A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4936 |
Resumo: | Recentemente, tornou-se notável o crescimento de pesquisas, na área da Educação, que buscam meios para auxiliar o professor em formação inicial e continuada, facilitando o processo de ensino dentro de sala de aula. Em relação ao ensino de matemática, alguns estudos relatam a respeito da construção de uma interface entre história e o ensino de matemática, que permite uma forma de buscar na História a compreensão dos conceitos e teorias. Uma das formas de construir-se essa interface é através dos instrumentos matemáticos, que por sua vez têm se mostrado grandes potencializadores didáticos. Com base nisso, essa pesquisa busca expor um estudo sobre o instrumento Aritmética Linear, precisamente no processo de conversão de seus números, contido no método de Aritmética de Localização de John Napier. Tal instrumento está compreendido no tratado Rabdologiae publicado em 1617, contudo esse estudo foi desenvolvido com base em uma pesquisa qualitativa de cunho documental a partir da tradução de William Frank Richardson, de 1990, publicada por Rice, González-Velasco e Corrigan em 2017. A partir dessa pesquisa, percebemos que para começar a se apropriar do instrumento, precisamos entender os métodos de conversões dos números manipulados no mesmo. Portanto, reconhecemos alguns conhecimentos matemáticos, como o cálculo das operações, progressões geométricas e o uso de números binários, que podem contribuir para a interface entre história e ensino da Matemática Palavras-chave: História da Matemática. Ensino de Matemática. Rabdologiae. John Napier. Aritmética de Localização. |
id |
UECE-4_6864a4fec6df747e550ba1b508daae33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/4936 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de LocalizaçãoHistória da MatemáticaEnsino de MatemáticaRabdologiaeJohn NapierAritmética de LocalizaçãoRecentemente, tornou-se notável o crescimento de pesquisas, na área da Educação, que buscam meios para auxiliar o professor em formação inicial e continuada, facilitando o processo de ensino dentro de sala de aula. Em relação ao ensino de matemática, alguns estudos relatam a respeito da construção de uma interface entre história e o ensino de matemática, que permite uma forma de buscar na História a compreensão dos conceitos e teorias. Uma das formas de construir-se essa interface é através dos instrumentos matemáticos, que por sua vez têm se mostrado grandes potencializadores didáticos. Com base nisso, essa pesquisa busca expor um estudo sobre o instrumento Aritmética Linear, precisamente no processo de conversão de seus números, contido no método de Aritmética de Localização de John Napier. Tal instrumento está compreendido no tratado Rabdologiae publicado em 1617, contudo esse estudo foi desenvolvido com base em uma pesquisa qualitativa de cunho documental a partir da tradução de William Frank Richardson, de 1990, publicada por Rice, González-Velasco e Corrigan em 2017. A partir dessa pesquisa, percebemos que para começar a se apropriar do instrumento, precisamos entender os métodos de conversões dos números manipulados no mesmo. Portanto, reconhecemos alguns conhecimentos matemáticos, como o cálculo das operações, progressões geométricas e o uso de números binários, que podem contribuir para a interface entre história e ensino da Matemática Palavras-chave: História da Matemática. Ensino de Matemática. Rabdologiae. John Napier. Aritmética de Localização.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/493610.30938/bocehm.v8i23.4936Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 691-7062447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4936/4377Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Jeniffer Pires dePereira, Ana Carolina Costa2021-06-17T18:45:07Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4936Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:46.498754Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização |
title |
A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização |
spellingShingle |
A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização Almeida, Jeniffer Pires de História da Matemática Ensino de Matemática Rabdologiae John Napier Aritmética de Localização |
title_short |
A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização |
title_full |
A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização |
title_fullStr |
A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização |
title_full_unstemmed |
A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização |
title_sort |
A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização |
author |
Almeida, Jeniffer Pires de |
author_facet |
Almeida, Jeniffer Pires de Pereira, Ana Carolina Costa |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ana Carolina Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Jeniffer Pires de Pereira, Ana Carolina Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática Ensino de Matemática Rabdologiae John Napier Aritmética de Localização |
topic |
História da Matemática Ensino de Matemática Rabdologiae John Napier Aritmética de Localização |
description |
Recentemente, tornou-se notável o crescimento de pesquisas, na área da Educação, que buscam meios para auxiliar o professor em formação inicial e continuada, facilitando o processo de ensino dentro de sala de aula. Em relação ao ensino de matemática, alguns estudos relatam a respeito da construção de uma interface entre história e o ensino de matemática, que permite uma forma de buscar na História a compreensão dos conceitos e teorias. Uma das formas de construir-se essa interface é através dos instrumentos matemáticos, que por sua vez têm se mostrado grandes potencializadores didáticos. Com base nisso, essa pesquisa busca expor um estudo sobre o instrumento Aritmética Linear, precisamente no processo de conversão de seus números, contido no método de Aritmética de Localização de John Napier. Tal instrumento está compreendido no tratado Rabdologiae publicado em 1617, contudo esse estudo foi desenvolvido com base em uma pesquisa qualitativa de cunho documental a partir da tradução de William Frank Richardson, de 1990, publicada por Rice, González-Velasco e Corrigan em 2017. A partir dessa pesquisa, percebemos que para começar a se apropriar do instrumento, precisamos entender os métodos de conversões dos números manipulados no mesmo. Portanto, reconhecemos alguns conhecimentos matemáticos, como o cálculo das operações, progressões geométricas e o uso de números binários, que podem contribuir para a interface entre história e ensino da Matemática Palavras-chave: História da Matemática. Ensino de Matemática. Rabdologiae. John Napier. Aritmética de Localização. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4936 10.30938/bocehm.v8i23.4936 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4936 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v8i23.4936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4936/4377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 691-706 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998065254400 |