PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1136 |
Resumo: | O artigo descreve a experiência de uma estudante de Licenciatura em Informáticadurante seu Estágio Supervisionado, aplicando o projeto “Google Workspace for EducationFundamentals” com o Modelo de Ensino Remoto Emergencial e a metodologia de aprendizado(Cria)Ativa, durante a pandemia do COVID-19. O projeto visava a apropriação dos recursoseducacionais disponíveis no Google Workspace como uma renovação para a educação, tanto noperíodo pandêmico quanto após. Foram adotados critérios de capacitação para professores ealunos, mas muitos professores encontraram dificuldades no uso das TDICs e recursosdisponibilizados. É sugerida a importância de um plano de formação contínua para os professoressobre as TDICs, levando em conta suas necessidades relacionadas às atividades de ensino, combase na Teoria da Atividade. O artigo destaca a necessidade de capacitação dos professores paralidar com a aceleração do ensino remoto devido à pandemia e prepará-los para um ensino maisdigital. |
id |
URI-5_ab1a9887a50ca911aa8c60801944a49e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/1136 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL estágio supervisionadoensino remoto emergencialgoogle workspace for educationtdicpandemia do covid-19 O artigo descreve a experiência de uma estudante de Licenciatura em Informáticadurante seu Estágio Supervisionado, aplicando o projeto “Google Workspace for EducationFundamentals” com o Modelo de Ensino Remoto Emergencial e a metodologia de aprendizado(Cria)Ativa, durante a pandemia do COVID-19. O projeto visava a apropriação dos recursoseducacionais disponíveis no Google Workspace como uma renovação para a educação, tanto noperíodo pandêmico quanto após. Foram adotados critérios de capacitação para professores ealunos, mas muitos professores encontraram dificuldades no uso das TDICs e recursosdisponibilizados. É sugerida a importância de um plano de formação contínua para os professoressobre as TDICs, levando em conta suas necessidades relacionadas às atividades de ensino, combase na Teoria da Atividade. O artigo destaca a necessidade de capacitação dos professores paralidar com a aceleração do ensino remoto devido à pandemia e prepará-los para um ensino maisdigital. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/113610.31512/encitec.v13i2.1136Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 187-2062237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1136/614Copyright (c) 2023 Klenilmar Lopes Dias, Ana Carla de Jesus Sobrinho, Eonay Barbosa Gurjão, Klessis Lopes Diashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKlenilmar Lopes DiasAna Carla de Jesus SobrinhoEonay Barbosa GurjãoKlessis Lopes Dias2023-08-21T19:53:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1136Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-08-21T19:53:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL |
title |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL |
spellingShingle |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL Klenilmar Lopes Dias estágio supervisionado ensino remoto emergencial google workspace for education tdic pandemia do covid-19 |
title_short |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL |
title_full |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL |
title_fullStr |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL |
title_sort |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL |
author |
Klenilmar Lopes Dias |
author_facet |
Klenilmar Lopes Dias Ana Carla de Jesus Sobrinho Eonay Barbosa Gurjão Klessis Lopes Dias |
author_role |
author |
author2 |
Ana Carla de Jesus Sobrinho Eonay Barbosa Gurjão Klessis Lopes Dias |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klenilmar Lopes Dias Ana Carla de Jesus Sobrinho Eonay Barbosa Gurjão Klessis Lopes Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estágio supervisionado ensino remoto emergencial google workspace for education tdic pandemia do covid-19 |
topic |
estágio supervisionado ensino remoto emergencial google workspace for education tdic pandemia do covid-19 |
description |
O artigo descreve a experiência de uma estudante de Licenciatura em Informáticadurante seu Estágio Supervisionado, aplicando o projeto “Google Workspace for EducationFundamentals” com o Modelo de Ensino Remoto Emergencial e a metodologia de aprendizado(Cria)Ativa, durante a pandemia do COVID-19. O projeto visava a apropriação dos recursoseducacionais disponíveis no Google Workspace como uma renovação para a educação, tanto noperíodo pandêmico quanto após. Foram adotados critérios de capacitação para professores ealunos, mas muitos professores encontraram dificuldades no uso das TDICs e recursosdisponibilizados. É sugerida a importância de um plano de formação contínua para os professoressobre as TDICs, levando em conta suas necessidades relacionadas às atividades de ensino, combase na Teoria da Atividade. O artigo destaca a necessidade de capacitação dos professores paralidar com a aceleração do ensino remoto devido à pandemia e prepará-los para um ensino maisdigital. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1136 10.31512/encitec.v13i2.1136 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1136 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i2.1136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1136/614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 187-206 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333218873344 |