SEQUÊNCIA FEDATHI E O PAPIRO DE RHIND: O CASO DO PROBLEMA 79

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Carlos Henrique Delmiro de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Menezes, Daniel Brandão, Borges Neto, Hermínio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2757
Resumo: Apesar de publicado em 1927, o Papiro de Rhind é um documento de aproximadamente 1620 a.C. e que possui problemas práticos na Matemática, isto é, trata-se de questões referentes ao contexto do Egito na Idade Antiga em que podem ser solucionados pela Matemática, pois eram pautavam sobre aritmética, trigonometria e geometria. Este presente artigo é uma intervenção pedagógica da inserção do Papiro na sala de aula da Educação Básica atrelado a uma proposta metodológica de ensino. Como este trabalho pauta-se sobre uma sessão didática realizada no munícipio de Canindé, nos anos finais do Ensino Fundamental, necessita-se abordar as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, o que se relata neste texto ter sido uma preocupação do docente atrelar a atividade com documento histórico original e a BNCC. Tem-se como justificativa a dificuldade da utilização de textos históricos originais da Matemática em sala de aula. Como objetivo de pesquisa, propõe-se investigar o Papiro de Rhind na sala de aula por meio da metodologia de ensino Sequência Fedathi, que norteia os aspectos didáticos docentes em sala de aula. O trabalho apresenta detalhes de diálogos realizados entre professor-aluno e aluno-aluno, como também uma solução dada por um grupo de discentes, como foi realizada a sessão didática para o ensino de Potência. Tem-se nas considerações finais a dinâmica que a SF proporcionou em sala de aula, pois os alunos foram sujeitos ativos na construção de uma solução para o problema proposto, como também exemplificaram no momento em que o professor sintetizou o conteúdo abordado. Por fim, mostrou-se ser possível a utilização de textos históricos originais em sala de aula da Educação Básica.
id UECE-4_67c901996fa4fad1c32a597d2b624fb5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/2757
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling SEQUÊNCIA FEDATHI E O PAPIRO DE RHIND: O CASO DO PROBLEMA 79PotenciaçãoHistória da MatemáticaMetodologia de EnsinoApesar de publicado em 1927, o Papiro de Rhind é um documento de aproximadamente 1620 a.C. e que possui problemas práticos na Matemática, isto é, trata-se de questões referentes ao contexto do Egito na Idade Antiga em que podem ser solucionados pela Matemática, pois eram pautavam sobre aritmética, trigonometria e geometria. Este presente artigo é uma intervenção pedagógica da inserção do Papiro na sala de aula da Educação Básica atrelado a uma proposta metodológica de ensino. Como este trabalho pauta-se sobre uma sessão didática realizada no munícipio de Canindé, nos anos finais do Ensino Fundamental, necessita-se abordar as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, o que se relata neste texto ter sido uma preocupação do docente atrelar a atividade com documento histórico original e a BNCC. Tem-se como justificativa a dificuldade da utilização de textos históricos originais da Matemática em sala de aula. Como objetivo de pesquisa, propõe-se investigar o Papiro de Rhind na sala de aula por meio da metodologia de ensino Sequência Fedathi, que norteia os aspectos didáticos docentes em sala de aula. O trabalho apresenta detalhes de diálogos realizados entre professor-aluno e aluno-aluno, como também uma solução dada por um grupo de discentes, como foi realizada a sessão didática para o ensino de Potência. Tem-se nas considerações finais a dinâmica que a SF proporcionou em sala de aula, pois os alunos foram sujeitos ativos na construção de uma solução para o problema proposto, como também exemplificaram no momento em que o professor sintetizou o conteúdo abordado. Por fim, mostrou-se ser possível a utilização de textos históricos originais em sala de aula da Educação Básica.EdUECE2020-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/275710.30938/bocehm.v7i19.2757Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 19 (2020): Boletim Cearense de Educação e Hist´ória da Matemática; 41 - 562447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2757/2551Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Carlos Henrique Delmiro deMenezes, Daniel BrandãoBorges Neto, Hermínio2020-09-15T12:12:56Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2757Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:42.298779Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv SEQUÊNCIA FEDATHI E O PAPIRO DE RHIND: O CASO DO PROBLEMA 79
title SEQUÊNCIA FEDATHI E O PAPIRO DE RHIND: O CASO DO PROBLEMA 79
spellingShingle SEQUÊNCIA FEDATHI E O PAPIRO DE RHIND: O CASO DO PROBLEMA 79
Araújo, Carlos Henrique Delmiro de
Potenciação
História da Matemática
Metodologia de Ensino
title_short SEQUÊNCIA FEDATHI E O PAPIRO DE RHIND: O CASO DO PROBLEMA 79
title_full SEQUÊNCIA FEDATHI E O PAPIRO DE RHIND: O CASO DO PROBLEMA 79
title_fullStr SEQUÊNCIA FEDATHI E O PAPIRO DE RHIND: O CASO DO PROBLEMA 79
title_full_unstemmed SEQUÊNCIA FEDATHI E O PAPIRO DE RHIND: O CASO DO PROBLEMA 79
title_sort SEQUÊNCIA FEDATHI E O PAPIRO DE RHIND: O CASO DO PROBLEMA 79
author Araújo, Carlos Henrique Delmiro de
author_facet Araújo, Carlos Henrique Delmiro de
Menezes, Daniel Brandão
Borges Neto, Hermínio
author_role author
author2 Menezes, Daniel Brandão
Borges Neto, Hermínio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Carlos Henrique Delmiro de
Menezes, Daniel Brandão
Borges Neto, Hermínio
dc.subject.por.fl_str_mv Potenciação
História da Matemática
Metodologia de Ensino
topic Potenciação
História da Matemática
Metodologia de Ensino
description Apesar de publicado em 1927, o Papiro de Rhind é um documento de aproximadamente 1620 a.C. e que possui problemas práticos na Matemática, isto é, trata-se de questões referentes ao contexto do Egito na Idade Antiga em que podem ser solucionados pela Matemática, pois eram pautavam sobre aritmética, trigonometria e geometria. Este presente artigo é uma intervenção pedagógica da inserção do Papiro na sala de aula da Educação Básica atrelado a uma proposta metodológica de ensino. Como este trabalho pauta-se sobre uma sessão didática realizada no munícipio de Canindé, nos anos finais do Ensino Fundamental, necessita-se abordar as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, o que se relata neste texto ter sido uma preocupação do docente atrelar a atividade com documento histórico original e a BNCC. Tem-se como justificativa a dificuldade da utilização de textos históricos originais da Matemática em sala de aula. Como objetivo de pesquisa, propõe-se investigar o Papiro de Rhind na sala de aula por meio da metodologia de ensino Sequência Fedathi, que norteia os aspectos didáticos docentes em sala de aula. O trabalho apresenta detalhes de diálogos realizados entre professor-aluno e aluno-aluno, como também uma solução dada por um grupo de discentes, como foi realizada a sessão didática para o ensino de Potência. Tem-se nas considerações finais a dinâmica que a SF proporcionou em sala de aula, pois os alunos foram sujeitos ativos na construção de uma solução para o problema proposto, como também exemplificaram no momento em que o professor sintetizou o conteúdo abordado. Por fim, mostrou-se ser possível a utilização de textos históricos originais em sala de aula da Educação Básica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2757
10.30938/bocehm.v7i19.2757
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2757
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v7i19.2757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2757/2551
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 19 (2020): Boletim Cearense de Educação e Hist´ória da Matemática; 41 - 56
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997614366720