UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Eugeniano Brito
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Ana Carolina Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/246
Resumo: Este trabalho é um recorte da dissertação que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, cujo objetivo é utilizar um documento histórico para a identificação de potencialidades didáticas voltadas para o ensino, utilizando a história da matemática na formação de professores que lecionam esta disciplina na Educação Básica. Aqui é apresentado e descrito a obra Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgula ... (1617), escrita por John Napier (1550 – 1617), matemático escocês que inventou os diversos instrumentos descritos na obra. A pesquisa é qualitativa, focada no aspecto documental e descritivo da publicação. Nela, o autor apresenta a construção e utilização de três instrumentos cálculo que inventara, com a finalidade é agilizar o trabalho dos calculistas, reduzindo o tempo das contas e mantendo a precisão dos cálculos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva da obra. Assim, diante desse estudo foi observado a estrutura da publicação, a língua em que foi escrita, o estilo de linguagem utilizado pelo autor e os conteúdos pertencentes a ela. Desta forma, percebe-se no documento estudado uma preocupação do autor, para com o leitor da época, na forma detalhada e ilustrada como descreve as soluções matemáticas no livro, tornando este livro em um manual para as pessoas que vão utilizar os instrumentos e fazer operações com os mesmos. Essa forma didática de escrever, possibilita a identificação de potencialidades didáticas associadas com o ensino de matemática, de modo, associativo com a História da Matemática.
id UECE-4_35bf53f645af0a14391b734d849601d3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/246
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617Histórica da Matemática. Rabdologiae, seu Numerationis Per Virgula ... . Descrição da obra.Este trabalho é um recorte da dissertação que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, cujo objetivo é utilizar um documento histórico para a identificação de potencialidades didáticas voltadas para o ensino, utilizando a história da matemática na formação de professores que lecionam esta disciplina na Educação Básica. Aqui é apresentado e descrito a obra Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgula ... (1617), escrita por John Napier (1550 – 1617), matemático escocês que inventou os diversos instrumentos descritos na obra. A pesquisa é qualitativa, focada no aspecto documental e descritivo da publicação. Nela, o autor apresenta a construção e utilização de três instrumentos cálculo que inventara, com a finalidade é agilizar o trabalho dos calculistas, reduzindo o tempo das contas e mantendo a precisão dos cálculos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva da obra. Assim, diante desse estudo foi observado a estrutura da publicação, a língua em que foi escrita, o estilo de linguagem utilizado pelo autor e os conteúdos pertencentes a ela. Desta forma, percebe-se no documento estudado uma preocupação do autor, para com o leitor da época, na forma detalhada e ilustrada como descreve as soluções matemáticas no livro, tornando este livro em um manual para as pessoas que vão utilizar os instrumentos e fazer operações com os mesmos. Essa forma didática de escrever, possibilita a identificação de potencialidades didáticas associadas com o ensino de matemática, de modo, associativo com a História da Matemática.EdUECE2018-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/24610.30938/bocehm.v5i14.246Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 154 - 1662447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/246/177Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Eugeniano BritoPereira, Ana Carolina Costa2019-02-12T00:36:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/246Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:40.330751Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617
title UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617
spellingShingle UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617
Martins, Eugeniano Brito
Histórica da Matemática. Rabdologiae, seu Numerationis Per Virgula ... . Descrição da obra.
title_short UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617
title_full UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617
title_fullStr UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617
title_full_unstemmed UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617
title_sort UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617
author Martins, Eugeniano Brito
author_facet Martins, Eugeniano Brito
Pereira, Ana Carolina Costa
author_role author
author2 Pereira, Ana Carolina Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Eugeniano Brito
Pereira, Ana Carolina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Histórica da Matemática. Rabdologiae, seu Numerationis Per Virgula ... . Descrição da obra.
topic Histórica da Matemática. Rabdologiae, seu Numerationis Per Virgula ... . Descrição da obra.
description Este trabalho é um recorte da dissertação que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, cujo objetivo é utilizar um documento histórico para a identificação de potencialidades didáticas voltadas para o ensino, utilizando a história da matemática na formação de professores que lecionam esta disciplina na Educação Básica. Aqui é apresentado e descrito a obra Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgula ... (1617), escrita por John Napier (1550 – 1617), matemático escocês que inventou os diversos instrumentos descritos na obra. A pesquisa é qualitativa, focada no aspecto documental e descritivo da publicação. Nela, o autor apresenta a construção e utilização de três instrumentos cálculo que inventara, com a finalidade é agilizar o trabalho dos calculistas, reduzindo o tempo das contas e mantendo a precisão dos cálculos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva da obra. Assim, diante desse estudo foi observado a estrutura da publicação, a língua em que foi escrita, o estilo de linguagem utilizado pelo autor e os conteúdos pertencentes a ela. Desta forma, percebe-se no documento estudado uma preocupação do autor, para com o leitor da época, na forma detalhada e ilustrada como descreve as soluções matemáticas no livro, tornando este livro em um manual para as pessoas que vão utilizar os instrumentos e fazer operações com os mesmos. Essa forma didática de escrever, possibilita a identificação de potencialidades didáticas associadas com o ensino de matemática, de modo, associativo com a História da Matemática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/246
10.30938/bocehm.v5i14.246
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/246
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v5i14.246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/246/177
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 154 - 166
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997539917824