Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Adriana Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Francisco Filipe Passos dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5524
Resumo: Na perspectiva do Novo Ensino Médio, o objetivo desta pesquisa foi analisar os Projetos Integradores da área de Matemática e suas Tecnologias, aprovados pelo PNLD 2021, relativamente a três aspectos: temas integradores, competências e habilidades. Os temas integradores que compõem as obras são: STEAM, Protagonismo juvenil, Midiaeducação e Mediação de conflitos. Como aporte teórico, foram utilizados documentos e leis que fundamentam a mudança nessa etapa de ensino, assim como se recorreu a teóricos que dissertam sobre aprendizagem baseada em projetos. A pesquisa foi de caráter qualitativo, por meio de procura bibliográfica, na qual foram examinadas sete obras da área de Matemática. A análise dos dados, centrada na Análise de Conteúdo (BARDIM, 2011), aponta como principal resultado o fato de que as obras estão em consonância com os temas integradores. Verificou-se, ainda, que a competência específica 5 foi pouco explorada e algumas habilidades não foram contempladas nos projetos. Conclui-se que, para a efetivação do uso desses materiais, impõem-se formação constante, planejamento e diálogo com a comunidade escolar na aplicação dos Projetos Integradores.
id UECE-4_20496c332a2c5f295ed11f68634146e3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5524
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021Projetos IntegradoresTemas IntegradoresPNLD2021Na perspectiva do Novo Ensino Médio, o objetivo desta pesquisa foi analisar os Projetos Integradores da área de Matemática e suas Tecnologias, aprovados pelo PNLD 2021, relativamente a três aspectos: temas integradores, competências e habilidades. Os temas integradores que compõem as obras são: STEAM, Protagonismo juvenil, Midiaeducação e Mediação de conflitos. Como aporte teórico, foram utilizados documentos e leis que fundamentam a mudança nessa etapa de ensino, assim como se recorreu a teóricos que dissertam sobre aprendizagem baseada em projetos. A pesquisa foi de caráter qualitativo, por meio de procura bibliográfica, na qual foram examinadas sete obras da área de Matemática. A análise dos dados, centrada na Análise de Conteúdo (BARDIM, 2011), aponta como principal resultado o fato de que as obras estão em consonância com os temas integradores. Verificou-se, ainda, que a competência específica 5 foi pouco explorada e algumas habilidades não foram contempladas nos projetos. Conclui-se que, para a efetivação do uso desses materiais, impõem-se formação constante, planejamento e diálogo com a comunidade escolar na aplicação dos Projetos Integradores.EdUECE2021-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/552410.30938/bocehm.v8i24.5524Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 24 (2021): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Set/Dez; 119-1352447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5524/6208Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Adriana FerreiraSantos, Francisco Filipe Passos dos2021-12-09T21:46:32Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5524Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:51.090408Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021
title Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021
spellingShingle Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021
Mendonça, Adriana Ferreira
Projetos Integradores
Temas Integradores
PNLD2021
title_short Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021
title_full Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021
title_fullStr Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021
title_full_unstemmed Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021
title_sort Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021
author Mendonça, Adriana Ferreira
author_facet Mendonça, Adriana Ferreira
Santos, Francisco Filipe Passos dos
author_role author
author2 Santos, Francisco Filipe Passos dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Adriana Ferreira
Santos, Francisco Filipe Passos dos
dc.subject.por.fl_str_mv Projetos Integradores
Temas Integradores
PNLD2021
topic Projetos Integradores
Temas Integradores
PNLD2021
description Na perspectiva do Novo Ensino Médio, o objetivo desta pesquisa foi analisar os Projetos Integradores da área de Matemática e suas Tecnologias, aprovados pelo PNLD 2021, relativamente a três aspectos: temas integradores, competências e habilidades. Os temas integradores que compõem as obras são: STEAM, Protagonismo juvenil, Midiaeducação e Mediação de conflitos. Como aporte teórico, foram utilizados documentos e leis que fundamentam a mudança nessa etapa de ensino, assim como se recorreu a teóricos que dissertam sobre aprendizagem baseada em projetos. A pesquisa foi de caráter qualitativo, por meio de procura bibliográfica, na qual foram examinadas sete obras da área de Matemática. A análise dos dados, centrada na Análise de Conteúdo (BARDIM, 2011), aponta como principal resultado o fato de que as obras estão em consonância com os temas integradores. Verificou-se, ainda, que a competência específica 5 foi pouco explorada e algumas habilidades não foram contempladas nos projetos. Conclui-se que, para a efetivação do uso desses materiais, impõem-se formação constante, planejamento e diálogo com a comunidade escolar na aplicação dos Projetos Integradores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5524
10.30938/bocehm.v8i24.5524
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5524
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i24.5524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5524/6208
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 24 (2021): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Set/Dez; 119-135
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998391361536