Iniciação Matemática na Educação Infantil: a pergunta como estratégia de mediação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Larissa Maria Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa, Francisco Edison Eugenio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5027
Resumo: O ensino de Matemática é, muitas vezes, deixado de lado ou colocado em segundo plano na Educação Infantil, fazendo-se necessário que se volte o olhar para essa fase tão importante para a construção da base para o estudo dos conteúdos matemáticos. Diante desse contexto, traz-se, aqui, uma discussão acerca desse tema, argumentando-se sobre o uso da pergunta como estratégia de mediação nas experiências de iniciação matemática nessa fase escolar. Parte-se do pressuposto que, se a exposição de conteúdos não deve ser utilizada como a única estratégia de ensino, em qualquer etapa de escolarização, com crianças essa ação didática é muito menos apropriada, considerando suas características e seu estágio de desenvolvimento. Defende-se, portanto, o uso da pergunta como estratégia de mediação nas experiências de iniciação matemática da Educação Infantil. Nesse sentido, o estudo fundamentou-se na seguinte indagação: de que forma a pergunta pode contribuir com o trabalho de mediação do professor na Educação Infantil em relação às experiências de iniciação matemática? A pesquisa teve, pois, como objetivo: discutir sobre as contibuições da pergunta como estratégia de mediação nas experiências de iniciação matemática da Educação Infantil. A investigação foi de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e concluiu-se que a pergunta é uma importante estratégia no trabalho do professor, na interação verbal proporcionada pela convivência com as crianças; que o uso da pergunta como estratégia de mediação pode contribuir com a participação ativa dos alunos no processo de iniciação matemática, além de proporcionar a interação entre docente e discentes; a pergunta pode ajudar o professor nas várias atividades realizadas na sala de aula, nos diferentes campos de experiência, mas é preciso que o docente conheça e direcione seus questionamentos para as várias noções matemáticas, contemplando as ideias de número, espaço e medida, conceitos básicos para a numeralização das crianças e base fundamental para a aprendizagem dos conteúdos matemáticos nas etapas posteriores da educação. Palavras-chave:  Iniciação matemática; Educação Infantil; Pergunta; Estratégia; Mediação.
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