UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/246 |
Resumo: | Este trabalho é um recorte da dissertação que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, cujo objetivo é utilizar um documento histórico para a identificação de potencialidades didáticas voltadas para o ensino, utilizando a história da matemática na formação de professores que lecionam esta disciplina na Educação Básica. Aqui é apresentado e descrito a obra Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgula ... (1617), escrita por John Napier (1550 – 1617), matemático escocês que inventou os diversos instrumentos descritos na obra. A pesquisa é qualitativa, focada no aspecto documental e descritivo da publicação. Nela, o autor apresenta a construção e utilização de três instrumentos cálculo que inventara, com a finalidade é agilizar o trabalho dos calculistas, reduzindo o tempo das contas e mantendo a precisão dos cálculos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva da obra. Assim, diante desse estudo foi observado a estrutura da publicação, a língua em que foi escrita, o estilo de linguagem utilizado pelo autor e os conteúdos pertencentes a ela. Desta forma, percebe-se no documento estudado uma preocupação do autor, para com o leitor da época, na forma detalhada e ilustrada como descreve as soluções matemáticas no livro, tornando este livro em um manual para as pessoas que vão utilizar os instrumentos e fazer operações com os mesmos. Essa forma didática de escrever, possibilita a identificação de potencialidades didáticas associadas com o ensino de matemática, de modo, associativo com a História da Matemática. |
id |
UECE-4_35bf53f645af0a14391b734d849601d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/246 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617Histórica da Matemática. Rabdologiae, seu Numerationis Per Virgula ... . Descrição da obra.Este trabalho é um recorte da dissertação que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, cujo objetivo é utilizar um documento histórico para a identificação de potencialidades didáticas voltadas para o ensino, utilizando a história da matemática na formação de professores que lecionam esta disciplina na Educação Básica. Aqui é apresentado e descrito a obra Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgula ... (1617), escrita por John Napier (1550 – 1617), matemático escocês que inventou os diversos instrumentos descritos na obra. A pesquisa é qualitativa, focada no aspecto documental e descritivo da publicação. Nela, o autor apresenta a construção e utilização de três instrumentos cálculo que inventara, com a finalidade é agilizar o trabalho dos calculistas, reduzindo o tempo das contas e mantendo a precisão dos cálculos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva da obra. Assim, diante desse estudo foi observado a estrutura da publicação, a língua em que foi escrita, o estilo de linguagem utilizado pelo autor e os conteúdos pertencentes a ela. Desta forma, percebe-se no documento estudado uma preocupação do autor, para com o leitor da época, na forma detalhada e ilustrada como descreve as soluções matemáticas no livro, tornando este livro em um manual para as pessoas que vão utilizar os instrumentos e fazer operações com os mesmos. Essa forma didática de escrever, possibilita a identificação de potencialidades didáticas associadas com o ensino de matemática, de modo, associativo com a História da Matemática.EdUECE2018-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/24610.30938/bocehm.v5i14.246Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 154 - 1662447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/246/177Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Eugeniano BritoPereira, Ana Carolina Costa2019-02-12T00:36:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/246Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:40.330751Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617 |
title |
UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617 |
spellingShingle |
UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617 Martins, Eugeniano Brito Histórica da Matemática. Rabdologiae, seu Numerationis Per Virgula ... . Descrição da obra. |
title_short |
UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617 |
title_full |
UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617 |
title_fullStr |
UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617 |
title_full_unstemmed |
UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617 |
title_sort |
UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617 |
author |
Martins, Eugeniano Brito |
author_facet |
Martins, Eugeniano Brito Pereira, Ana Carolina Costa |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ana Carolina Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Eugeniano Brito Pereira, Ana Carolina Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórica da Matemática. Rabdologiae, seu Numerationis Per Virgula ... . Descrição da obra. |
topic |
Histórica da Matemática. Rabdologiae, seu Numerationis Per Virgula ... . Descrição da obra. |
description |
Este trabalho é um recorte da dissertação que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, cujo objetivo é utilizar um documento histórico para a identificação de potencialidades didáticas voltadas para o ensino, utilizando a história da matemática na formação de professores que lecionam esta disciplina na Educação Básica. Aqui é apresentado e descrito a obra Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgula ... (1617), escrita por John Napier (1550 – 1617), matemático escocês que inventou os diversos instrumentos descritos na obra. A pesquisa é qualitativa, focada no aspecto documental e descritivo da publicação. Nela, o autor apresenta a construção e utilização de três instrumentos cálculo que inventara, com a finalidade é agilizar o trabalho dos calculistas, reduzindo o tempo das contas e mantendo a precisão dos cálculos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva da obra. Assim, diante desse estudo foi observado a estrutura da publicação, a língua em que foi escrita, o estilo de linguagem utilizado pelo autor e os conteúdos pertencentes a ela. Desta forma, percebe-se no documento estudado uma preocupação do autor, para com o leitor da época, na forma detalhada e ilustrada como descreve as soluções matemáticas no livro, tornando este livro em um manual para as pessoas que vão utilizar os instrumentos e fazer operações com os mesmos. Essa forma didática de escrever, possibilita a identificação de potencialidades didáticas associadas com o ensino de matemática, de modo, associativo com a História da Matemática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/246 10.30938/bocehm.v5i14.246 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/246 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v5i14.246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/246/177 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 154 - 166 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997539917824 |