O uso do recurso didático no desenvolvimento do pensamento algébrico: uma experiência no laboratório de matemática e ensino (LAMATE) com base nas sequências didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Thaís Farias de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, José Mairton Rodrigues dos, Santos, Joelma Nogueira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4933
Resumo: A matemática, caracterizada como a ciência que possibilita uma variedade de contextos para sua construção e aplicação, dá condições para a produção de ideias no campo da aritmética, da geometria e da álgebra para e na sala de aula. Este estudo trata de uma experiência realizada no Laboratório de Matemática e Ensino (Lamate) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Caucaia, com um grupo de alunos dos cursos técnicos e tem como objetivo analisar o uso do recurso didático no desempenho dos alunos no processo de ensino para a aprendizagem. A aula teve como finalidade o nivelamento do conhecimento da álgebra na turma. O trabalho envolveu a atuação de uma professora formadora e bolsistas dos programas Auxílio Formação e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) existentes no curso de Licenciatura em Matemática. Sobre o processo metodológico, este relato de experiência é resultado de estudo e aplicação do recurso didático algeplan e seguiu alguns procedimentos técnicos considerando aspectos qualitativos para a análise e interpretação dos dados coletados para serem apresentados. Nesta experiência utilizou-se as sequências didáticas para organização e sistematização do trabalho. O objetivo foi explorar a utilização do material concreto para identificar algumas características relevantes que interferem nas ações dos alunos e em suas respostas durante o processo de ensino para a aprendizagem. A manipulação do recurso fez com que os alunos visualizassem as representações geométricas de expressões algébricas envolvendo as operações com polinômios. Como resultado, concluiu-se que o uso do recurso didático atrelado ao método trabalhado proporcionou um novo modo de resolução do que foi proposto. Palavras-chaves: Recurso didático; Álgebra; Sequências Didáticas; Laboratório de Matemática.
id UECE-4_515a896dee5d83d9ca7f39c57f6bc20c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/4933
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling O uso do recurso didático no desenvolvimento do pensamento algébrico: uma experiência no laboratório de matemática e ensino (LAMATE) com base nas sequências didáticasRecurso didáticoÁlgebraSequências DidáticasLaboratório de MatemáticaA matemática, caracterizada como a ciência que possibilita uma variedade de contextos para sua construção e aplicação, dá condições para a produção de ideias no campo da aritmética, da geometria e da álgebra para e na sala de aula. Este estudo trata de uma experiência realizada no Laboratório de Matemática e Ensino (Lamate) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Caucaia, com um grupo de alunos dos cursos técnicos e tem como objetivo analisar o uso do recurso didático no desempenho dos alunos no processo de ensino para a aprendizagem. A aula teve como finalidade o nivelamento do conhecimento da álgebra na turma. O trabalho envolveu a atuação de uma professora formadora e bolsistas dos programas Auxílio Formação e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) existentes no curso de Licenciatura em Matemática. Sobre o processo metodológico, este relato de experiência é resultado de estudo e aplicação do recurso didático algeplan e seguiu alguns procedimentos técnicos considerando aspectos qualitativos para a análise e interpretação dos dados coletados para serem apresentados. Nesta experiência utilizou-se as sequências didáticas para organização e sistematização do trabalho. O objetivo foi explorar a utilização do material concreto para identificar algumas características relevantes que interferem nas ações dos alunos e em suas respostas durante o processo de ensino para a aprendizagem. A manipulação do recurso fez com que os alunos visualizassem as representações geométricas de expressões algébricas envolvendo as operações com polinômios. Como resultado, concluiu-se que o uso do recurso didático atrelado ao método trabalhado proporcionou um novo modo de resolução do que foi proposto. Palavras-chaves: Recurso didático; Álgebra; Sequências Didáticas; Laboratório de Matemática.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/493310.30938/bocehm.v8i23.4933Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 976-9862447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4933/4395Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Thaís Farias deSantos, José Mairton Rodrigues dosSantos, Joelma Nogueira dos2021-06-17T18:45:08Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4933Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:46.390971Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv O uso do recurso didático no desenvolvimento do pensamento algébrico: uma experiência no laboratório de matemática e ensino (LAMATE) com base nas sequências didáticas
title O uso do recurso didático no desenvolvimento do pensamento algébrico: uma experiência no laboratório de matemática e ensino (LAMATE) com base nas sequências didáticas
spellingShingle O uso do recurso didático no desenvolvimento do pensamento algébrico: uma experiência no laboratório de matemática e ensino (LAMATE) com base nas sequências didáticas
Lima, Thaís Farias de
Recurso didático
Álgebra
Sequências Didáticas
Laboratório de Matemática
title_short O uso do recurso didático no desenvolvimento do pensamento algébrico: uma experiência no laboratório de matemática e ensino (LAMATE) com base nas sequências didáticas
title_full O uso do recurso didático no desenvolvimento do pensamento algébrico: uma experiência no laboratório de matemática e ensino (LAMATE) com base nas sequências didáticas
title_fullStr O uso do recurso didático no desenvolvimento do pensamento algébrico: uma experiência no laboratório de matemática e ensino (LAMATE) com base nas sequências didáticas
title_full_unstemmed O uso do recurso didático no desenvolvimento do pensamento algébrico: uma experiência no laboratório de matemática e ensino (LAMATE) com base nas sequências didáticas
title_sort O uso do recurso didático no desenvolvimento do pensamento algébrico: uma experiência no laboratório de matemática e ensino (LAMATE) com base nas sequências didáticas
author Lima, Thaís Farias de
author_facet Lima, Thaís Farias de
Santos, José Mairton Rodrigues dos
Santos, Joelma Nogueira dos
author_role author
author2 Santos, José Mairton Rodrigues dos
Santos, Joelma Nogueira dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Thaís Farias de
Santos, José Mairton Rodrigues dos
Santos, Joelma Nogueira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Recurso didático
Álgebra
Sequências Didáticas
Laboratório de Matemática
topic Recurso didático
Álgebra
Sequências Didáticas
Laboratório de Matemática
description A matemática, caracterizada como a ciência que possibilita uma variedade de contextos para sua construção e aplicação, dá condições para a produção de ideias no campo da aritmética, da geometria e da álgebra para e na sala de aula. Este estudo trata de uma experiência realizada no Laboratório de Matemática e Ensino (Lamate) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Caucaia, com um grupo de alunos dos cursos técnicos e tem como objetivo analisar o uso do recurso didático no desempenho dos alunos no processo de ensino para a aprendizagem. A aula teve como finalidade o nivelamento do conhecimento da álgebra na turma. O trabalho envolveu a atuação de uma professora formadora e bolsistas dos programas Auxílio Formação e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) existentes no curso de Licenciatura em Matemática. Sobre o processo metodológico, este relato de experiência é resultado de estudo e aplicação do recurso didático algeplan e seguiu alguns procedimentos técnicos considerando aspectos qualitativos para a análise e interpretação dos dados coletados para serem apresentados. Nesta experiência utilizou-se as sequências didáticas para organização e sistematização do trabalho. O objetivo foi explorar a utilização do material concreto para identificar algumas características relevantes que interferem nas ações dos alunos e em suas respostas durante o processo de ensino para a aprendizagem. A manipulação do recurso fez com que os alunos visualizassem as representações geométricas de expressões algébricas envolvendo as operações com polinômios. Como resultado, concluiu-se que o uso do recurso didático atrelado ao método trabalhado proporcionou um novo modo de resolução do que foi proposto. Palavras-chaves: Recurso didático; Álgebra; Sequências Didáticas; Laboratório de Matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4933
10.30938/bocehm.v8i23.4933
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4933
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i23.4933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4933/4395
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 976-986
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998061060096