Abordagem do conceito de limite apresentado por James Stewart e suas contribuições para a aprendizagem e formação de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo Neto, João Nunes de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Francisco José de, Sousa, Damião Evandro Barbosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4977
Resumo: No âmbito da formação inicial de professores, as matrizes curriculares de cursos de licenciatura em matemática são constituídas, predominantemente, por cálculo diferencial e integral em diferentes aspectos e o livro didático assume um papel de destaque na aula de cálculo. Esse trabalho tem por objetivo refletir sobre a abordagem de James Stewart na exposição e construção do conceito de limite, considerando aspectos da tendência em educação matemática, resolução de problemas. Em cursos de licenciatura é importante considerar o ensino de limite norteado pelas concepções humanísticas de formação de professores. O estudo mostra-se relevante, por permitir refletir sobre abordagens e pressupostos relacionados ao conceito de limite apresentados por James Stewart no livro Cálculo Volume I, observando suas contribuições para a formação de professores de matemática. De natureza qualitativa e abordagem exploratória, o estudo realizou observações e descrição do conceito de limite apresentado no livro estudado. Destaca-se o problema da tangente como uma motivação para iniciar as discussões sobre a teoria de limites, o problema de velocidade e o estudo de limite de funções reais. A partir da abordagem desse conteúdo, foi possível concluir que uma das estratégias utilizadas por James Stewart, teve como base a resolução de problemas, contudo observou-se no texto a presença de elementos que indicam uma preocupação do autor com aspectos pedagógicos, principalmente a indicação de leituras complementares, aplicações de tecnologia elementos históricos e modelagem, evidenciando a influência de tendências em educação matemática para a promoção dos processos de ensino e aprendizagem de limite. Palavras-chave: Formação inicial de professores; conceito de limite; ensino; aprendizagem.
id UECE-4_41206c3b409166c895e015bbadfb7f03
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/4977
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Abordagem do conceito de limite apresentado por James Stewart e suas contribuições para a aprendizagem e formação de professores de matemáticaFormação Inicial de professoresconceito de limiteensinoaprendizagemNo âmbito da formação inicial de professores, as matrizes curriculares de cursos de licenciatura em matemática são constituídas, predominantemente, por cálculo diferencial e integral em diferentes aspectos e o livro didático assume um papel de destaque na aula de cálculo. Esse trabalho tem por objetivo refletir sobre a abordagem de James Stewart na exposição e construção do conceito de limite, considerando aspectos da tendência em educação matemática, resolução de problemas. Em cursos de licenciatura é importante considerar o ensino de limite norteado pelas concepções humanísticas de formação de professores. O estudo mostra-se relevante, por permitir refletir sobre abordagens e pressupostos relacionados ao conceito de limite apresentados por James Stewart no livro Cálculo Volume I, observando suas contribuições para a formação de professores de matemática. De natureza qualitativa e abordagem exploratória, o estudo realizou observações e descrição do conceito de limite apresentado no livro estudado. Destaca-se o problema da tangente como uma motivação para iniciar as discussões sobre a teoria de limites, o problema de velocidade e o estudo de limite de funções reais. A partir da abordagem desse conteúdo, foi possível concluir que uma das estratégias utilizadas por James Stewart, teve como base a resolução de problemas, contudo observou-se no texto a presença de elementos que indicam uma preocupação do autor com aspectos pedagógicos, principalmente a indicação de leituras complementares, aplicações de tecnologia elementos históricos e modelagem, evidenciando a influência de tendências em educação matemática para a promoção dos processos de ensino e aprendizagem de limite. Palavras-chave: Formação inicial de professores; conceito de limite; ensino; aprendizagem.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/497710.30938/bocehm.v8i23.4977Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 1139-11542447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4977/4410Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo Neto, João Nunes de Lima, Francisco José deSousa, Damião Evandro Barbosa de2021-06-17T18:45:02Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4977Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:47.384119Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem do conceito de limite apresentado por James Stewart e suas contribuições para a aprendizagem e formação de professores de matemática
title Abordagem do conceito de limite apresentado por James Stewart e suas contribuições para a aprendizagem e formação de professores de matemática
spellingShingle Abordagem do conceito de limite apresentado por James Stewart e suas contribuições para a aprendizagem e formação de professores de matemática
Araújo Neto, João Nunes de
Formação Inicial de professores
conceito de limite
ensino
aprendizagem
title_short Abordagem do conceito de limite apresentado por James Stewart e suas contribuições para a aprendizagem e formação de professores de matemática
title_full Abordagem do conceito de limite apresentado por James Stewart e suas contribuições para a aprendizagem e formação de professores de matemática
title_fullStr Abordagem do conceito de limite apresentado por James Stewart e suas contribuições para a aprendizagem e formação de professores de matemática
title_full_unstemmed Abordagem do conceito de limite apresentado por James Stewart e suas contribuições para a aprendizagem e formação de professores de matemática
title_sort Abordagem do conceito de limite apresentado por James Stewart e suas contribuições para a aprendizagem e formação de professores de matemática
author Araújo Neto, João Nunes de
author_facet Araújo Neto, João Nunes de
Lima, Francisco José de
Sousa, Damião Evandro Barbosa de
author_role author
author2 Lima, Francisco José de
Sousa, Damião Evandro Barbosa de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo Neto, João Nunes de
Lima, Francisco José de
Sousa, Damião Evandro Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial de professores
conceito de limite
ensino
aprendizagem
topic Formação Inicial de professores
conceito de limite
ensino
aprendizagem
description No âmbito da formação inicial de professores, as matrizes curriculares de cursos de licenciatura em matemática são constituídas, predominantemente, por cálculo diferencial e integral em diferentes aspectos e o livro didático assume um papel de destaque na aula de cálculo. Esse trabalho tem por objetivo refletir sobre a abordagem de James Stewart na exposição e construção do conceito de limite, considerando aspectos da tendência em educação matemática, resolução de problemas. Em cursos de licenciatura é importante considerar o ensino de limite norteado pelas concepções humanísticas de formação de professores. O estudo mostra-se relevante, por permitir refletir sobre abordagens e pressupostos relacionados ao conceito de limite apresentados por James Stewart no livro Cálculo Volume I, observando suas contribuições para a formação de professores de matemática. De natureza qualitativa e abordagem exploratória, o estudo realizou observações e descrição do conceito de limite apresentado no livro estudado. Destaca-se o problema da tangente como uma motivação para iniciar as discussões sobre a teoria de limites, o problema de velocidade e o estudo de limite de funções reais. A partir da abordagem desse conteúdo, foi possível concluir que uma das estratégias utilizadas por James Stewart, teve como base a resolução de problemas, contudo observou-se no texto a presença de elementos que indicam uma preocupação do autor com aspectos pedagógicos, principalmente a indicação de leituras complementares, aplicações de tecnologia elementos históricos e modelagem, evidenciando a influência de tendências em educação matemática para a promoção dos processos de ensino e aprendizagem de limite. Palavras-chave: Formação inicial de professores; conceito de limite; ensino; aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4977
10.30938/bocehm.v8i23.4977
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4977
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i23.4977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4977/4410
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 1139-1154
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998093565952