A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/908 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos parte de um estudo desenvolvido durante o Estágio de Pós-Doutorado da autora sob supervisão dos coautores entre os anos de 2017 e 2018. O objetivo deste estudo foi identificar aspectos do desenvolvimento profissional de licenciandos em matemática através da análise do seu trabalho com recursos. Como referencial teórico e metodológico nós nos apoiamos na Abordagem Documental do Didático. Realizamos uma Investigação Reflexiva e um Estudo de Caso com uma licencianda cujos dados coletados foram analisados numa perspectiva qualitativa. A pesquisa compreendeu quatro fases: estudo e representação da Trajetória Documental da licencianda; coleta e análise de tarefas matemáticas em situações de estudo e de ensino; entrevistas com a licencianda; análise da atividade da licencianda durante a implementação de uma aula em uma escola. Podemos afirmar que a constituição do sistema de recursos para ensinar da licencianda pode ser compreendido através de um processo que denominamos de metamorfose. Em síntese, o caso estudado contribuiu para identificar recursos de transição e profissionais como aspectos importantes da formação da licencianda além de uma percepção diferenciada para os recursos e seus usos, quer sejam pelos licenciandos ou pelos professores dos cursos de formação ou da escola. A Trajetória Documental trouxe um panorama geral da formação do estudante e do próprio curso, assim como a necessidade do acompanhamento do processo de Metamorfose dos licenciandos e suas especificidades pela equipe de professores envolvidos na formação. |
id |
UECE-4_3665962e6cb10026a05ac2123f83e344 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/908 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIALRecurso; Metamorfose; Abordagem Documental do Didático; Formação de professores; Matemática.Neste artigo apresentamos parte de um estudo desenvolvido durante o Estágio de Pós-Doutorado da autora sob supervisão dos coautores entre os anos de 2017 e 2018. O objetivo deste estudo foi identificar aspectos do desenvolvimento profissional de licenciandos em matemática através da análise do seu trabalho com recursos. Como referencial teórico e metodológico nós nos apoiamos na Abordagem Documental do Didático. Realizamos uma Investigação Reflexiva e um Estudo de Caso com uma licencianda cujos dados coletados foram analisados numa perspectiva qualitativa. A pesquisa compreendeu quatro fases: estudo e representação da Trajetória Documental da licencianda; coleta e análise de tarefas matemáticas em situações de estudo e de ensino; entrevistas com a licencianda; análise da atividade da licencianda durante a implementação de uma aula em uma escola. Podemos afirmar que a constituição do sistema de recursos para ensinar da licencianda pode ser compreendido através de um processo que denominamos de metamorfose. Em síntese, o caso estudado contribuiu para identificar recursos de transição e profissionais como aspectos importantes da formação da licencianda além de uma percepção diferenciada para os recursos e seus usos, quer sejam pelos licenciandos ou pelos professores dos cursos de formação ou da escola. A Trajetória Documental trouxe um panorama geral da formação do estudante e do próprio curso, assim como a necessidade do acompanhamento do processo de Metamorfose dos licenciandos e suas especificidades pela equipe de professores envolvidos na formação.EdUECE2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/90810.30938/bocehm.v6i16.908Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 6 n. 16 (2019): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 33 - 472447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/908/1171Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Cibelle CastroGitirana, VerônicaTrouche, Luc2020-09-15T15:18:16Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/908Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:41.023819Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL |
title |
A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL |
spellingShingle |
A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL Assis, Cibelle Castro Recurso; Metamorfose; Abordagem Documental do Didático; Formação de professores; Matemática. |
title_short |
A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL |
title_full |
A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL |
title_fullStr |
A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL |
title_full_unstemmed |
A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL |
title_sort |
A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL |
author |
Assis, Cibelle Castro |
author_facet |
Assis, Cibelle Castro Gitirana, Verônica Trouche, Luc |
author_role |
author |
author2 |
Gitirana, Verônica Trouche, Luc |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Cibelle Castro Gitirana, Verônica Trouche, Luc |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recurso; Metamorfose; Abordagem Documental do Didático; Formação de professores; Matemática. |
topic |
Recurso; Metamorfose; Abordagem Documental do Didático; Formação de professores; Matemática. |
description |
Neste artigo apresentamos parte de um estudo desenvolvido durante o Estágio de Pós-Doutorado da autora sob supervisão dos coautores entre os anos de 2017 e 2018. O objetivo deste estudo foi identificar aspectos do desenvolvimento profissional de licenciandos em matemática através da análise do seu trabalho com recursos. Como referencial teórico e metodológico nós nos apoiamos na Abordagem Documental do Didático. Realizamos uma Investigação Reflexiva e um Estudo de Caso com uma licencianda cujos dados coletados foram analisados numa perspectiva qualitativa. A pesquisa compreendeu quatro fases: estudo e representação da Trajetória Documental da licencianda; coleta e análise de tarefas matemáticas em situações de estudo e de ensino; entrevistas com a licencianda; análise da atividade da licencianda durante a implementação de uma aula em uma escola. Podemos afirmar que a constituição do sistema de recursos para ensinar da licencianda pode ser compreendido através de um processo que denominamos de metamorfose. Em síntese, o caso estudado contribuiu para identificar recursos de transição e profissionais como aspectos importantes da formação da licencianda além de uma percepção diferenciada para os recursos e seus usos, quer sejam pelos licenciandos ou pelos professores dos cursos de formação ou da escola. A Trajetória Documental trouxe um panorama geral da formação do estudante e do próprio curso, assim como a necessidade do acompanhamento do processo de Metamorfose dos licenciandos e suas especificidades pela equipe de professores envolvidos na formação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/908 10.30938/bocehm.v6i16.908 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/908 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v6i16.908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/908/1171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 6 n. 16 (2019): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 33 - 47 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997569277952 |