Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5524 |
Resumo: | Na perspectiva do Novo Ensino Médio, o objetivo desta pesquisa foi analisar os Projetos Integradores da área de Matemática e suas Tecnologias, aprovados pelo PNLD 2021, relativamente a três aspectos: temas integradores, competências e habilidades. Os temas integradores que compõem as obras são: STEAM, Protagonismo juvenil, Midiaeducação e Mediação de conflitos. Como aporte teórico, foram utilizados documentos e leis que fundamentam a mudança nessa etapa de ensino, assim como se recorreu a teóricos que dissertam sobre aprendizagem baseada em projetos. A pesquisa foi de caráter qualitativo, por meio de procura bibliográfica, na qual foram examinadas sete obras da área de Matemática. A análise dos dados, centrada na Análise de Conteúdo (BARDIM, 2011), aponta como principal resultado o fato de que as obras estão em consonância com os temas integradores. Verificou-se, ainda, que a competência específica 5 foi pouco explorada e algumas habilidades não foram contempladas nos projetos. Conclui-se que, para a efetivação do uso desses materiais, impõem-se formação constante, planejamento e diálogo com a comunidade escolar na aplicação dos Projetos Integradores. |
id |
UECE-4_20496c332a2c5f295ed11f68634146e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/5524 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021Projetos IntegradoresTemas IntegradoresPNLD2021Na perspectiva do Novo Ensino Médio, o objetivo desta pesquisa foi analisar os Projetos Integradores da área de Matemática e suas Tecnologias, aprovados pelo PNLD 2021, relativamente a três aspectos: temas integradores, competências e habilidades. Os temas integradores que compõem as obras são: STEAM, Protagonismo juvenil, Midiaeducação e Mediação de conflitos. Como aporte teórico, foram utilizados documentos e leis que fundamentam a mudança nessa etapa de ensino, assim como se recorreu a teóricos que dissertam sobre aprendizagem baseada em projetos. A pesquisa foi de caráter qualitativo, por meio de procura bibliográfica, na qual foram examinadas sete obras da área de Matemática. A análise dos dados, centrada na Análise de Conteúdo (BARDIM, 2011), aponta como principal resultado o fato de que as obras estão em consonância com os temas integradores. Verificou-se, ainda, que a competência específica 5 foi pouco explorada e algumas habilidades não foram contempladas nos projetos. Conclui-se que, para a efetivação do uso desses materiais, impõem-se formação constante, planejamento e diálogo com a comunidade escolar na aplicação dos Projetos Integradores.EdUECE2021-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/552410.30938/bocehm.v8i24.5524Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 24 (2021): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Set/Dez; 119-1352447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5524/6208Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Adriana FerreiraSantos, Francisco Filipe Passos dos2021-12-09T21:46:32Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5524Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:51.090408Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021 |
title |
Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021 |
spellingShingle |
Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021 Mendonça, Adriana Ferreira Projetos Integradores Temas Integradores PNLD2021 |
title_short |
Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021 |
title_full |
Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021 |
title_fullStr |
Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021 |
title_full_unstemmed |
Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021 |
title_sort |
Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021 |
author |
Mendonça, Adriana Ferreira |
author_facet |
Mendonça, Adriana Ferreira Santos, Francisco Filipe Passos dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Francisco Filipe Passos dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Adriana Ferreira Santos, Francisco Filipe Passos dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projetos Integradores Temas Integradores PNLD2021 |
topic |
Projetos Integradores Temas Integradores PNLD2021 |
description |
Na perspectiva do Novo Ensino Médio, o objetivo desta pesquisa foi analisar os Projetos Integradores da área de Matemática e suas Tecnologias, aprovados pelo PNLD 2021, relativamente a três aspectos: temas integradores, competências e habilidades. Os temas integradores que compõem as obras são: STEAM, Protagonismo juvenil, Midiaeducação e Mediação de conflitos. Como aporte teórico, foram utilizados documentos e leis que fundamentam a mudança nessa etapa de ensino, assim como se recorreu a teóricos que dissertam sobre aprendizagem baseada em projetos. A pesquisa foi de caráter qualitativo, por meio de procura bibliográfica, na qual foram examinadas sete obras da área de Matemática. A análise dos dados, centrada na Análise de Conteúdo (BARDIM, 2011), aponta como principal resultado o fato de que as obras estão em consonância com os temas integradores. Verificou-se, ainda, que a competência específica 5 foi pouco explorada e algumas habilidades não foram contempladas nos projetos. Conclui-se que, para a efetivação do uso desses materiais, impõem-se formação constante, planejamento e diálogo com a comunidade escolar na aplicação dos Projetos Integradores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5524 10.30938/bocehm.v8i24.5524 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5524 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v8i24.5524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5524/6208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 24 (2021): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Set/Dez; 119-135 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998391361536 |