Explorador Básico de Igualdade da plataforma digital PhET: uma análise acerca das potencialidades didáticas à luz da BNCC e do currículo de Pernambuco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5001 |
Resumo: | Apresentamos um recorte de uma pesquisa desenvolvida no seio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)[1] e do grupo de pesquisa Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino (LACAPE), vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Em particular, temos por objetivo, neste artigo, analisar as possibilidades de uso do recurso “Explorador de Igualdade: Básico”, disponível na plataforma digital Physics Education Technology – PhET Interactive Simulations, da Universidade do Colorado Boulder, à luz das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo de Pernambuco, quanto ao ensino das propriedades de igualdade e princípios de equivalência. A abordagem da pesquisa é qualitativa e do tipo documental. A coleta de dados ocorreu a partir de informações gerais disponíveis na PhET, tais como: descrições do recurso, manual de instrução, planos de atividades, planos de aula, dentre outros. Além do manuseio do “Explorador de Igualdade: Básico”, pelo qual buscamos interpretar e elaborar possíveis simulações interativas, à luz das habilidades dos documentos curriculares. Dentre os resultados, destacamos quatro habilidades (dos anos iniciais e/ou finais do Ensino Fundamental) que podem ser desenvolvidas a partir do uso do “Explorador de Igualdade: Básico”, a saber: (EF03MA11) / (EF03MA11PE); (EF04MA14) / (EF04MA14PE); (EF05MA10) / (EF05MA10PE); e (EF06MA14) / (EF06MA14PE). Acreditamos, portanto, que o recurso em tela pode incitar o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos, a depender dos modos de exploração, em sala de aula ou em outros cenários didáticos. Palavras-chave: Propriedades de igualdade; Princípios de equivalência; Ensino Fundamental; Pensamento algébrico; Tecnologias digitais. [1] Projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). |
id |
UECE-4_3c2f5748fbab71c9cf7515dc8b5202be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/5001 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Explorador Básico de Igualdade da plataforma digital PhET: uma análise acerca das potencialidades didáticas à luz da BNCC e do currículo de PernambucoPropriedades de igualdadePrincípios de equivalência Ensino FundamentalPensamento algébricoTecnologias digitaisApresentamos um recorte de uma pesquisa desenvolvida no seio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)[1] e do grupo de pesquisa Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino (LACAPE), vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Em particular, temos por objetivo, neste artigo, analisar as possibilidades de uso do recurso “Explorador de Igualdade: Básico”, disponível na plataforma digital Physics Education Technology – PhET Interactive Simulations, da Universidade do Colorado Boulder, à luz das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo de Pernambuco, quanto ao ensino das propriedades de igualdade e princípios de equivalência. A abordagem da pesquisa é qualitativa e do tipo documental. A coleta de dados ocorreu a partir de informações gerais disponíveis na PhET, tais como: descrições do recurso, manual de instrução, planos de atividades, planos de aula, dentre outros. Além do manuseio do “Explorador de Igualdade: Básico”, pelo qual buscamos interpretar e elaborar possíveis simulações interativas, à luz das habilidades dos documentos curriculares. Dentre os resultados, destacamos quatro habilidades (dos anos iniciais e/ou finais do Ensino Fundamental) que podem ser desenvolvidas a partir do uso do “Explorador de Igualdade: Básico”, a saber: (EF03MA11) / (EF03MA11PE); (EF04MA14) / (EF04MA14PE); (EF05MA10) / (EF05MA10PE); e (EF06MA14) / (EF06MA14PE). Acreditamos, portanto, que o recurso em tela pode incitar o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos, a depender dos modos de exploração, em sala de aula ou em outros cenários didáticos. Palavras-chave: Propriedades de igualdade; Princípios de equivalência; Ensino Fundamental; Pensamento algébrico; Tecnologias digitais. [1] Projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/500110.30938/bocehm.v8i23.5001Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 829-8452447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5001/4385Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Matheus Souza deOliveira, Maria Eduarda Nunes deEspíndola, Elisângela Bastos de Melo2021-06-17T18:44:58Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5001Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:47.856169Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explorador Básico de Igualdade da plataforma digital PhET: uma análise acerca das potencialidades didáticas à luz da BNCC e do currículo de Pernambuco |
title |
Explorador Básico de Igualdade da plataforma digital PhET: uma análise acerca das potencialidades didáticas à luz da BNCC e do currículo de Pernambuco |
spellingShingle |
Explorador Básico de Igualdade da plataforma digital PhET: uma análise acerca das potencialidades didáticas à luz da BNCC e do currículo de Pernambuco Almeida, Matheus Souza de Propriedades de igualdade Princípios de equivalência Ensino Fundamental Pensamento algébrico Tecnologias digitais |
title_short |
Explorador Básico de Igualdade da plataforma digital PhET: uma análise acerca das potencialidades didáticas à luz da BNCC e do currículo de Pernambuco |
title_full |
Explorador Básico de Igualdade da plataforma digital PhET: uma análise acerca das potencialidades didáticas à luz da BNCC e do currículo de Pernambuco |
title_fullStr |
Explorador Básico de Igualdade da plataforma digital PhET: uma análise acerca das potencialidades didáticas à luz da BNCC e do currículo de Pernambuco |
title_full_unstemmed |
Explorador Básico de Igualdade da plataforma digital PhET: uma análise acerca das potencialidades didáticas à luz da BNCC e do currículo de Pernambuco |
title_sort |
Explorador Básico de Igualdade da plataforma digital PhET: uma análise acerca das potencialidades didáticas à luz da BNCC e do currículo de Pernambuco |
author |
Almeida, Matheus Souza de |
author_facet |
Almeida, Matheus Souza de Oliveira, Maria Eduarda Nunes de Espíndola, Elisângela Bastos de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Maria Eduarda Nunes de Espíndola, Elisângela Bastos de Melo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Matheus Souza de Oliveira, Maria Eduarda Nunes de Espíndola, Elisângela Bastos de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Propriedades de igualdade Princípios de equivalência Ensino Fundamental Pensamento algébrico Tecnologias digitais |
topic |
Propriedades de igualdade Princípios de equivalência Ensino Fundamental Pensamento algébrico Tecnologias digitais |
description |
Apresentamos um recorte de uma pesquisa desenvolvida no seio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)[1] e do grupo de pesquisa Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino (LACAPE), vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Em particular, temos por objetivo, neste artigo, analisar as possibilidades de uso do recurso “Explorador de Igualdade: Básico”, disponível na plataforma digital Physics Education Technology – PhET Interactive Simulations, da Universidade do Colorado Boulder, à luz das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo de Pernambuco, quanto ao ensino das propriedades de igualdade e princípios de equivalência. A abordagem da pesquisa é qualitativa e do tipo documental. A coleta de dados ocorreu a partir de informações gerais disponíveis na PhET, tais como: descrições do recurso, manual de instrução, planos de atividades, planos de aula, dentre outros. Além do manuseio do “Explorador de Igualdade: Básico”, pelo qual buscamos interpretar e elaborar possíveis simulações interativas, à luz das habilidades dos documentos curriculares. Dentre os resultados, destacamos quatro habilidades (dos anos iniciais e/ou finais do Ensino Fundamental) que podem ser desenvolvidas a partir do uso do “Explorador de Igualdade: Básico”, a saber: (EF03MA11) / (EF03MA11PE); (EF04MA14) / (EF04MA14PE); (EF05MA10) / (EF05MA10PE); e (EF06MA14) / (EF06MA14PE). Acreditamos, portanto, que o recurso em tela pode incitar o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos, a depender dos modos de exploração, em sala de aula ou em outros cenários didáticos. Palavras-chave: Propriedades de igualdade; Princípios de equivalência; Ensino Fundamental; Pensamento algébrico; Tecnologias digitais. [1] Projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5001 10.30938/bocehm.v8i23.5001 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5001 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v8i23.5001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5001/4385 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 829-845 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998111391744 |