ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS...
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2856 |
Resumo: | No intuito de aproximar ambos os campos, a educação matemática e a história da matemática, encontramos, na construção da interface, a possibilidade de articulá-los. Todavia, para iniciar essa construção, é necessário partir de um objeto de estudo, que, inicialmente, pode ser um documento ou texto original, um instrumento matemático, entre outros. Nesta pesquisa, temos como objeto de estudo o documento Chronographia, Reportorio dos Tempos... (1603), de Manuel de Figueiredo (1568 – 1622), mais especificamente, o texto que apresenta a fabricação da balhestilha ou radio astronômico. Assim, este estudo tem como objetivo apresentar alguns conhecimentos matemáticos que emergem da fabricação da balhestilha. Esta pesquisa está baseada na construção de uma interface proposta por Saito e Dias (2013), na qual demos ênfase no primeiro movimento, que, a partir de uma contextualização histórica do documento no período no qual estava inserido, iniciamos uma conversa com o texto que apresenta a fabricação da balhestilha para identificar alguns conhecimentos matemáticos que estavam presentes no documento e, concomitantemente, no período. No entanto, antes da leitura do texto, realizamos um tratamento didático em relação às expressões, palavras e nomenclaturas que seriam de difícil compreensão. A partir dessa conversa com o texto, identificamos conhecimentos matemáticos do tipo, construção de retas paralelas e perpendiculares, bissetriz, trissecção de ângulos, ponto médio, além de perceber que, por meio dos seis momentos, que estão presentes na fabricação do instrumento, encontram-se construções geométricas que utilizam as definições dos Elementos de Euclides, com régua não milimetrada e compasso. Assim, este estudo visa contribuir para as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da construção de uma interface, para articulação entre história e ensino de matemática. |
id |
UECE-4_88cd7bd8831b5ae20f72a91dcab47073 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/2856 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS...Chronographia, Reportorio dos Tempos...; Text of the manufacture of the cross-staff; Mathematical knowledge.No intuito de aproximar ambos os campos, a educação matemática e a história da matemática, encontramos, na construção da interface, a possibilidade de articulá-los. Todavia, para iniciar essa construção, é necessário partir de um objeto de estudo, que, inicialmente, pode ser um documento ou texto original, um instrumento matemático, entre outros. Nesta pesquisa, temos como objeto de estudo o documento Chronographia, Reportorio dos Tempos... (1603), de Manuel de Figueiredo (1568 – 1622), mais especificamente, o texto que apresenta a fabricação da balhestilha ou radio astronômico. Assim, este estudo tem como objetivo apresentar alguns conhecimentos matemáticos que emergem da fabricação da balhestilha. Esta pesquisa está baseada na construção de uma interface proposta por Saito e Dias (2013), na qual demos ênfase no primeiro movimento, que, a partir de uma contextualização histórica do documento no período no qual estava inserido, iniciamos uma conversa com o texto que apresenta a fabricação da balhestilha para identificar alguns conhecimentos matemáticos que estavam presentes no documento e, concomitantemente, no período. No entanto, antes da leitura do texto, realizamos um tratamento didático em relação às expressões, palavras e nomenclaturas que seriam de difícil compreensão. A partir dessa conversa com o texto, identificamos conhecimentos matemáticos do tipo, construção de retas paralelas e perpendiculares, bissetriz, trissecção de ângulos, ponto médio, além de perceber que, por meio dos seis momentos, que estão presentes na fabricação do instrumento, encontram-se construções geométricas que utilizam as definições dos Elementos de Euclides, com régua não milimetrada e compasso. Assim, este estudo visa contribuir para as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da construção de uma interface, para articulação entre história e ensino de matemática.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/285610.30938/bocehm.v7i20.2856Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 301-3112447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2856/3001Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Sousa Batista, Antonia Naiara2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2856Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:43.526755Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS... |
title |
ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS... |
spellingShingle |
ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS... De Sousa Batista, Antonia Naiara Chronographia, Reportorio dos Tempos...; Text of the manufacture of the cross-staff; Mathematical knowledge. |
title_short |
ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS... |
title_full |
ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS... |
title_fullStr |
ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS... |
title_full_unstemmed |
ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS... |
title_sort |
ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS... |
author |
De Sousa Batista, Antonia Naiara |
author_facet |
De Sousa Batista, Antonia Naiara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Sousa Batista, Antonia Naiara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chronographia, Reportorio dos Tempos...; Text of the manufacture of the cross-staff; Mathematical knowledge. |
topic |
Chronographia, Reportorio dos Tempos...; Text of the manufacture of the cross-staff; Mathematical knowledge. |
description |
No intuito de aproximar ambos os campos, a educação matemática e a história da matemática, encontramos, na construção da interface, a possibilidade de articulá-los. Todavia, para iniciar essa construção, é necessário partir de um objeto de estudo, que, inicialmente, pode ser um documento ou texto original, um instrumento matemático, entre outros. Nesta pesquisa, temos como objeto de estudo o documento Chronographia, Reportorio dos Tempos... (1603), de Manuel de Figueiredo (1568 – 1622), mais especificamente, o texto que apresenta a fabricação da balhestilha ou radio astronômico. Assim, este estudo tem como objetivo apresentar alguns conhecimentos matemáticos que emergem da fabricação da balhestilha. Esta pesquisa está baseada na construção de uma interface proposta por Saito e Dias (2013), na qual demos ênfase no primeiro movimento, que, a partir de uma contextualização histórica do documento no período no qual estava inserido, iniciamos uma conversa com o texto que apresenta a fabricação da balhestilha para identificar alguns conhecimentos matemáticos que estavam presentes no documento e, concomitantemente, no período. No entanto, antes da leitura do texto, realizamos um tratamento didático em relação às expressões, palavras e nomenclaturas que seriam de difícil compreensão. A partir dessa conversa com o texto, identificamos conhecimentos matemáticos do tipo, construção de retas paralelas e perpendiculares, bissetriz, trissecção de ângulos, ponto médio, além de perceber que, por meio dos seis momentos, que estão presentes na fabricação do instrumento, encontram-se construções geométricas que utilizam as definições dos Elementos de Euclides, com régua não milimetrada e compasso. Assim, este estudo visa contribuir para as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da construção de uma interface, para articulação entre história e ensino de matemática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2856 10.30938/bocehm.v7i20.2856 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2856 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v7i20.2856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2856/3001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 301-311 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997667844096 |