O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7357 |
Resumo: | O ensino de Geometria muitas vezes acontece fazendo uso apenas de elementos algébricos sem conexão com a realidade, no entanto essa abordagem não traz uma aprendizagem significativa dessa importante ciência. Portanto, cabe ao professor buscar novas estratégia a fim de proporcionar um ensino de qualidade dessa importante área da Matemática. Dito isso, esse trabalho objetiva analisar os impactos da Metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na construção de conceitos introdutórios acerca do cálculo da área de quadriláteros, visto que estudos vêm evidenciando os benefícios dessa metodologia nas aulas de matemática. Para isso foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa com 32 alunos do 7o ano de uma escola municipal localizada no município de Malta-PB. A execução dos procedimentos se deu via Google Meet seguindo os dez passos propostos pelo Grupo de Trabalhos e Estudos em Resolução de Problemas – GTERP. Pôde-se notar que o uso dessa metodologia proporcionou uma aprendizagem significativa de conceitos acerca da área de quadriláteros, além de promover a interação entre os estudantes e incentivar sua autonomia na construção do conhecimento matemático. |
id |
UECE-4_261b05d025aa0dca194d0770adc2c531 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/7357 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de ProblemasResolução de ProblemasCálculo de ÁreaGeômetraEstratégia MetodológicaEnsino de MatemáticaO ensino de Geometria muitas vezes acontece fazendo uso apenas de elementos algébricos sem conexão com a realidade, no entanto essa abordagem não traz uma aprendizagem significativa dessa importante ciência. Portanto, cabe ao professor buscar novas estratégia a fim de proporcionar um ensino de qualidade dessa importante área da Matemática. Dito isso, esse trabalho objetiva analisar os impactos da Metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na construção de conceitos introdutórios acerca do cálculo da área de quadriláteros, visto que estudos vêm evidenciando os benefícios dessa metodologia nas aulas de matemática. Para isso foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa com 32 alunos do 7o ano de uma escola municipal localizada no município de Malta-PB. A execução dos procedimentos se deu via Google Meet seguindo os dez passos propostos pelo Grupo de Trabalhos e Estudos em Resolução de Problemas – GTERP. Pôde-se notar que o uso dessa metodologia proporcionou uma aprendizagem significativa de conceitos acerca da área de quadriláteros, além de promover a interação entre os estudantes e incentivar sua autonomia na construção do conhecimento matemático.EdUECE2022-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/735710.30938/bocehm.v9i25.7357Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 25 (2022): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 61-782447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7357/6572Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Luan Paulino da2022-03-23T12:22:29Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/7357Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:51.410077Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas |
title |
O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas |
spellingShingle |
O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas Costa, Luan Paulino da Resolução de Problemas Cálculo de Área Geômetra Estratégia Metodológica Ensino de Matemática |
title_short |
O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas |
title_full |
O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas |
title_fullStr |
O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas |
title_full_unstemmed |
O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas |
title_sort |
O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas |
author |
Costa, Luan Paulino da |
author_facet |
Costa, Luan Paulino da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Luan Paulino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de Problemas Cálculo de Área Geômetra Estratégia Metodológica Ensino de Matemática |
topic |
Resolução de Problemas Cálculo de Área Geômetra Estratégia Metodológica Ensino de Matemática |
description |
O ensino de Geometria muitas vezes acontece fazendo uso apenas de elementos algébricos sem conexão com a realidade, no entanto essa abordagem não traz uma aprendizagem significativa dessa importante ciência. Portanto, cabe ao professor buscar novas estratégia a fim de proporcionar um ensino de qualidade dessa importante área da Matemática. Dito isso, esse trabalho objetiva analisar os impactos da Metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na construção de conceitos introdutórios acerca do cálculo da área de quadriláteros, visto que estudos vêm evidenciando os benefícios dessa metodologia nas aulas de matemática. Para isso foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa com 32 alunos do 7o ano de uma escola municipal localizada no município de Malta-PB. A execução dos procedimentos se deu via Google Meet seguindo os dez passos propostos pelo Grupo de Trabalhos e Estudos em Resolução de Problemas – GTERP. Pôde-se notar que o uso dessa metodologia proporcionou uma aprendizagem significativa de conceitos acerca da área de quadriláteros, além de promover a interação entre os estudantes e incentivar sua autonomia na construção do conhecimento matemático. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7357 10.30938/bocehm.v9i25.7357 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7357 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v9i25.7357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7357/6572 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 25 (2022): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 61-78 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998401847296 |