Pensamento algébrico: generalização de padrões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QYJ57 |
Resumo: | A generalização é uma ferramenta poderosa na atividade matemática, e a álgebra é a linguagem com que se expressa tal generalização. Para aprender esta linguagem é necessário ter algo para dizer, mas para que isso aconteça é preciso perceber algum padrão ou regularidade e logo expressá-lo para assim poder comunicar a alguém. É importante que o professor apresente atividades que possibilitem a identificação de regularidades, pois essas atividades podem contribuir para que o aluno adquira capacidade de abstrair relações a partir de informações dadas e depois expressá-la. |
id |
UFMG_342fb70f9d8cd64cc0dde203cf1d45b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9QYJ57 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Carmen Rosa Giraldo VergaraPaulo Antonio Fonseca MachadoJorge SabatucciJose Geraldo dos Santos Barbosa2019-08-14T04:11:42Z2019-08-14T04:11:42Z2010-12-02http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QYJ57A generalização é uma ferramenta poderosa na atividade matemática, e a álgebra é a linguagem com que se expressa tal generalização. Para aprender esta linguagem é necessário ter algo para dizer, mas para que isso aconteça é preciso perceber algum padrão ou regularidade e logo expressá-lo para assim poder comunicar a alguém. É importante que o professor apresente atividades que possibilitem a identificação de regularidades, pois essas atividades podem contribuir para que o aluno adquira capacidade de abstrair relações a partir de informações dadas e depois expressá-la.Generalization is a powerful tool in mathematical activity, and algebra is the language that expresses such generalization. To "learn this language" it is necessary to have something to say, but for that to happen, you need to realize some model or regularity, and then express it so that one could communicate to someone. It is important that teachers provide activities that enable the identification of regularities because these activities can contribute to the students acquisition of the ability to abstract relationships from given information and then express it.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemáticaGeneralizaçãoÁlgebraPensamento algébricoPadrõesLinguagemEnsino FundamentalAlunosPensamento algébrico: generalização de padrõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcapas_monografia_ok.pdfapplication/pdf128894https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QYJ57/1/capas_monografia_ok.pdfc20806c2594e11f00eb059aa6b32d756MD51monografia_revisada_definitiva.pdfapplication/pdf5696381https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QYJ57/2/monografia_revisada_definitiva.pdfdfa9c8b297642b973c3aa5795a679444MD52TEXTcapas_monografia_ok.pdf.txtcapas_monografia_ok.pdf.txtExtracted texttext/plain5796https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QYJ57/3/capas_monografia_ok.pdf.txtcaf0c233625104cc04c3be82bdadd079MD53monografia_revisada_definitiva.pdf.txtmonografia_revisada_definitiva.pdf.txtExtracted texttext/plain63674https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QYJ57/4/monografia_revisada_definitiva.pdf.txtfabf17773877d7c4ec535457a451228eMD541843/BUOS-9QYJ572019-11-14 15:54:07.04oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9QYJ57Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:54:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pensamento algébrico: generalização de padrões |
title |
Pensamento algébrico: generalização de padrões |
spellingShingle |
Pensamento algébrico: generalização de padrões Jose Geraldo dos Santos Barbosa Generalização Álgebra Pensamento algébrico Padrões Linguagem Ensino Fundamental Alunos Matemática |
title_short |
Pensamento algébrico: generalização de padrões |
title_full |
Pensamento algébrico: generalização de padrões |
title_fullStr |
Pensamento algébrico: generalização de padrões |
title_full_unstemmed |
Pensamento algébrico: generalização de padrões |
title_sort |
Pensamento algébrico: generalização de padrões |
author |
Jose Geraldo dos Santos Barbosa |
author_facet |
Jose Geraldo dos Santos Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carmen Rosa Giraldo Vergara |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Paulo Antonio Fonseca Machado |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jorge Sabatucci |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jose Geraldo dos Santos Barbosa |
contributor_str_mv |
Carmen Rosa Giraldo Vergara Paulo Antonio Fonseca Machado Jorge Sabatucci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Generalização Álgebra Pensamento algébrico Padrões Linguagem Ensino Fundamental Alunos |
topic |
Generalização Álgebra Pensamento algébrico Padrões Linguagem Ensino Fundamental Alunos Matemática |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Matemática |
description |
A generalização é uma ferramenta poderosa na atividade matemática, e a álgebra é a linguagem com que se expressa tal generalização. Para aprender esta linguagem é necessário ter algo para dizer, mas para que isso aconteça é preciso perceber algum padrão ou regularidade e logo expressá-lo para assim poder comunicar a alguém. É importante que o professor apresente atividades que possibilitem a identificação de regularidades, pois essas atividades podem contribuir para que o aluno adquira capacidade de abstrair relações a partir de informações dadas e depois expressá-la. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T04:11:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T04:11:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QYJ57 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QYJ57 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QYJ57/1/capas_monografia_ok.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QYJ57/2/monografia_revisada_definitiva.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QYJ57/3/capas_monografia_ok.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QYJ57/4/monografia_revisada_definitiva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c20806c2594e11f00eb059aa6b32d756 dfa9c8b297642b973c3aa5795a679444 caf0c233625104cc04c3be82bdadd079 fabf17773877d7c4ec535457a451228e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589168536748032 |