PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klenilmar Lopes Dias
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ana Carla de Jesus Sobrinho, Eonay Barbosa Gurjão, Klessis Lopes Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1136
Resumo:  O artigo descreve a experiência de uma estudante de Licenciatura em Informáticadurante seu Estágio Supervisionado, aplicando o projeto “Google Workspace for EducationFundamentals” com o Modelo de Ensino Remoto Emergencial e a metodologia de aprendizado(Cria)Ativa, durante a pandemia do COVID-19. O projeto visava a apropriação dos recursoseducacionais disponíveis no Google Workspace como uma renovação para a educação, tanto noperíodo pandêmico quanto após. Foram adotados critérios de capacitação para professores ealunos, mas muitos professores encontraram dificuldades no uso das TDICs e recursosdisponibilizados. É sugerida a importância de um plano de formação contínua para os professoressobre as TDICs, levando em conta suas necessidades relacionadas às atividades de ensino, combase na Teoria da Atividade. O artigo destaca a necessidade de capacitação dos professores paralidar com a aceleração do ensino remoto devido à pandemia e prepará-los para um ensino maisdigital.
id URI-5_ab1a9887a50ca911aa8c60801944a49e
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1136
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL estágio supervisionadoensino remoto emergencialgoogle workspace for educationtdicpandemia do covid-19 O artigo descreve a experiência de uma estudante de Licenciatura em Informáticadurante seu Estágio Supervisionado, aplicando o projeto “Google Workspace for EducationFundamentals” com o Modelo de Ensino Remoto Emergencial e a metodologia de aprendizado(Cria)Ativa, durante a pandemia do COVID-19. O projeto visava a apropriação dos recursoseducacionais disponíveis no Google Workspace como uma renovação para a educação, tanto noperíodo pandêmico quanto após. Foram adotados critérios de capacitação para professores ealunos, mas muitos professores encontraram dificuldades no uso das TDICs e recursosdisponibilizados. É sugerida a importância de um plano de formação contínua para os professoressobre as TDICs, levando em conta suas necessidades relacionadas às atividades de ensino, combase na Teoria da Atividade. O artigo destaca a necessidade de capacitação dos professores paralidar com a aceleração do ensino remoto devido à pandemia e prepará-los para um ensino maisdigital. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/113610.31512/encitec.v13i2.1136Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 187-2062237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1136/614Copyright (c) 2023 Klenilmar Lopes Dias, Ana Carla de Jesus Sobrinho, Eonay Barbosa Gurjão, Klessis Lopes Diashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKlenilmar Lopes DiasAna Carla de Jesus SobrinhoEonay Barbosa GurjãoKlessis Lopes Dias2023-08-21T19:53:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1136Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-08-21T19:53:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
title PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
spellingShingle PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Klenilmar Lopes Dias
estágio supervisionado
ensino remoto emergencial
google workspace for education
tdic
pandemia do covid-19
title_short PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
title_full PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
title_fullStr PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
title_full_unstemmed PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
title_sort PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
author Klenilmar Lopes Dias
author_facet Klenilmar Lopes Dias
Ana Carla de Jesus Sobrinho
Eonay Barbosa Gurjão
Klessis Lopes Dias
author_role author
author2 Ana Carla de Jesus Sobrinho
Eonay Barbosa Gurjão
Klessis Lopes Dias
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klenilmar Lopes Dias
Ana Carla de Jesus Sobrinho
Eonay Barbosa Gurjão
Klessis Lopes Dias
dc.subject.por.fl_str_mv estágio supervisionado
ensino remoto emergencial
google workspace for education
tdic
pandemia do covid-19
topic estágio supervisionado
ensino remoto emergencial
google workspace for education
tdic
pandemia do covid-19
description  O artigo descreve a experiência de uma estudante de Licenciatura em Informáticadurante seu Estágio Supervisionado, aplicando o projeto “Google Workspace for EducationFundamentals” com o Modelo de Ensino Remoto Emergencial e a metodologia de aprendizado(Cria)Ativa, durante a pandemia do COVID-19. O projeto visava a apropriação dos recursoseducacionais disponíveis no Google Workspace como uma renovação para a educação, tanto noperíodo pandêmico quanto após. Foram adotados critérios de capacitação para professores ealunos, mas muitos professores encontraram dificuldades no uso das TDICs e recursosdisponibilizados. É sugerida a importância de um plano de formação contínua para os professoressobre as TDICs, levando em conta suas necessidades relacionadas às atividades de ensino, combase na Teoria da Atividade. O artigo destaca a necessidade de capacitação dos professores paralidar com a aceleração do ensino remoto devido à pandemia e prepará-los para um ensino maisdigital.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1136
10.31512/encitec.v13i2.1136
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1136
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i2.1136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1136/614
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 187-206
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333218873344