O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/909 |
Resumo: | As dificuldades dos estudantes que apresentam problemas referentes à matemática podem representar um desafio sujeito à investigação tanto da psicologia quanto da educação. O ensino formal de matemática em sala de aula é um processo que leva o estudante a evidenciar as regras e peculiaridades do próprio conhecimento matemático, construído em aulas notadamente orientadas pela concepção acadêmica de matemática. Por outro lado, o uso de matemática como uma ferramenta cultural pode ser observado em várias situações cotidianas que incluem as habilidades de contar, quantificar e fazer estimativas, denominadas de “sentido de número”. Enfocando o papel da escola na constituição de sujeitos capazes de construir significados complexos, este trabalho objetivou analisar a relação entre sentido de número e educação matemática em sala de aula a partir da perspectiva teórica de Vigotski, segundo a qual a aprendizagem da matemática é analisada em termos de como os signos matemáticos são postos em uso por professores e alunos em circunstâncias práticas. A sociogênese vigotskiana é bastante enfatizada em estudos sobre o desenvolvimento de operações cognitivas ou sobre os cenários da educação circunscritos à aprendizagem escolar e torna-se especialmente oportuna diante das dimensões culturais e educativas dos contextos de emergência da Zona de Desenvolvimento Proximal – ZDP. Este ensaio teórico, apoiado em descrições e explanações sensíveis a aspectos fenomenológicos, como história e subjetividade, configurou-se como uma pesquisa qualitativa bibliográfica: qualitativa porque se debruçou sobre tema complexo, que ultrapassa as relações funcionais entre causa e efeito mensuradas matematicamente e ressalta a natureza simbólica da realidade (SEVERINO, 2007); e bibliográfica porque essencialmente corresponde a um levantamento de informações e contribuições já existentes, disponibilizadas por diversos autores em variadas publicações (GIL, 2009). |
id |
UECE-4_1fb889802db834d1201bd64006d16d9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/909 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMEROEscola; Aprendizagem; Matemática; Sociogênese, Sentido Numérico.As dificuldades dos estudantes que apresentam problemas referentes à matemática podem representar um desafio sujeito à investigação tanto da psicologia quanto da educação. O ensino formal de matemática em sala de aula é um processo que leva o estudante a evidenciar as regras e peculiaridades do próprio conhecimento matemático, construído em aulas notadamente orientadas pela concepção acadêmica de matemática. Por outro lado, o uso de matemática como uma ferramenta cultural pode ser observado em várias situações cotidianas que incluem as habilidades de contar, quantificar e fazer estimativas, denominadas de “sentido de número”. Enfocando o papel da escola na constituição de sujeitos capazes de construir significados complexos, este trabalho objetivou analisar a relação entre sentido de número e educação matemática em sala de aula a partir da perspectiva teórica de Vigotski, segundo a qual a aprendizagem da matemática é analisada em termos de como os signos matemáticos são postos em uso por professores e alunos em circunstâncias práticas. A sociogênese vigotskiana é bastante enfatizada em estudos sobre o desenvolvimento de operações cognitivas ou sobre os cenários da educação circunscritos à aprendizagem escolar e torna-se especialmente oportuna diante das dimensões culturais e educativas dos contextos de emergência da Zona de Desenvolvimento Proximal – ZDP. Este ensaio teórico, apoiado em descrições e explanações sensíveis a aspectos fenomenológicos, como história e subjetividade, configurou-se como uma pesquisa qualitativa bibliográfica: qualitativa porque se debruçou sobre tema complexo, que ultrapassa as relações funcionais entre causa e efeito mensuradas matematicamente e ressalta a natureza simbólica da realidade (SEVERINO, 2007); e bibliográfica porque essencialmente corresponde a um levantamento de informações e contribuições já existentes, disponibilizadas por diversos autores em variadas publicações (GIL, 2009).EdUECE2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/90910.30938/bocehm.v6i16.909Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 6 n. 16 (2019): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 6 - 162447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/909/1150Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Alberto Santos2020-09-15T15:13:40Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/909Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:41.068272Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO |
title |
O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO |
spellingShingle |
O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO Arruda, Alberto Santos Escola; Aprendizagem; Matemática; Sociogênese, Sentido Numérico. |
title_short |
O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO |
title_full |
O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO |
title_fullStr |
O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO |
title_full_unstemmed |
O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO |
title_sort |
O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO |
author |
Arruda, Alberto Santos |
author_facet |
Arruda, Alberto Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arruda, Alberto Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola; Aprendizagem; Matemática; Sociogênese, Sentido Numérico. |
topic |
Escola; Aprendizagem; Matemática; Sociogênese, Sentido Numérico. |
description |
As dificuldades dos estudantes que apresentam problemas referentes à matemática podem representar um desafio sujeito à investigação tanto da psicologia quanto da educação. O ensino formal de matemática em sala de aula é um processo que leva o estudante a evidenciar as regras e peculiaridades do próprio conhecimento matemático, construído em aulas notadamente orientadas pela concepção acadêmica de matemática. Por outro lado, o uso de matemática como uma ferramenta cultural pode ser observado em várias situações cotidianas que incluem as habilidades de contar, quantificar e fazer estimativas, denominadas de “sentido de número”. Enfocando o papel da escola na constituição de sujeitos capazes de construir significados complexos, este trabalho objetivou analisar a relação entre sentido de número e educação matemática em sala de aula a partir da perspectiva teórica de Vigotski, segundo a qual a aprendizagem da matemática é analisada em termos de como os signos matemáticos são postos em uso por professores e alunos em circunstâncias práticas. A sociogênese vigotskiana é bastante enfatizada em estudos sobre o desenvolvimento de operações cognitivas ou sobre os cenários da educação circunscritos à aprendizagem escolar e torna-se especialmente oportuna diante das dimensões culturais e educativas dos contextos de emergência da Zona de Desenvolvimento Proximal – ZDP. Este ensaio teórico, apoiado em descrições e explanações sensíveis a aspectos fenomenológicos, como história e subjetividade, configurou-se como uma pesquisa qualitativa bibliográfica: qualitativa porque se debruçou sobre tema complexo, que ultrapassa as relações funcionais entre causa e efeito mensuradas matematicamente e ressalta a natureza simbólica da realidade (SEVERINO, 2007); e bibliográfica porque essencialmente corresponde a um levantamento de informações e contribuições já existentes, disponibilizadas por diversos autores em variadas publicações (GIL, 2009). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/909 10.30938/bocehm.v6i16.909 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/909 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v6i16.909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/909/1150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 6 n. 16 (2019): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 6 - 16 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997570326528 |