Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8033 |
Resumo: | Este trabalho é uma alternativa para a promoção do ensino de Matemática, com a temática potências, para turmas de 9° ano do ensino fundamental, em uma escola localizada em Canindé-CE, em período de ensino remoto, por meio do H5P e a utilização do problema 79 do Papiro de Rhind. Assim, tem-se como objetivo ilustrar o uso do Problema 79 do Papiro de Rhind para a promoção do ensino de potências, fundamentado pela Sequência Fedathi por meio da ferramenta interativa H5P. A pesquisa é norteada pela ação docente pautada na proposta metodológica Sequência Fedathi. A coleta de dados se deu por meio da plataforma Moodle Multimeios e averiguou que é possível um problema de texto original em uma ferramenta digital, com o amparo de uma metodologia de ensino, promover o ensino de Matemática. Portanto, incentiva-se o uso de textos originais e ferramentas digitais, com o aporte teórico da Sequência Fedathi, possibilitando outras formas de ensino que busquem o aprendizado dos estudantes. |
id |
UECE-4_3a46846463438191c25326038951d8a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/8033 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de MatemáticaSequência FedathiPotenciaçãoVídeo InterativoEnsino de MatemáticaHistória da MatemáticaEste trabalho é uma alternativa para a promoção do ensino de Matemática, com a temática potências, para turmas de 9° ano do ensino fundamental, em uma escola localizada em Canindé-CE, em período de ensino remoto, por meio do H5P e a utilização do problema 79 do Papiro de Rhind. Assim, tem-se como objetivo ilustrar o uso do Problema 79 do Papiro de Rhind para a promoção do ensino de potências, fundamentado pela Sequência Fedathi por meio da ferramenta interativa H5P. A pesquisa é norteada pela ação docente pautada na proposta metodológica Sequência Fedathi. A coleta de dados se deu por meio da plataforma Moodle Multimeios e averiguou que é possível um problema de texto original em uma ferramenta digital, com o amparo de uma metodologia de ensino, promover o ensino de Matemática. Portanto, incentiva-se o uso de textos originais e ferramentas digitais, com o aporte teórico da Sequência Fedathi, possibilitando outras formas de ensino que busquem o aprendizado dos estudantes.EdUECE2022-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/803310.30938/bocehm.v9i26.8033Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 16-302447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8033/6796Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Carlos Henrique Delmiro deBorges Neto, Hermínio2022-04-11T22:03:09Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8033Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:53.498146Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática |
title |
Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática |
spellingShingle |
Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática Araújo, Carlos Henrique Delmiro de Sequência Fedathi Potenciação Vídeo Interativo Ensino de Matemática História da Matemática |
title_short |
Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática |
title_full |
Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática |
title_fullStr |
Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática |
title_full_unstemmed |
Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática |
title_sort |
Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática |
author |
Araújo, Carlos Henrique Delmiro de |
author_facet |
Araújo, Carlos Henrique Delmiro de Borges Neto, Hermínio |
author_role |
author |
author2 |
Borges Neto, Hermínio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Carlos Henrique Delmiro de Borges Neto, Hermínio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência Fedathi Potenciação Vídeo Interativo Ensino de Matemática História da Matemática |
topic |
Sequência Fedathi Potenciação Vídeo Interativo Ensino de Matemática História da Matemática |
description |
Este trabalho é uma alternativa para a promoção do ensino de Matemática, com a temática potências, para turmas de 9° ano do ensino fundamental, em uma escola localizada em Canindé-CE, em período de ensino remoto, por meio do H5P e a utilização do problema 79 do Papiro de Rhind. Assim, tem-se como objetivo ilustrar o uso do Problema 79 do Papiro de Rhind para a promoção do ensino de potências, fundamentado pela Sequência Fedathi por meio da ferramenta interativa H5P. A pesquisa é norteada pela ação docente pautada na proposta metodológica Sequência Fedathi. A coleta de dados se deu por meio da plataforma Moodle Multimeios e averiguou que é possível um problema de texto original em uma ferramenta digital, com o amparo de uma metodologia de ensino, promover o ensino de Matemática. Portanto, incentiva-se o uso de textos originais e ferramentas digitais, com o aporte teórico da Sequência Fedathi, possibilitando outras formas de ensino que busquem o aprendizado dos estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8033 10.30938/bocehm.v9i26.8033 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8033 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v9i26.8033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8033/6796 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 16-30 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998498316288 |