A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Cibelle Castro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gitirana, Verônica, Trouche, Luc
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/908
Resumo: Neste artigo apresentamos parte de um estudo desenvolvido durante o Estágio de Pós-Doutorado da autora sob supervisão dos coautores entre os anos de 2017 e 2018. O objetivo deste estudo foi identificar aspectos do desenvolvimento profissional de licenciandos em matemática através da análise do seu trabalho com recursos. Como referencial teórico e metodológico nós nos apoiamos na Abordagem Documental do Didático. Realizamos uma Investigação Reflexiva e um Estudo de Caso com uma licencianda cujos dados coletados foram analisados numa perspectiva qualitativa. A pesquisa compreendeu quatro fases: estudo e representação da Trajetória Documental da licencianda; coleta e análise de tarefas matemáticas em situações de estudo e de ensino; entrevistas com a licencianda; análise da atividade da licencianda durante a implementação de uma aula em uma escola. Podemos afirmar que a constituição do sistema de recursos para ensinar da licencianda pode ser compreendido através de um processo que denominamos de metamorfose. Em síntese, o caso estudado contribuiu para identificar recursos de transição e profissionais como aspectos importantes da formação da licencianda além de uma percepção diferenciada para os recursos e seus usos, quer sejam pelos licenciandos ou pelos professores dos cursos de formação ou da escola. A Trajetória Documental trouxe um panorama geral da formação do estudante e do próprio curso, assim como a necessidade do acompanhamento do processo de Metamorfose dos licenciandos e suas especificidades pela equipe de professores envolvidos na formação.
id UECE-4_3665962e6cb10026a05ac2123f83e344
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/908
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIALRecurso; Metamorfose; Abordagem Documental do Didático; Formação de professores; Matemática.Neste artigo apresentamos parte de um estudo desenvolvido durante o Estágio de Pós-Doutorado da autora sob supervisão dos coautores entre os anos de 2017 e 2018. O objetivo deste estudo foi identificar aspectos do desenvolvimento profissional de licenciandos em matemática através da análise do seu trabalho com recursos. Como referencial teórico e metodológico nós nos apoiamos na Abordagem Documental do Didático. Realizamos uma Investigação Reflexiva e um Estudo de Caso com uma licencianda cujos dados coletados foram analisados numa perspectiva qualitativa. A pesquisa compreendeu quatro fases: estudo e representação da Trajetória Documental da licencianda; coleta e análise de tarefas matemáticas em situações de estudo e de ensino; entrevistas com a licencianda; análise da atividade da licencianda durante a implementação de uma aula em uma escola. Podemos afirmar que a constituição do sistema de recursos para ensinar da licencianda pode ser compreendido através de um processo que denominamos de metamorfose. Em síntese, o caso estudado contribuiu para identificar recursos de transição e profissionais como aspectos importantes da formação da licencianda além de uma percepção diferenciada para os recursos e seus usos, quer sejam pelos licenciandos ou pelos professores dos cursos de formação ou da escola. A Trajetória Documental trouxe um panorama geral da formação do estudante e do próprio curso, assim como a necessidade do acompanhamento do processo de Metamorfose dos licenciandos e suas especificidades pela equipe de professores envolvidos na formação.EdUECE2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/90810.30938/bocehm.v6i16.908Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 6 n. 16 (2019): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 33 - 472447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/908/1171Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Cibelle CastroGitirana, VerônicaTrouche, Luc2020-09-15T15:18:16Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/908Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:41.023819Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL
title A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL
spellingShingle A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL
Assis, Cibelle Castro
Recurso; Metamorfose; Abordagem Documental do Didático; Formação de professores; Matemática.
title_short A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL
title_full A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL
title_fullStr A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL
title_full_unstemmed A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL
title_sort A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL
author Assis, Cibelle Castro
author_facet Assis, Cibelle Castro
Gitirana, Verônica
Trouche, Luc
author_role author
author2 Gitirana, Verônica
Trouche, Luc
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Cibelle Castro
Gitirana, Verônica
Trouche, Luc
dc.subject.por.fl_str_mv Recurso; Metamorfose; Abordagem Documental do Didático; Formação de professores; Matemática.
topic Recurso; Metamorfose; Abordagem Documental do Didático; Formação de professores; Matemática.
description Neste artigo apresentamos parte de um estudo desenvolvido durante o Estágio de Pós-Doutorado da autora sob supervisão dos coautores entre os anos de 2017 e 2018. O objetivo deste estudo foi identificar aspectos do desenvolvimento profissional de licenciandos em matemática através da análise do seu trabalho com recursos. Como referencial teórico e metodológico nós nos apoiamos na Abordagem Documental do Didático. Realizamos uma Investigação Reflexiva e um Estudo de Caso com uma licencianda cujos dados coletados foram analisados numa perspectiva qualitativa. A pesquisa compreendeu quatro fases: estudo e representação da Trajetória Documental da licencianda; coleta e análise de tarefas matemáticas em situações de estudo e de ensino; entrevistas com a licencianda; análise da atividade da licencianda durante a implementação de uma aula em uma escola. Podemos afirmar que a constituição do sistema de recursos para ensinar da licencianda pode ser compreendido através de um processo que denominamos de metamorfose. Em síntese, o caso estudado contribuiu para identificar recursos de transição e profissionais como aspectos importantes da formação da licencianda além de uma percepção diferenciada para os recursos e seus usos, quer sejam pelos licenciandos ou pelos professores dos cursos de formação ou da escola. A Trajetória Documental trouxe um panorama geral da formação do estudante e do próprio curso, assim como a necessidade do acompanhamento do processo de Metamorfose dos licenciandos e suas especificidades pela equipe de professores envolvidos na formação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/908
10.30938/bocehm.v6i16.908
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/908
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v6i16.908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/908/1171
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 6 n. 16 (2019): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 33 - 47
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997569277952