Mapeamento dos programas stricto sensu da Região Norte voltados para a formação de pesquisadores(as) que ensinam matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Douglas Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bairral, Marcelo Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9974
Resumo: Este mapeamento consiste em uma investigação no campo da Educação Matemática com o objetivo de conhecer os programas de mestrados e doutorados existentes na Região Norte e relacionados na Área de Ensino da Capes. Nesse sentido, verifica-se como estão distribuídos os Programas de Pós-Graduação (PPG) que buscam a formação de pesquisadores com foco no ensino e na aprendizagem matemática na Região Norte do Brasil. Para isso, capturaram-se e analisaram-se dados da Plataforma Sucupira em março e abril de 2022, compreendendo esses programas ‒ cujas informações foram sintetizadas em quadros e gráficos ‒ e suas modalidades de atuação, fossem eles em caráter acadêmico ou profissional. Os dados levantados foram analisados na perspectiva do mapeamento de pesquisa. A busca inicial resultou em 282 programas na Região Norte, e, posteriormente, em uma busca refinada com foco na área de ensino, reduziu-se esse número para 13 PPG ‒ dois deles com forte atuação na formação de professores na Região Norte, por estarem consolidados como programas há alguns anos em seus respectivos estados, Amazonas e Pará. O estudo apresenta o cenário atual envolvendo os programas na Região Norte, pequeno se comparado com as regiões Sul e Sudeste. Porém, é percebido um crescimento e fortalecimento desses programas desde o início das expansões das Instituições de Ensino Superior na virada do milênio e muitos deles são voltados para a Educação Matemática, principalmente na área de ensino de Ciências e Matemática, e, assim, podem atender à demanda principal de qualificação da Região Norte nos cursos de Pedagogia e Matemática.
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