história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Pires, Lucas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/161
Resumo: O objetivo deste artigo é caracterizar as propostas didáticas tratadas em teses e dissertações da história para o ensino de sistema de numeração decimal para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo está fundamentado nos conceitos: história da matemática como agente de cognição (MENDES, 2013) e; história para o ensino da matemática como uma reinvenção didática para a sala de aula (MENDES, 2017). Para operacionalizar a pesquisa, elaboramos um instrumento para análise na luz do conceito história da matemática pedagogicamente vetorizada (MINGUEL & MIORIM, 2008), de modo a identificarmos as teses e dissertações com potencialidade didática para a sala de aula. Os resultados indicaram que, das 26 teses e dissertações da história do ensino de sistema de numeração decimal identificadas, 35% trataram de abordagens centradas no ensino, as quais podem ser utilizadas didaticamente para ensinar sistema de numeração decimal nos anos iniciais. Igualmente apontou que existem aquelas, as quais necessitam de adaptações para que efetivamente sejam implementadas em sala de aula para auxiliar na prática do professor que ensina Matemática.
id UFPA-6_de88ee39038fcd74f497aa2ffc9a1438
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/161
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018)História da MatemáticaHistória para o ensino da matemáticaSistema de numeração decimalAnos iniciaisO objetivo deste artigo é caracterizar as propostas didáticas tratadas em teses e dissertações da história para o ensino de sistema de numeração decimal para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo está fundamentado nos conceitos: história da matemática como agente de cognição (MENDES, 2013) e; história para o ensino da matemática como uma reinvenção didática para a sala de aula (MENDES, 2017). Para operacionalizar a pesquisa, elaboramos um instrumento para análise na luz do conceito história da matemática pedagogicamente vetorizada (MINGUEL & MIORIM, 2008), de modo a identificarmos as teses e dissertações com potencialidade didática para a sala de aula. Os resultados indicaram que, das 26 teses e dissertações da história do ensino de sistema de numeração decimal identificadas, 35% trataram de abordagens centradas no ensino, as quais podem ser utilizadas didaticamente para ensinar sistema de numeração decimal nos anos iniciais. Igualmente apontou que existem aquelas, as quais necessitam de adaptações para que efetivamente sejam implementadas em sala de aula para auxiliar na prática do professor que ensina Matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/16110.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p193-211.id212REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 193-2112675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/161/160Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Pires, Lucas2022-11-17T22:43:43Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/161Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:43:43Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018)
title história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018)
spellingShingle história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018)
Silva Pires, Lucas
História da Matemática
História para o ensino da matemática
Sistema de numeração decimal
Anos iniciais
title_short história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018)
title_full história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018)
title_fullStr história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018)
title_full_unstemmed história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018)
title_sort história para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018)
author Silva Pires, Lucas
author_facet Silva Pires, Lucas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Pires, Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática
História para o ensino da matemática
Sistema de numeração decimal
Anos iniciais
topic História da Matemática
História para o ensino da matemática
Sistema de numeração decimal
Anos iniciais
description O objetivo deste artigo é caracterizar as propostas didáticas tratadas em teses e dissertações da história para o ensino de sistema de numeração decimal para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo está fundamentado nos conceitos: história da matemática como agente de cognição (MENDES, 2013) e; história para o ensino da matemática como uma reinvenção didática para a sala de aula (MENDES, 2017). Para operacionalizar a pesquisa, elaboramos um instrumento para análise na luz do conceito história da matemática pedagogicamente vetorizada (MINGUEL & MIORIM, 2008), de modo a identificarmos as teses e dissertações com potencialidade didática para a sala de aula. Os resultados indicaram que, das 26 teses e dissertações da história do ensino de sistema de numeração decimal identificadas, 35% trataram de abordagens centradas no ensino, as quais podem ser utilizadas didaticamente para ensinar sistema de numeração decimal nos anos iniciais. Igualmente apontou que existem aquelas, as quais necessitam de adaptações para que efetivamente sejam implementadas em sala de aula para auxiliar na prática do professor que ensina Matemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/161
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p193-211.id212
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/161
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p193-211.id212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/161/160
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 193-211
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003175231488