Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Carlos Henrique Delmiro de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Borges Neto, Hermínio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8033
Resumo: Este trabalho é uma alternativa para a promoção do ensino de Matemática, com a temática potências, para turmas de 9° ano do ensino fundamental, em uma escola localizada em Canindé-CE, em período de ensino remoto, por meio do H5P e a utilização do problema 79 do Papiro de Rhind. Assim, tem-se como objetivo ilustrar o uso do Problema 79 do Papiro de Rhind para a promoção do ensino de potências, fundamentado pela Sequência Fedathi por meio da ferramenta interativa H5P. A pesquisa é norteada pela ação docente pautada na proposta metodológica Sequência Fedathi. A coleta de dados se deu por meio da plataforma Moodle Multimeios e averiguou que é possível um problema de texto original em uma ferramenta digital, com o amparo de uma metodologia de ensino, promover o ensino de Matemática. Portanto, incentiva-se o uso de textos originais e ferramentas digitais, com o aporte teórico da Sequência Fedathi, possibilitando outras formas de ensino que busquem o aprendizado dos estudantes.
id UECE-4_3a46846463438191c25326038951d8a1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/8033
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de MatemáticaSequência FedathiPotenciaçãoVídeo InterativoEnsino de MatemáticaHistória da MatemáticaEste trabalho é uma alternativa para a promoção do ensino de Matemática, com a temática potências, para turmas de 9° ano do ensino fundamental, em uma escola localizada em Canindé-CE, em período de ensino remoto, por meio do H5P e a utilização do problema 79 do Papiro de Rhind. Assim, tem-se como objetivo ilustrar o uso do Problema 79 do Papiro de Rhind para a promoção do ensino de potências, fundamentado pela Sequência Fedathi por meio da ferramenta interativa H5P. A pesquisa é norteada pela ação docente pautada na proposta metodológica Sequência Fedathi. A coleta de dados se deu por meio da plataforma Moodle Multimeios e averiguou que é possível um problema de texto original em uma ferramenta digital, com o amparo de uma metodologia de ensino, promover o ensino de Matemática. Portanto, incentiva-se o uso de textos originais e ferramentas digitais, com o aporte teórico da Sequência Fedathi, possibilitando outras formas de ensino que busquem o aprendizado dos estudantes.EdUECE2022-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/803310.30938/bocehm.v9i26.8033Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 16-302447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8033/6796Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Carlos Henrique Delmiro deBorges Neto, Hermínio2022-04-11T22:03:09Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8033Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:53.498146Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática
title Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática
spellingShingle Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática
Araújo, Carlos Henrique Delmiro de
Sequência Fedathi
Potenciação
Vídeo Interativo
Ensino de Matemática
História da Matemática
title_short Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática
title_full Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática
title_fullStr Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática
title_full_unstemmed Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática
title_sort Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática
author Araújo, Carlos Henrique Delmiro de
author_facet Araújo, Carlos Henrique Delmiro de
Borges Neto, Hermínio
author_role author
author2 Borges Neto, Hermínio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Carlos Henrique Delmiro de
Borges Neto, Hermínio
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Fedathi
Potenciação
Vídeo Interativo
Ensino de Matemática
História da Matemática
topic Sequência Fedathi
Potenciação
Vídeo Interativo
Ensino de Matemática
História da Matemática
description Este trabalho é uma alternativa para a promoção do ensino de Matemática, com a temática potências, para turmas de 9° ano do ensino fundamental, em uma escola localizada em Canindé-CE, em período de ensino remoto, por meio do H5P e a utilização do problema 79 do Papiro de Rhind. Assim, tem-se como objetivo ilustrar o uso do Problema 79 do Papiro de Rhind para a promoção do ensino de potências, fundamentado pela Sequência Fedathi por meio da ferramenta interativa H5P. A pesquisa é norteada pela ação docente pautada na proposta metodológica Sequência Fedathi. A coleta de dados se deu por meio da plataforma Moodle Multimeios e averiguou que é possível um problema de texto original em uma ferramenta digital, com o amparo de uma metodologia de ensino, promover o ensino de Matemática. Portanto, incentiva-se o uso de textos originais e ferramentas digitais, com o aporte teórico da Sequência Fedathi, possibilitando outras formas de ensino que busquem o aprendizado dos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8033
10.30938/bocehm.v9i26.8033
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8033
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v9i26.8033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8033/6796
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 16-30
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998498316288