ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Sousa Batista, Antonia Naiara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2856
Resumo: No intuito de aproximar ambos os campos, a educação matemática e a história da matemática, encontramos, na construção da interface, a possibilidade de articulá-los. Todavia, para iniciar essa construção, é necessário partir de um objeto de estudo, que, inicialmente, pode ser um documento ou texto original, um instrumento matemático, entre outros. Nesta pesquisa, temos como objeto de estudo o documento Chronographia, Reportorio dos Tempos... (1603), de Manuel de Figueiredo (1568 – 1622), mais especificamente, o texto que apresenta a fabricação da balhestilha ou radio astronômico. Assim, este estudo tem como objetivo apresentar alguns conhecimentos matemáticos que emergem da fabricação da balhestilha. Esta pesquisa está baseada na construção de uma interface proposta por Saito e Dias (2013), na qual demos ênfase no primeiro movimento, que, a partir de uma contextualização histórica do documento no período no qual estava inserido, iniciamos uma conversa com o texto que apresenta a fabricação da balhestilha para identificar alguns conhecimentos matemáticos que estavam presentes no documento e, concomitantemente, no período. No entanto, antes da leitura do texto, realizamos um tratamento didático em relação às expressões, palavras e nomenclaturas que seriam de difícil compreensão. A partir dessa conversa com o texto, identificamos conhecimentos matemáticos do tipo, construção de retas paralelas e perpendiculares, bissetriz, trissecção de ângulos, ponto médio, além de perceber que, por meio dos seis momentos, que estão presentes na fabricação do instrumento, encontram-se construções geométricas que utilizam as definições dos Elementos de Euclides, com régua não milimetrada e compasso. Assim, este estudo visa contribuir para as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da construção de uma interface, para articulação entre história e ensino de matemática.
id UECE-4_88cd7bd8831b5ae20f72a91dcab47073
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/2856
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS...Chronographia, Reportorio dos Tempos...; Text of the manufacture of the cross-staff; Mathematical knowledge.No intuito de aproximar ambos os campos, a educação matemática e a história da matemática, encontramos, na construção da interface, a possibilidade de articulá-los. Todavia, para iniciar essa construção, é necessário partir de um objeto de estudo, que, inicialmente, pode ser um documento ou texto original, um instrumento matemático, entre outros. Nesta pesquisa, temos como objeto de estudo o documento Chronographia, Reportorio dos Tempos... (1603), de Manuel de Figueiredo (1568 – 1622), mais especificamente, o texto que apresenta a fabricação da balhestilha ou radio astronômico. Assim, este estudo tem como objetivo apresentar alguns conhecimentos matemáticos que emergem da fabricação da balhestilha. Esta pesquisa está baseada na construção de uma interface proposta por Saito e Dias (2013), na qual demos ênfase no primeiro movimento, que, a partir de uma contextualização histórica do documento no período no qual estava inserido, iniciamos uma conversa com o texto que apresenta a fabricação da balhestilha para identificar alguns conhecimentos matemáticos que estavam presentes no documento e, concomitantemente, no período. No entanto, antes da leitura do texto, realizamos um tratamento didático em relação às expressões, palavras e nomenclaturas que seriam de difícil compreensão. A partir dessa conversa com o texto, identificamos conhecimentos matemáticos do tipo, construção de retas paralelas e perpendiculares, bissetriz, trissecção de ângulos, ponto médio, além de perceber que, por meio dos seis momentos, que estão presentes na fabricação do instrumento, encontram-se construções geométricas que utilizam as definições dos Elementos de Euclides, com régua não milimetrada e compasso. Assim, este estudo visa contribuir para as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da construção de uma interface, para articulação entre história e ensino de matemática.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/285610.30938/bocehm.v7i20.2856Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 301-3112447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2856/3001Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Sousa Batista, Antonia Naiara2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2856Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:43.526755Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS...
title ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS...
spellingShingle ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS...
De Sousa Batista, Antonia Naiara
Chronographia, Reportorio dos Tempos...; Text of the manufacture of the cross-staff; Mathematical knowledge.
title_short ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS...
title_full ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS...
title_fullStr ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS...
title_full_unstemmed ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS...
title_sort ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS...
author De Sousa Batista, Antonia Naiara
author_facet De Sousa Batista, Antonia Naiara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Sousa Batista, Antonia Naiara
dc.subject.por.fl_str_mv Chronographia, Reportorio dos Tempos...; Text of the manufacture of the cross-staff; Mathematical knowledge.
topic Chronographia, Reportorio dos Tempos...; Text of the manufacture of the cross-staff; Mathematical knowledge.
description No intuito de aproximar ambos os campos, a educação matemática e a história da matemática, encontramos, na construção da interface, a possibilidade de articulá-los. Todavia, para iniciar essa construção, é necessário partir de um objeto de estudo, que, inicialmente, pode ser um documento ou texto original, um instrumento matemático, entre outros. Nesta pesquisa, temos como objeto de estudo o documento Chronographia, Reportorio dos Tempos... (1603), de Manuel de Figueiredo (1568 – 1622), mais especificamente, o texto que apresenta a fabricação da balhestilha ou radio astronômico. Assim, este estudo tem como objetivo apresentar alguns conhecimentos matemáticos que emergem da fabricação da balhestilha. Esta pesquisa está baseada na construção de uma interface proposta por Saito e Dias (2013), na qual demos ênfase no primeiro movimento, que, a partir de uma contextualização histórica do documento no período no qual estava inserido, iniciamos uma conversa com o texto que apresenta a fabricação da balhestilha para identificar alguns conhecimentos matemáticos que estavam presentes no documento e, concomitantemente, no período. No entanto, antes da leitura do texto, realizamos um tratamento didático em relação às expressões, palavras e nomenclaturas que seriam de difícil compreensão. A partir dessa conversa com o texto, identificamos conhecimentos matemáticos do tipo, construção de retas paralelas e perpendiculares, bissetriz, trissecção de ângulos, ponto médio, além de perceber que, por meio dos seis momentos, que estão presentes na fabricação do instrumento, encontram-se construções geométricas que utilizam as definições dos Elementos de Euclides, com régua não milimetrada e compasso. Assim, este estudo visa contribuir para as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da construção de uma interface, para articulação entre história e ensino de matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2856
10.30938/bocehm.v7i20.2856
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2856
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v7i20.2856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2856/3001
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 301-311
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997667844096