INTERNACIONALIZAÇÃO DE CURSOS STRICTO SENSO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A DISTÂNCIA PSÍQUICA E AS PRÁTICAS ADOTADAS
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131464 |
Resumo: | O processo de internacionalização está cada vez mais presente nos negócios, e isto inclui as Instituições de Ensino Superior (IES). A internacionalização de IES não é recente, no entanto, cada vez mais elas vêm adotando este fenômeno, especialmente os cursos stricto senso. Objetivando verificar se a distância psíquica interfere na escolha dos parceiros envolvidos, realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa com sete cursos stricto sendo de uma universidade do sul do Brasil. Os resultados revelam que a distância psíquica não é algo que determina a escolha dos países envolvidos nos processos de internacionalização, e sim, a rede de relação dos professores. A rede de relações, já enfatizada como uma forma de superar a distância psíquica por Johanson e Vahlne (2009), foi vista como um fator que realmente ajuda a minimizar a distância psíquica, gerando conhecimento aos cursos. Descobriu-se ainda, que os cursos stricto senso se inserem no mercado internacional sem ter muito conhecimento sobre ele, e aos poucos, vão adquirindo conhecimento, conforme preconizado por Johanson e Vahlne (1977). Percebeu-se ainda, que a falta de congruência entre os envolvidos no processo de internacionalização prejudica as ações dos cursos em internacionalizarem-se. |
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