A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moia, Romulo Everton de Carvalho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mendes, Iran Abreu, Pereira, Marcos Fabricio Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8012
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar e descrever em teses e dissertações a dimensão do campo de pesquisa História e Epistemologia da Matemática, relacionada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, defendidas no período de 1990 a 2018. O texto, oriundo de uma pesquisa qualitativa que faz parte do projeto de pesquisa “História para o ensino de matemática na formação de professores e na Educação Básica: uma análise da produção brasileira 1990 – 2017”, apresenta resultados parciais da pesquisa para a tese doutoral intitulada “Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário Presente nas Dissertações e Teses – 1990 a 2020”, orientada pelo professor Dr. Iran Abreu Mendes. Trata-se de uma pesquisa de segunda ordem (pesquisa da pesquisa), nos termos de Gamboa (2014), e fundamentada em Mendes (2014; 2018; 2019), do tipo bibliográfica, pois apresenta como objeto de estudo dissertações e teses disponíveis no acervo do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat). Os resultados apontam a existência de 77 produções (55 dissertações e 22 teses), das quais foram identificadas e descritas 5 dissertações e 1 tese, que apontam para a dimensão da História e Epistemologia da Matemática. Nesses trabalhos, identificamos estudos epistemológicos relacionados, principalmente, à Aritmética, que tratam de diferentes temas, como: sistema de numeração, quatro operações, números, análise de livros didáticos.
id UECE-4_9607870fd7e2dce0cf06fdb44ed50b94
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/8012
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamentalHistória e EpistemologiaDissertações e TesesMatemáticaSéries IniciaisEste trabalho tem como objetivo identificar e descrever em teses e dissertações a dimensão do campo de pesquisa História e Epistemologia da Matemática, relacionada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, defendidas no período de 1990 a 2018. O texto, oriundo de uma pesquisa qualitativa que faz parte do projeto de pesquisa “História para o ensino de matemática na formação de professores e na Educação Básica: uma análise da produção brasileira 1990 – 2017”, apresenta resultados parciais da pesquisa para a tese doutoral intitulada “Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário Presente nas Dissertações e Teses – 1990 a 2020”, orientada pelo professor Dr. Iran Abreu Mendes. Trata-se de uma pesquisa de segunda ordem (pesquisa da pesquisa), nos termos de Gamboa (2014), e fundamentada em Mendes (2014; 2018; 2019), do tipo bibliográfica, pois apresenta como objeto de estudo dissertações e teses disponíveis no acervo do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat). Os resultados apontam a existência de 77 produções (55 dissertações e 22 teses), das quais foram identificadas e descritas 5 dissertações e 1 tese, que apontam para a dimensão da História e Epistemologia da Matemática. Nesses trabalhos, identificamos estudos epistemológicos relacionados, principalmente, à Aritmética, que tratam de diferentes temas, como: sistema de numeração, quatro operações, números, análise de livros didáticos.EdUECE2022-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/801210.30938/bocehm.v9i26.8012Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 152-1642447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8012/6834Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoia, Romulo Everton de CarvalhoMendes, Iran AbreuPereira, Marcos Fabricio Ferreira 2022-05-11T12:31:27Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8012Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:52.762829Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
title A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
Moia, Romulo Everton de Carvalho
História e Epistemologia
Dissertações e Teses
Matemática
Séries Iniciais
title_short A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
title_full A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
author Moia, Romulo Everton de Carvalho
author_facet Moia, Romulo Everton de Carvalho
Mendes, Iran Abreu
Pereira, Marcos Fabricio Ferreira
author_role author
author2 Mendes, Iran Abreu
Pereira, Marcos Fabricio Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moia, Romulo Everton de Carvalho
Mendes, Iran Abreu
Pereira, Marcos Fabricio Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv História e Epistemologia
Dissertações e Teses
Matemática
Séries Iniciais
topic História e Epistemologia
Dissertações e Teses
Matemática
Séries Iniciais
description Este trabalho tem como objetivo identificar e descrever em teses e dissertações a dimensão do campo de pesquisa História e Epistemologia da Matemática, relacionada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, defendidas no período de 1990 a 2018. O texto, oriundo de uma pesquisa qualitativa que faz parte do projeto de pesquisa “História para o ensino de matemática na formação de professores e na Educação Básica: uma análise da produção brasileira 1990 – 2017”, apresenta resultados parciais da pesquisa para a tese doutoral intitulada “Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário Presente nas Dissertações e Teses – 1990 a 2020”, orientada pelo professor Dr. Iran Abreu Mendes. Trata-se de uma pesquisa de segunda ordem (pesquisa da pesquisa), nos termos de Gamboa (2014), e fundamentada em Mendes (2014; 2018; 2019), do tipo bibliográfica, pois apresenta como objeto de estudo dissertações e teses disponíveis no acervo do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat). Os resultados apontam a existência de 77 produções (55 dissertações e 22 teses), das quais foram identificadas e descritas 5 dissertações e 1 tese, que apontam para a dimensão da História e Epistemologia da Matemática. Nesses trabalhos, identificamos estudos epistemológicos relacionados, principalmente, à Aritmética, que tratam de diferentes temas, como: sistema de numeração, quatro operações, números, análise de livros didáticos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8012
10.30938/bocehm.v9i26.8012
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8012
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v9i26.8012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8012/6834
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 152-164
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998423867392