A utilização de vídeos no período de ensino remoto emergencial em um curso de licenciatura em Matemática do interior do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ramone Freire de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Ana Brena, Silva, Márcio Nascimento da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10048
Resumo: Em meados de 2020 o mundo foi surpreendido com um novo modo de vida em decorrência da pandemia do Coronavírus. As escolas e as universidades tiveram que suspender suas atividades de modo a evitar aglomerações e conter a proliferação do vírus, sendo, então, decidido que as aulas aconteceriam em formato remoto, que foi chamado de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Desta forma, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornaram-se o principal meio de suporte para a continuação dos estudos. Dentre os recursos utilizados pelos docentes nas aulas online destaca-se o uso do vídeo em diferentes modos. Pensando nisso, essa pesquisa tem como objetivo compreender, junto aos docentes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), como se deu a utilização dos vídeos durante o período do ERE. Para tanto, aplicou-se um questionário para o referido público contendo ao todo cinco perguntas, no intuito de identificar desde os equipamentos e softwares utilizados até o uso e/ou produção de vídeos. Buscou-se, também, fazer um paralelo com os resultados apresentados pelo Relatório de Pesquisa do Comitê de Enfrentamento à Pandemia de Coronavírus da UVA, o qual objetivava, dentre outras coisas, compreender as condições de acesso à Internet e a equipamentos eletrônicos por parte de toda a comunidade universitária. Pôde-se perceber o quão importante foi o uso de recursos digitais, sejam mídias ou TDIC, na ministração de aulas no período de distanciamento social provocado pela pandemia de Coronavírus, corroborando, assim, a importância e expansão desse uso nos dias atuais. Atestou-se que a maioria dos docentes do Curso de Licenciatura em Matemática da UVA utilizou vídeos como recurso para promoção da aprendizagem dos estudantes e que a utilização das TDIC, em específico as videoaulas, em um curso de graduação no período remoto, foi muito importante para a formação docente, uma vez que proporcionou aos licenciandos a oportunidade de conhecer diferentes ferramentas tecnológicas que tanto foram utilizadas como recursos para aprendizagem como também potenciais ferramentas de ensino de matemática.
id UECE-4_36f4597a3d8cbb1ebcbec8d3def98de5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/10048
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A utilização de vídeos no período de ensino remoto emergencial em um curso de licenciatura em Matemática do interior do CearáEnsino Remoto EmergencialFormação de ProfessoresMatemáticaTDICVídeoEm meados de 2020 o mundo foi surpreendido com um novo modo de vida em decorrência da pandemia do Coronavírus. As escolas e as universidades tiveram que suspender suas atividades de modo a evitar aglomerações e conter a proliferação do vírus, sendo, então, decidido que as aulas aconteceriam em formato remoto, que foi chamado de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Desta forma, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornaram-se o principal meio de suporte para a continuação dos estudos. Dentre os recursos utilizados pelos docentes nas aulas online destaca-se o uso do vídeo em diferentes modos. Pensando nisso, essa pesquisa tem como objetivo compreender, junto aos docentes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), como se deu a utilização dos vídeos durante o período do ERE. Para tanto, aplicou-se um questionário para o referido público contendo ao todo cinco perguntas, no intuito de identificar desde os equipamentos e softwares utilizados até o uso e/ou produção de vídeos. Buscou-se, também, fazer um paralelo com os resultados apresentados pelo Relatório de Pesquisa do Comitê de Enfrentamento à Pandemia de Coronavírus da UVA, o qual objetivava, dentre outras coisas, compreender as condições de acesso à Internet e a equipamentos eletrônicos por parte de toda a comunidade universitária. Pôde-se perceber o quão importante foi o uso de recursos digitais, sejam mídias ou TDIC, na ministração de aulas no período de distanciamento social provocado pela pandemia de Coronavírus, corroborando, assim, a importância e expansão desse uso nos dias atuais. Atestou-se que a maioria dos docentes do Curso de Licenciatura em Matemática da UVA utilizou vídeos como recurso para promoção da aprendizagem dos estudantes e que a utilização das TDIC, em específico as videoaulas, em um curso de graduação no período remoto, foi muito importante para a formação docente, uma vez que proporcionou aos licenciandos a oportunidade de conhecer diferentes ferramentas tecnológicas que tanto foram utilizadas como recursos para aprendizagem como também potenciais ferramentas de ensino de matemática.EdUECE2023-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1004810.30938/bocehm.v10i29.10048Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 29 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Mai/Ago; 01-132447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10048/9007Copyright (c) 2023 Ramone Freire de Sousa, Ana Brena Silva, Márcio Nascimento da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Ramone Freire deSilva, Ana BrenaSilva, Márcio Nascimento da2023-04-12T14:04:08Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/10048Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-04-12T14:04:08Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de vídeos no período de ensino remoto emergencial em um curso de licenciatura em Matemática do interior do Ceará
title A utilização de vídeos no período de ensino remoto emergencial em um curso de licenciatura em Matemática do interior do Ceará
spellingShingle A utilização de vídeos no período de ensino remoto emergencial em um curso de licenciatura em Matemática do interior do Ceará
Sousa, Ramone Freire de
Ensino Remoto Emergencial
Formação de Professores
Matemática
TDIC
Vídeo
title_short A utilização de vídeos no período de ensino remoto emergencial em um curso de licenciatura em Matemática do interior do Ceará
title_full A utilização de vídeos no período de ensino remoto emergencial em um curso de licenciatura em Matemática do interior do Ceará
title_fullStr A utilização de vídeos no período de ensino remoto emergencial em um curso de licenciatura em Matemática do interior do Ceará
title_full_unstemmed A utilização de vídeos no período de ensino remoto emergencial em um curso de licenciatura em Matemática do interior do Ceará
title_sort A utilização de vídeos no período de ensino remoto emergencial em um curso de licenciatura em Matemática do interior do Ceará
author Sousa, Ramone Freire de
author_facet Sousa, Ramone Freire de
Silva, Ana Brena
Silva, Márcio Nascimento da
author_role author
author2 Silva, Ana Brena
Silva, Márcio Nascimento da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ramone Freire de
Silva, Ana Brena
Silva, Márcio Nascimento da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto Emergencial
Formação de Professores
Matemática
TDIC
Vídeo
topic Ensino Remoto Emergencial
Formação de Professores
Matemática
TDIC
Vídeo
description Em meados de 2020 o mundo foi surpreendido com um novo modo de vida em decorrência da pandemia do Coronavírus. As escolas e as universidades tiveram que suspender suas atividades de modo a evitar aglomerações e conter a proliferação do vírus, sendo, então, decidido que as aulas aconteceriam em formato remoto, que foi chamado de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Desta forma, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornaram-se o principal meio de suporte para a continuação dos estudos. Dentre os recursos utilizados pelos docentes nas aulas online destaca-se o uso do vídeo em diferentes modos. Pensando nisso, essa pesquisa tem como objetivo compreender, junto aos docentes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), como se deu a utilização dos vídeos durante o período do ERE. Para tanto, aplicou-se um questionário para o referido público contendo ao todo cinco perguntas, no intuito de identificar desde os equipamentos e softwares utilizados até o uso e/ou produção de vídeos. Buscou-se, também, fazer um paralelo com os resultados apresentados pelo Relatório de Pesquisa do Comitê de Enfrentamento à Pandemia de Coronavírus da UVA, o qual objetivava, dentre outras coisas, compreender as condições de acesso à Internet e a equipamentos eletrônicos por parte de toda a comunidade universitária. Pôde-se perceber o quão importante foi o uso de recursos digitais, sejam mídias ou TDIC, na ministração de aulas no período de distanciamento social provocado pela pandemia de Coronavírus, corroborando, assim, a importância e expansão desse uso nos dias atuais. Atestou-se que a maioria dos docentes do Curso de Licenciatura em Matemática da UVA utilizou vídeos como recurso para promoção da aprendizagem dos estudantes e que a utilização das TDIC, em específico as videoaulas, em um curso de graduação no período remoto, foi muito importante para a formação docente, uma vez que proporcionou aos licenciandos a oportunidade de conhecer diferentes ferramentas tecnológicas que tanto foram utilizadas como recursos para aprendizagem como também potenciais ferramentas de ensino de matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10048
10.30938/bocehm.v10i29.10048
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10048
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v10i29.10048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10048/9007
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ramone Freire de Sousa, Ana Brena Silva, Márcio Nascimento da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ramone Freire de Sousa, Ana Brena Silva, Márcio Nascimento da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 29 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Mai/Ago; 01-13
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997026115584