Modelagem Matemática e o ensino remoto no contexto da pandemia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4864 |
Resumo: | Diante da expansão e disseminação do coronavírus, professores e instituições de ensino, foram postos forçosamente em um cenário onde o ensino remoto se tornou emergente e, em alguns casos, obrigatório. Com isso, faz-se necessário buscar elaborar estratégias para identificar as reais necessidades dos estudantes para assim tentar dar continuidade as aulas nessa modalidade de ensino. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo fazer uma análise sobre a viabilidade de se desenvolver remotamente uma atividade de modelagem matemática por meio de recursos suportados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. A atividade foi proposta e desenvolvida com uma turma do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede estadual de ensino no Estado do Pará e perseguiu os pressupostos teóricos de Burak (2004). Quanto a metodologia, trata-se de um estudo descritivo analítico, posto que buscou descrever e analisar o fenômeno observado. A abordagem é de cunho qualitativo, à medida que se aprofundou na compreensão das ações dos indivíduos e no que diz respeito aos procedimentos técnicos da pesquisa, trata-se de um estudo de caso, pois envolve a abordagem de conteúdo por intermédio do estudo de situações de contexto real. Esta, caracteriza-se por ser uma abordagem ativa e colaborativa, que promove o desenvolvimento da autonomia, quando conduzida de forma apropriada. As análises centraram-se em uma das temáticas propostas pela turma que apontou para o estudo de porcentagens e regra de três simples. Os resultados mostraram que é possível desenvolver remotamente propostas com o uso da modelagem matemática se considerarmos as condições mínimas necessárias de suporte tecnológico digital e planejamento didático. Palavras-chave: Modelagem Matemática; Ensino Remoto; Tecnologias Digitais. |
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