A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Jeniffer Pires de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Ana Carolina Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4936
Resumo: Recentemente, tornou-se notável o crescimento de pesquisas, na área da Educação, que buscam meios para auxiliar o professor em formação inicial e continuada, facilitando o processo de ensino dentro de sala de aula. Em relação ao ensino de matemática, alguns estudos relatam a respeito da construção de uma interface entre história e o ensino de matemática, que permite uma forma de buscar na História a compreensão dos conceitos e teorias. Uma das formas de construir-se essa interface é através dos instrumentos matemáticos, que por sua vez têm se mostrado grandes potencializadores didáticos. Com base nisso, essa pesquisa busca expor um estudo sobre o instrumento Aritmética Linear, precisamente no processo de conversão de seus números, contido no método de Aritmética de Localização de John Napier. Tal instrumento está compreendido no tratado Rabdologiae publicado em 1617, contudo esse estudo foi desenvolvido com base em uma pesquisa qualitativa de cunho documental a partir da tradução de William Frank Richardson, de 1990, publicada por Rice, González-Velasco e Corrigan em 2017. A partir dessa pesquisa, percebemos que para começar a se apropriar do instrumento, precisamos entender os métodos de conversões dos números manipulados no mesmo. Portanto, reconhecemos alguns conhecimentos matemáticos, como o cálculo das operações, progressões geométricas e o uso de números binários, que podem contribuir para a interface entre história e ensino da Matemática Palavras-chave: História da Matemática. Ensino de Matemática. Rabdologiae. John Napier. Aritmética de Localização.
id UECE-4_6864a4fec6df747e550ba1b508daae33
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/4936
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de LocalizaçãoHistória da MatemáticaEnsino de MatemáticaRabdologiaeJohn NapierAritmética de LocalizaçãoRecentemente, tornou-se notável o crescimento de pesquisas, na área da Educação, que buscam meios para auxiliar o professor em formação inicial e continuada, facilitando o processo de ensino dentro de sala de aula. Em relação ao ensino de matemática, alguns estudos relatam a respeito da construção de uma interface entre história e o ensino de matemática, que permite uma forma de buscar na História a compreensão dos conceitos e teorias. Uma das formas de construir-se essa interface é através dos instrumentos matemáticos, que por sua vez têm se mostrado grandes potencializadores didáticos. Com base nisso, essa pesquisa busca expor um estudo sobre o instrumento Aritmética Linear, precisamente no processo de conversão de seus números, contido no método de Aritmética de Localização de John Napier. Tal instrumento está compreendido no tratado Rabdologiae publicado em 1617, contudo esse estudo foi desenvolvido com base em uma pesquisa qualitativa de cunho documental a partir da tradução de William Frank Richardson, de 1990, publicada por Rice, González-Velasco e Corrigan em 2017. A partir dessa pesquisa, percebemos que para começar a se apropriar do instrumento, precisamos entender os métodos de conversões dos números manipulados no mesmo. Portanto, reconhecemos alguns conhecimentos matemáticos, como o cálculo das operações, progressões geométricas e o uso de números binários, que podem contribuir para a interface entre história e ensino da Matemática Palavras-chave: História da Matemática. Ensino de Matemática. Rabdologiae. John Napier. Aritmética de Localização.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/493610.30938/bocehm.v8i23.4936Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 691-7062447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4936/4377Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Jeniffer Pires dePereira, Ana Carolina Costa2021-06-17T18:45:07Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4936Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:46.498754Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização
title A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização
spellingShingle A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização
Almeida, Jeniffer Pires de
História da Matemática
Ensino de Matemática
Rabdologiae
John Napier
Aritmética de Localização
title_short A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização
title_full A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização
title_fullStr A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização
title_full_unstemmed A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização
title_sort A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização
author Almeida, Jeniffer Pires de
author_facet Almeida, Jeniffer Pires de
Pereira, Ana Carolina Costa
author_role author
author2 Pereira, Ana Carolina Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Jeniffer Pires de
Pereira, Ana Carolina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática
Ensino de Matemática
Rabdologiae
John Napier
Aritmética de Localização
topic História da Matemática
Ensino de Matemática
Rabdologiae
John Napier
Aritmética de Localização
description Recentemente, tornou-se notável o crescimento de pesquisas, na área da Educação, que buscam meios para auxiliar o professor em formação inicial e continuada, facilitando o processo de ensino dentro de sala de aula. Em relação ao ensino de matemática, alguns estudos relatam a respeito da construção de uma interface entre história e o ensino de matemática, que permite uma forma de buscar na História a compreensão dos conceitos e teorias. Uma das formas de construir-se essa interface é através dos instrumentos matemáticos, que por sua vez têm se mostrado grandes potencializadores didáticos. Com base nisso, essa pesquisa busca expor um estudo sobre o instrumento Aritmética Linear, precisamente no processo de conversão de seus números, contido no método de Aritmética de Localização de John Napier. Tal instrumento está compreendido no tratado Rabdologiae publicado em 1617, contudo esse estudo foi desenvolvido com base em uma pesquisa qualitativa de cunho documental a partir da tradução de William Frank Richardson, de 1990, publicada por Rice, González-Velasco e Corrigan em 2017. A partir dessa pesquisa, percebemos que para começar a se apropriar do instrumento, precisamos entender os métodos de conversões dos números manipulados no mesmo. Portanto, reconhecemos alguns conhecimentos matemáticos, como o cálculo das operações, progressões geométricas e o uso de números binários, que podem contribuir para a interface entre história e ensino da Matemática Palavras-chave: História da Matemática. Ensino de Matemática. Rabdologiae. John Napier. Aritmética de Localização.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4936
10.30938/bocehm.v8i23.4936
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4936
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i23.4936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4936/4377
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 691-706
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998065254400