O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5142 |
Resumo: | Nos últimos anos, as tecnologias móveis têm auxiliado consideravelmente o processo ensino-aprendizagem de Matemática. Além de inovarem os processos educativos com modelos de interação entre o aluno, o conhecimento e o dispositivo, de modo mais dinâmico, constituem um fator de motivação para as aulas de Matemática que geram um efeito positivo no que diz respeito à participação do aluno no processo de aprendizagem. A chamada aprendizagem móvel ou m-learning redefine o espaço educativo trazendo novos recursos didáticos e tipos de interações com o objeto de conhecimento, transpondo a temporalidade e o espaço escolar onde a aprendizagem costuma ocorrer, para além deles. Assim é preciso considerar os saberes referenciais dos alunos e como se estabelecem com o uso das tecnologias na sociedade e no contexto educativo, no sentido de ressignificá-los e reconfigurá-los considerando a imersão na cultura digital. A inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação no currículo é prevista desde a década de 90 no sentido de promover novas formas de construção e assimilação do conhecimento, mas ganhou notoriedade no período da pandemia em 2020, em que o isolamento social provocou a suspensão das aulas presenciais e a única forma de promover a continuidade do processo educativo foi o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Assim, o presente artigo, por meio de uma pesquisa qualitativa, teve como propósito apresentar as potencialidades da utilização dos aplicativos Toon Math e Photomath como uma alternativa viável em sala de aula para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática. A análise dos aplicativos demonstrou que são ferramentas significativas para o ensino-aprendizagem de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior, fortalecendo práticas pedagógicas inovadoras que devem ser apropriadas pelos professores e utilizadas com frequência tendo como base a racionalidade de relevância proposta por Orozco-Gómez (2002). Palavras-chave: Ensino de Matemática; Aplicativos; Aprendizagem Móvel. |
id |
UECE-4_86e4c65374d7d341e4b6804c48ef0899 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/5142 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemáticaEnsino de MatemáticaAplicativosAprendizagem MóvelNos últimos anos, as tecnologias móveis têm auxiliado consideravelmente o processo ensino-aprendizagem de Matemática. Além de inovarem os processos educativos com modelos de interação entre o aluno, o conhecimento e o dispositivo, de modo mais dinâmico, constituem um fator de motivação para as aulas de Matemática que geram um efeito positivo no que diz respeito à participação do aluno no processo de aprendizagem. A chamada aprendizagem móvel ou m-learning redefine o espaço educativo trazendo novos recursos didáticos e tipos de interações com o objeto de conhecimento, transpondo a temporalidade e o espaço escolar onde a aprendizagem costuma ocorrer, para além deles. Assim é preciso considerar os saberes referenciais dos alunos e como se estabelecem com o uso das tecnologias na sociedade e no contexto educativo, no sentido de ressignificá-los e reconfigurá-los considerando a imersão na cultura digital. A inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação no currículo é prevista desde a década de 90 no sentido de promover novas formas de construção e assimilação do conhecimento, mas ganhou notoriedade no período da pandemia em 2020, em que o isolamento social provocou a suspensão das aulas presenciais e a única forma de promover a continuidade do processo educativo foi o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Assim, o presente artigo, por meio de uma pesquisa qualitativa, teve como propósito apresentar as potencialidades da utilização dos aplicativos Toon Math e Photomath como uma alternativa viável em sala de aula para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática. A análise dos aplicativos demonstrou que são ferramentas significativas para o ensino-aprendizagem de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior, fortalecendo práticas pedagógicas inovadoras que devem ser apropriadas pelos professores e utilizadas com frequência tendo como base a racionalidade de relevância proposta por Orozco-Gómez (2002). Palavras-chave: Ensino de Matemática; Aplicativos; Aprendizagem Móvel.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/514210.30938/bocehm.v8i23.5142Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 721-7372447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5142/4378Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAviz, Wilamis Micael de AraújoVasconcelos, Audrey Emmely RodriguesLozada, Claudia de Oliveira 2021-06-17T18:44:41Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5142Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:50.412490Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática |
title |
O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática |
spellingShingle |
O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática Aviz, Wilamis Micael de Araújo Ensino de Matemática Aplicativos Aprendizagem Móvel |
title_short |
O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática |
title_full |
O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática |
title_fullStr |
O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática |
title_full_unstemmed |
O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática |
title_sort |
O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática |
author |
Aviz, Wilamis Micael de Araújo |
author_facet |
Aviz, Wilamis Micael de Araújo Vasconcelos, Audrey Emmely Rodrigues Lozada, Claudia de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Audrey Emmely Rodrigues Lozada, Claudia de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aviz, Wilamis Micael de Araújo Vasconcelos, Audrey Emmely Rodrigues Lozada, Claudia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Aplicativos Aprendizagem Móvel |
topic |
Ensino de Matemática Aplicativos Aprendizagem Móvel |
description |
Nos últimos anos, as tecnologias móveis têm auxiliado consideravelmente o processo ensino-aprendizagem de Matemática. Além de inovarem os processos educativos com modelos de interação entre o aluno, o conhecimento e o dispositivo, de modo mais dinâmico, constituem um fator de motivação para as aulas de Matemática que geram um efeito positivo no que diz respeito à participação do aluno no processo de aprendizagem. A chamada aprendizagem móvel ou m-learning redefine o espaço educativo trazendo novos recursos didáticos e tipos de interações com o objeto de conhecimento, transpondo a temporalidade e o espaço escolar onde a aprendizagem costuma ocorrer, para além deles. Assim é preciso considerar os saberes referenciais dos alunos e como se estabelecem com o uso das tecnologias na sociedade e no contexto educativo, no sentido de ressignificá-los e reconfigurá-los considerando a imersão na cultura digital. A inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação no currículo é prevista desde a década de 90 no sentido de promover novas formas de construção e assimilação do conhecimento, mas ganhou notoriedade no período da pandemia em 2020, em que o isolamento social provocou a suspensão das aulas presenciais e a única forma de promover a continuidade do processo educativo foi o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Assim, o presente artigo, por meio de uma pesquisa qualitativa, teve como propósito apresentar as potencialidades da utilização dos aplicativos Toon Math e Photomath como uma alternativa viável em sala de aula para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática. A análise dos aplicativos demonstrou que são ferramentas significativas para o ensino-aprendizagem de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior, fortalecendo práticas pedagógicas inovadoras que devem ser apropriadas pelos professores e utilizadas com frequência tendo como base a racionalidade de relevância proposta por Orozco-Gómez (2002). Palavras-chave: Ensino de Matemática; Aplicativos; Aprendizagem Móvel. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5142 10.30938/bocehm.v8i23.5142 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5142 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v8i23.5142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5142/4378 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 721-737 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998365147136 |