridades do próprio conhecimento matemático, construído em aulas notadamente orientadas pela concepção acadêmica de matemática. Por outro lado, o uso de matemática como uma ferramenta cultural pode ser observado em várias situações cotidianas que incluem as habilidades de contar, quantificar e fazer estimativas, denominadas de “sentido de número”. Enfocando o papel da escola na constituição de sujeitos capazes de construir significados complexos, este trabalho objetivou analisar a relação entre sentido de número e educação matemática em sala de aula a partir da perspectiva teórica de Vigotski, segundo a qual a aprendizagem da matemática é analisada em termos de como os signos matemáticos são postos em uso por professores e alunos em circunstâncias práticas. A sociogênese vigotskiana é bastante enfatizada em estudos sobre o desenvolvimento de operações cognitivas ou sobre os cenários da educação circunscritos à aprendizagem escolar e torna-se especialmente oportuna diante das dimensões culturais e educativas dos contextos de emergência da Zona de Desenvolvimento Proximal – ZDP. Este ensaio teórico, apoiado em descrições e explanações sensíveis a aspectos fenomenológicos, como história e subjetividade, configurou-se como uma pesquisa qualitativa bibliográfica: qualitativa porque se debruçou sobre tema complexo, que ultrapassa as relações funcionais entre causa e efeito mensuradas matematicamente e ressalta a natureza simbólica da realidade (SEVERINO, 2007); e bibliográfica porque essencialmente corresponde a um levantamento de informações e contribuições já existentes, disponibilizadas por diversos autores em variadas publicações (GIL, 2009).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/909
10.30938/bocehm.v6i16.909
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/909
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v6i16.909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/909/1150
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 6 n. 16 (2019): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 6 - 16
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997570326528