Investigando o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de sequências de padrões geométricos em Mirassol/MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Marcos Francisco
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Almeida, Flavia Maria de, Brolezzi, Antonio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5497
Resumo: Neste artigo apresentamos alguns dos resultados de uma pesquisa realizada sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos do 7º ano do ensino fundamental, por meio de atividades de investigação de matemática envolvendo sequências de padrões geométricos e numéricos. Analisamos a atividades Voo em V proposta por Ponte et al. (2009) a 20 alunos da Escola Municipal Centro Educacional Vereador Edson Athier Tamandaré localizada na cidade de Mirassol D´Oeste/MT. Pudemos estudar a percepção deles sobre os padrões, as regularidades e generalizações que aparecem nas sequências de padrões geométricos por meio do estudo do material de pesquisa, constituído dos registros escritos dos alunos e das observações dos pesquisadores. Utilizamos na análise os elementos caracterizadores do pensamento algébrico de Fiorentini et al. (1993), e constatamos que a utilização de atividades de investigação matemática contribuiu para o desenvolvimento dos alunos quanto a percepção de regularidades e de aspectos invariantes em contraste com os que não variam. Em relação ao o processo de generalização, alguns alunos foram capazes de expressar a posição de qualquer número da sequência por meio da linguagem natural, sendo necessário trabalhar com eles a transição para a linguagem algébrica.
id UECE-4_519886f99b1f27c746a85a338c5acad0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5497
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Investigando o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de sequências de padrões geométricos em Mirassol/MTEducação MatemáticaEnsino-aprendizagemPensamento algébricoNeste artigo apresentamos alguns dos resultados de uma pesquisa realizada sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos do 7º ano do ensino fundamental, por meio de atividades de investigação de matemática envolvendo sequências de padrões geométricos e numéricos. Analisamos a atividades Voo em V proposta por Ponte et al. (2009) a 20 alunos da Escola Municipal Centro Educacional Vereador Edson Athier Tamandaré localizada na cidade de Mirassol D´Oeste/MT. Pudemos estudar a percepção deles sobre os padrões, as regularidades e generalizações que aparecem nas sequências de padrões geométricos por meio do estudo do material de pesquisa, constituído dos registros escritos dos alunos e das observações dos pesquisadores. Utilizamos na análise os elementos caracterizadores do pensamento algébrico de Fiorentini et al. (1993), e constatamos que a utilização de atividades de investigação matemática contribuiu para o desenvolvimento dos alunos quanto a percepção de regularidades e de aspectos invariantes em contraste com os que não variam. Em relação ao o processo de generalização, alguns alunos foram capazes de expressar a posição de qualquer número da sequência por meio da linguagem natural, sendo necessário trabalhar com eles a transição para a linguagem algébrica.EdUECE2021-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/549710.30938/bocehm.v8i24.5497Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 24 (2021): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Set/Dez; 104-1182447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5497/5695Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Marcos FranciscoAlmeida, Flavia Maria deBrolezzi, Antonio Carlos2021-08-23T18:38:10Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5497Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:51.029736Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Investigando o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de sequências de padrões geométricos em Mirassol/MT
title Investigando o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de sequências de padrões geométricos em Mirassol/MT
spellingShingle Investigando o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de sequências de padrões geométricos em Mirassol/MT
Borges, Marcos Francisco
Educação Matemática
Ensino-aprendizagem
Pensamento algébrico
title_short Investigando o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de sequências de padrões geométricos em Mirassol/MT
title_full Investigando o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de sequências de padrões geométricos em Mirassol/MT
title_fullStr Investigando o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de sequências de padrões geométricos em Mirassol/MT
title_full_unstemmed Investigando o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de sequências de padrões geométricos em Mirassol/MT
title_sort Investigando o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de sequências de padrões geométricos em Mirassol/MT
author Borges, Marcos Francisco
author_facet Borges, Marcos Francisco
Almeida, Flavia Maria de
Brolezzi, Antonio Carlos
author_role author
author2 Almeida, Flavia Maria de
Brolezzi, Antonio Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Marcos Francisco
Almeida, Flavia Maria de
Brolezzi, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Ensino-aprendizagem
Pensamento algébrico
topic Educação Matemática
Ensino-aprendizagem
Pensamento algébrico
description Neste artigo apresentamos alguns dos resultados de uma pesquisa realizada sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos do 7º ano do ensino fundamental, por meio de atividades de investigação de matemática envolvendo sequências de padrões geométricos e numéricos. Analisamos a atividades Voo em V proposta por Ponte et al. (2009) a 20 alunos da Escola Municipal Centro Educacional Vereador Edson Athier Tamandaré localizada na cidade de Mirassol D´Oeste/MT. Pudemos estudar a percepção deles sobre os padrões, as regularidades e generalizações que aparecem nas sequências de padrões geométricos por meio do estudo do material de pesquisa, constituído dos registros escritos dos alunos e das observações dos pesquisadores. Utilizamos na análise os elementos caracterizadores do pensamento algébrico de Fiorentini et al. (1993), e constatamos que a utilização de atividades de investigação matemática contribuiu para o desenvolvimento dos alunos quanto a percepção de regularidades e de aspectos invariantes em contraste com os que não variam. Em relação ao o processo de generalização, alguns alunos foram capazes de expressar a posição de qualquer número da sequência por meio da linguagem natural, sendo necessário trabalhar com eles a transição para a linguagem algébrica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5497
10.30938/bocehm.v8i24.5497
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5497
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i24.5497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5497/5695
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 24 (2021): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Set/Dez; 104-118
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998389264384