O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luan Paulino da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7357
Resumo: O ensino de Geometria muitas vezes acontece fazendo uso apenas de elementos algébricos sem conexão com a realidade, no entanto essa abordagem não traz uma aprendizagem significativa dessa importante ciência. Portanto, cabe ao professor buscar novas estratégia a fim de proporcionar um ensino de qualidade dessa importante área da Matemática. Dito isso, esse trabalho objetiva analisar os impactos da Metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na construção de conceitos introdutórios acerca do cálculo da área de quadriláteros, visto que estudos vêm evidenciando os benefícios dessa metodologia nas aulas de matemática. Para isso foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa com 32 alunos do 7o ano de uma escola municipal localizada no município de Malta-PB. A execução dos procedimentos se deu via Google Meet seguindo os dez passos propostos pelo Grupo de Trabalhos e Estudos em Resolução de Problemas – GTERP. Pôde-se notar que o uso dessa metodologia proporcionou uma aprendizagem significativa de conceitos acerca da área de quadriláteros, além de promover a interação entre os estudantes e incentivar sua autonomia na construção do conhecimento matemático.
id UECE-4_261b05d025aa0dca194d0770adc2c531
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/7357
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de ProblemasResolução de ProblemasCálculo de ÁreaGeômetraEstratégia MetodológicaEnsino de MatemáticaO ensino de Geometria muitas vezes acontece fazendo uso apenas de elementos algébricos sem conexão com a realidade, no entanto essa abordagem não traz uma aprendizagem significativa dessa importante ciência. Portanto, cabe ao professor buscar novas estratégia a fim de proporcionar um ensino de qualidade dessa importante área da Matemática. Dito isso, esse trabalho objetiva analisar os impactos da Metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na construção de conceitos introdutórios acerca do cálculo da área de quadriláteros, visto que estudos vêm evidenciando os benefícios dessa metodologia nas aulas de matemática. Para isso foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa com 32 alunos do 7o ano de uma escola municipal localizada no município de Malta-PB. A execução dos procedimentos se deu via Google Meet seguindo os dez passos propostos pelo Grupo de Trabalhos e Estudos em Resolução de Problemas – GTERP. Pôde-se notar que o uso dessa metodologia proporcionou uma aprendizagem significativa de conceitos acerca da área de quadriláteros, além de promover a interação entre os estudantes e incentivar sua autonomia na construção do conhecimento matemático.EdUECE2022-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/735710.30938/bocehm.v9i25.7357Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 25 (2022): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 61-782447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7357/6572Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Luan Paulino da2022-03-23T12:22:29Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/7357Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:51.410077Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas
title O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas
spellingShingle O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas
Costa, Luan Paulino da
Resolução de Problemas
Cálculo de Área
Geômetra
Estratégia Metodológica
Ensino de Matemática
title_short O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas
title_full O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas
title_fullStr O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas
title_full_unstemmed O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas
title_sort O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas
author Costa, Luan Paulino da
author_facet Costa, Luan Paulino da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luan Paulino da
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de Problemas
Cálculo de Área
Geômetra
Estratégia Metodológica
Ensino de Matemática
topic Resolução de Problemas
Cálculo de Área
Geômetra
Estratégia Metodológica
Ensino de Matemática
description O ensino de Geometria muitas vezes acontece fazendo uso apenas de elementos algébricos sem conexão com a realidade, no entanto essa abordagem não traz uma aprendizagem significativa dessa importante ciência. Portanto, cabe ao professor buscar novas estratégia a fim de proporcionar um ensino de qualidade dessa importante área da Matemática. Dito isso, esse trabalho objetiva analisar os impactos da Metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na construção de conceitos introdutórios acerca do cálculo da área de quadriláteros, visto que estudos vêm evidenciando os benefícios dessa metodologia nas aulas de matemática. Para isso foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa com 32 alunos do 7o ano de uma escola municipal localizada no município de Malta-PB. A execução dos procedimentos se deu via Google Meet seguindo os dez passos propostos pelo Grupo de Trabalhos e Estudos em Resolução de Problemas – GTERP. Pôde-se notar que o uso dessa metodologia proporcionou uma aprendizagem significativa de conceitos acerca da área de quadriláteros, além de promover a interação entre os estudantes e incentivar sua autonomia na construção do conhecimento matemático.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7357
10.30938/bocehm.v9i25.7357
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7357
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v9i25.7357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7357/6572
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 25 (2022): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 61-78
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998401847296