história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/161 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é caracterizar as propostas didáticas tratadas em teses e dissertações da história para o ensino de sistema de numeração decimal para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo está fundamentado nos conceitos: história da matemática como agente de cognição (MENDES, 2013) e; história para o ensino da matemática como uma reinvenção didática para a sala de aula (MENDES, 2017). Para operacionalizar a pesquisa, elaboramos um instrumento para análise na luz do conceito história da matemática pedagogicamente vetorizada (MINGUEL & MIORIM, 2008), de modo a identificarmos as teses e dissertações com potencialidade didática para a sala de aula. Os resultados indicaram que, das 26 teses e dissertações da história do ensino de sistema de numeração decimal identificadas, 35% trataram de abordagens centradas no ensino, as quais podem ser utilizadas didaticamente para ensinar sistema de numeração decimal nos anos iniciais. Igualmente apontou que existem aquelas, as quais necessitam de adaptações para que efetivamente sejam implementadas em sala de aula para auxiliar na prática do professor que ensina Matemática. |
id |
UFPA-6_de88ee39038fcd74f497aa2ffc9a1438 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/161 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018)História da MatemáticaHistória para o ensino da matemáticaSistema de numeração decimalAnos iniciaisO objetivo deste artigo é caracterizar as propostas didáticas tratadas em teses e dissertações da história para o ensino de sistema de numeração decimal para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo está fundamentado nos conceitos: história da matemática como agente de cognição (MENDES, 2013) e; história para o ensino da matemática como uma reinvenção didática para a sala de aula (MENDES, 2017). Para operacionalizar a pesquisa, elaboramos um instrumento para análise na luz do conceito história da matemática pedagogicamente vetorizada (MINGUEL & MIORIM, 2008), de modo a identificarmos as teses e dissertações com potencialidade didática para a sala de aula. Os resultados indicaram que, das 26 teses e dissertações da história do ensino de sistema de numeração decimal identificadas, 35% trataram de abordagens centradas no ensino, as quais podem ser utilizadas didaticamente para ensinar sistema de numeração decimal nos anos iniciais. Igualmente apontou que existem aquelas, as quais necessitam de adaptações para que efetivamente sejam implementadas em sala de aula para auxiliar na prática do professor que ensina Matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/16110.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p193-211.id212REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 193-2112675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/161/160Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Pires, Lucas2022-11-17T22:43:43Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/161Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:43:43Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018) |
title |
história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018) |
spellingShingle |
história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018) Silva Pires, Lucas História da Matemática História para o ensino da matemática Sistema de numeração decimal Anos iniciais |
title_short |
história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018) |
title_full |
história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018) |
title_fullStr |
história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018) |
title_full_unstemmed |
história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018) |
title_sort |
história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018) |
author |
Silva Pires, Lucas |
author_facet |
Silva Pires, Lucas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Pires, Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática História para o ensino da matemática Sistema de numeração decimal Anos iniciais |
topic |
História da Matemática História para o ensino da matemática Sistema de numeração decimal Anos iniciais |
description |
O objetivo deste artigo é caracterizar as propostas didáticas tratadas em teses e dissertações da história para o ensino de sistema de numeração decimal para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo está fundamentado nos conceitos: história da matemática como agente de cognição (MENDES, 2013) e; história para o ensino da matemática como uma reinvenção didática para a sala de aula (MENDES, 2017). Para operacionalizar a pesquisa, elaboramos um instrumento para análise na luz do conceito história da matemática pedagogicamente vetorizada (MINGUEL & MIORIM, 2008), de modo a identificarmos as teses e dissertações com potencialidade didática para a sala de aula. Os resultados indicaram que, das 26 teses e dissertações da história do ensino de sistema de numeração decimal identificadas, 35% trataram de abordagens centradas no ensino, as quais podem ser utilizadas didaticamente para ensinar sistema de numeração decimal nos anos iniciais. Igualmente apontou que existem aquelas, as quais necessitam de adaptações para que efetivamente sejam implementadas em sala de aula para auxiliar na prática do professor que ensina Matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/161 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p193-211.id212 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/161 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p193-211.id212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/161/160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 193-211 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003175231488 |