A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Adriana Borges
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/223
Resumo: O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de natureza bibliográfica que estudou a importância da utilização da História da Matemática como recurso metodológico no desenvolvimento da prática pedagógica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. No texto são enfatizadas questões vinculadas ao ensino dos algoritmos da multiplicação. Também são apresentados e descritos vários procedimentos, técnicas e métodos produzidos e utilizados no passado, por diversos povos, em diferentes regiões, para a realização de cálculos relacionados a multiplicação, a saber: a multiplicação realizada com os dedos das mãos, a multiplicação desenvolvida pelos egípcios, a multiplicação em gelosia ou multiplicação em grade, a multiplicação utilizada pelos russos e a multiplicação pelas barras criadas pelo escocês John Napier. O texto apresenta ainda ideias importantes que justificam a utilização da História da Matemática no processo educativo e os impactos que promove na aquisição de conhecimentos por parte do aprendiz. Pelo estudo realizado foi constatado que o recurso à História da Matemática como estratégia metodológica contribui efetivamente para a melhoria do ensino e da aprendizagem dos conteúdos matemáticos trabalhados pelos docentes nos anos iniciais. A História da Matemática motiva e estimula a participação dos alunos no processo educativo, enriquece o desenvolvimento das aulas, esclarece dúvidas e questionamentos, demonstra a evolução dos conceitos e das ideias matemáticas ao longo do tempo, deixando claro que esta ciência está em constante evolução, em permanente transformação, rompendo assim com as ideias de alguns professores e alunos que concebem a Matemática como um saber estático, hermético, composto de conhecimentos inquestionáveis e imutáveis.  
id UECE-4_35a3e62e5e34d38778f769418bb7c52c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/223
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃOHistória da Matemática; Ensino e Aprendizagem; Multiplicação.O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de natureza bibliográfica que estudou a importância da utilização da História da Matemática como recurso metodológico no desenvolvimento da prática pedagógica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. No texto são enfatizadas questões vinculadas ao ensino dos algoritmos da multiplicação. Também são apresentados e descritos vários procedimentos, técnicas e métodos produzidos e utilizados no passado, por diversos povos, em diferentes regiões, para a realização de cálculos relacionados a multiplicação, a saber: a multiplicação realizada com os dedos das mãos, a multiplicação desenvolvida pelos egípcios, a multiplicação em gelosia ou multiplicação em grade, a multiplicação utilizada pelos russos e a multiplicação pelas barras criadas pelo escocês John Napier. O texto apresenta ainda ideias importantes que justificam a utilização da História da Matemática no processo educativo e os impactos que promove na aquisição de conhecimentos por parte do aprendiz. Pelo estudo realizado foi constatado que o recurso à História da Matemática como estratégia metodológica contribui efetivamente para a melhoria do ensino e da aprendizagem dos conteúdos matemáticos trabalhados pelos docentes nos anos iniciais. A História da Matemática motiva e estimula a participação dos alunos no processo educativo, enriquece o desenvolvimento das aulas, esclarece dúvidas e questionamentos, demonstra a evolução dos conceitos e das ideias matemáticas ao longo do tempo, deixando claro que esta ciência está em constante evolução, em permanente transformação, rompendo assim com as ideias de alguns professores e alunos que concebem a Matemática como um saber estático, hermético, composto de conhecimentos inquestionáveis e imutáveis.  EdUECE2018-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/22310.30938/bocehm.v5i14.223Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 98 - 1082447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/223/173Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Adriana Borges2019-02-12T00:36:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/223Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:39.409316Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
title A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
spellingShingle A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
Paiva, Adriana Borges
História da Matemática; Ensino e Aprendizagem; Multiplicação.
title_short A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
title_full A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
title_fullStr A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
title_full_unstemmed A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
title_sort A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
author Paiva, Adriana Borges
author_facet Paiva, Adriana Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Adriana Borges
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática; Ensino e Aprendizagem; Multiplicação.
topic História da Matemática; Ensino e Aprendizagem; Multiplicação.
description O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de natureza bibliográfica que estudou a importância da utilização da História da Matemática como recurso metodológico no desenvolvimento da prática pedagógica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. No texto são enfatizadas questões vinculadas ao ensino dos algoritmos da multiplicação. Também são apresentados e descritos vários procedimentos, técnicas e métodos produzidos e utilizados no passado, por diversos povos, em diferentes regiões, para a realização de cálculos relacionados a multiplicação, a saber: a multiplicação realizada com os dedos das mãos, a multiplicação desenvolvida pelos egípcios, a multiplicação em gelosia ou multiplicação em grade, a multiplicação utilizada pelos russos e a multiplicação pelas barras criadas pelo escocês John Napier. O texto apresenta ainda ideias importantes que justificam a utilização da História da Matemática no processo educativo e os impactos que promove na aquisição de conhecimentos por parte do aprendiz. Pelo estudo realizado foi constatado que o recurso à História da Matemática como estratégia metodológica contribui efetivamente para a melhoria do ensino e da aprendizagem dos conteúdos matemáticos trabalhados pelos docentes nos anos iniciais. A História da Matemática motiva e estimula a participação dos alunos no processo educativo, enriquece o desenvolvimento das aulas, esclarece dúvidas e questionamentos, demonstra a evolução dos conceitos e das ideias matemáticas ao longo do tempo, deixando claro que esta ciência está em constante evolução, em permanente transformação, rompendo assim com as ideias de alguns professores e alunos que concebem a Matemática como um saber estático, hermético, composto de conhecimentos inquestionáveis e imutáveis.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/223
10.30938/bocehm.v5i14.223
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/223
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v5i14.223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/223/173
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 98 - 108
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997479100416