Formação de professores e aprendizagem docente: observações de aulas de Matemática no contexto do Estágio Supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Andresa Ferreira de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Francisco José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10573
Resumo: No contexto da formação inicial de professores, os Estágios Supervisionados são componentes curriculares importantes por constituírem-se como espaços/tempos capazes de potencializar a aprendizagem da profissão docente. Este trabalho tem como finalidade refletir sobre experiências vividas durante a realização do Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro, centrando-se em observações de regências de aulas de Matemática como espaço de aprendizagem docente. De abordagem qualitativa, o estudo se caracteriza como relato de experiência e trata-se de exposição de aprendizados vivenciados nas atividades do Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Matemática. As observações de regência de sala de aula aconteceram em uma escola de estadual, localizada no interior cearense, entre os dias 26 de maio de 2022 a 13 de setembro de 2022, totalizando uma carga horária de 40 horas/aula na escola-campo. Dentre as principais experiências destacam-se as atividades de observação de sala de aulas na disciplina de Matemática, acompanhadas no estágio, como tempo de aprendizagem docente em que o licenciando tem contato com a profissão na ambiência do Ensino Médio, observando a prática de professores experientes na perspectiva desenvolvimento profissional e construção de saberes docente. As vivências justificam-se pelo seu caráter formativo, propiciando ao licenciando em Matemática aprendizagens tanto para a formação pessoal quanto profissional, pois, a partir dessas experiências, compreende-se ainda mais o papel do professor no dia a dia da sala de aula. O estágio enriquece a formação inicial docente na construção de aprendizagens sobre o que é ser professor, bem como melhorar o processo de escrita a partir da construção de relatos de observações de aulas e Relatório Final de Estágio Supervisionado III.
id UECE-4_982f4e4eb78d01189ec68a4601727284
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/10573
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores e aprendizagem docente: observações de aulas de Matemática no contexto do Estágio SupervisionadoAprendizagem docenteEstágio SupervisionadoMatemática EnsinoNo contexto da formação inicial de professores, os Estágios Supervisionados são componentes curriculares importantes por constituírem-se como espaços/tempos capazes de potencializar a aprendizagem da profissão docente. Este trabalho tem como finalidade refletir sobre experiências vividas durante a realização do Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro, centrando-se em observações de regências de aulas de Matemática como espaço de aprendizagem docente. De abordagem qualitativa, o estudo se caracteriza como relato de experiência e trata-se de exposição de aprendizados vivenciados nas atividades do Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Matemática. As observações de regência de sala de aula aconteceram em uma escola de estadual, localizada no interior cearense, entre os dias 26 de maio de 2022 a 13 de setembro de 2022, totalizando uma carga horária de 40 horas/aula na escola-campo. Dentre as principais experiências destacam-se as atividades de observação de sala de aulas na disciplina de Matemática, acompanhadas no estágio, como tempo de aprendizagem docente em que o licenciando tem contato com a profissão na ambiência do Ensino Médio, observando a prática de professores experientes na perspectiva desenvolvimento profissional e construção de saberes docente. As vivências justificam-se pelo seu caráter formativo, propiciando ao licenciando em Matemática aprendizagens tanto para a formação pessoal quanto profissional, pois, a partir dessas experiências, compreende-se ainda mais o papel do professor no dia a dia da sala de aula. O estágio enriquece a formação inicial docente na construção de aprendizagens sobre o que é ser professor, bem como melhorar o processo de escrita a partir da construção de relatos de observações de aulas e Relatório Final de Estágio Supervisionado III.EdUECE2023-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1057310.30938/bocehm.v10i30.10573Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 30 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Set/Dez; 01-142447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10573/10112Copyright (c) 2023 Andresa Ferreira de Sousa, Francisco José de Limahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Sousa, Andresa Ferreira deLima, Francisco José de2023-10-28T17:50:49Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/10573Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-10-28T17:50:49Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e aprendizagem docente: observações de aulas de Matemática no contexto do Estágio Supervisionado
title Formação de professores e aprendizagem docente: observações de aulas de Matemática no contexto do Estágio Supervisionado
spellingShingle Formação de professores e aprendizagem docente: observações de aulas de Matemática no contexto do Estágio Supervisionado
Sousa, Andresa Ferreira de
Aprendizagem docente
Estágio Supervisionado
Matemática
Ensino
title_short Formação de professores e aprendizagem docente: observações de aulas de Matemática no contexto do Estágio Supervisionado
title_full Formação de professores e aprendizagem docente: observações de aulas de Matemática no contexto do Estágio Supervisionado
title_fullStr Formação de professores e aprendizagem docente: observações de aulas de Matemática no contexto do Estágio Supervisionado
title_full_unstemmed Formação de professores e aprendizagem docente: observações de aulas de Matemática no contexto do Estágio Supervisionado
title_sort Formação de professores e aprendizagem docente: observações de aulas de Matemática no contexto do Estágio Supervisionado
author Sousa, Andresa Ferreira de
author_facet Sousa, Andresa Ferreira de
Lima, Francisco José de
author_role author
author2 Lima, Francisco José de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Andresa Ferreira de
Lima, Francisco José de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem docente
Estágio Supervisionado
Matemática
Ensino
topic Aprendizagem docente
Estágio Supervisionado
Matemática
Ensino
description No contexto da formação inicial de professores, os Estágios Supervisionados são componentes curriculares importantes por constituírem-se como espaços/tempos capazes de potencializar a aprendizagem da profissão docente. Este trabalho tem como finalidade refletir sobre experiências vividas durante a realização do Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro, centrando-se em observações de regências de aulas de Matemática como espaço de aprendizagem docente. De abordagem qualitativa, o estudo se caracteriza como relato de experiência e trata-se de exposição de aprendizados vivenciados nas atividades do Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Matemática. As observações de regência de sala de aula aconteceram em uma escola de estadual, localizada no interior cearense, entre os dias 26 de maio de 2022 a 13 de setembro de 2022, totalizando uma carga horária de 40 horas/aula na escola-campo. Dentre as principais experiências destacam-se as atividades de observação de sala de aulas na disciplina de Matemática, acompanhadas no estágio, como tempo de aprendizagem docente em que o licenciando tem contato com a profissão na ambiência do Ensino Médio, observando a prática de professores experientes na perspectiva desenvolvimento profissional e construção de saberes docente. As vivências justificam-se pelo seu caráter formativo, propiciando ao licenciando em Matemática aprendizagens tanto para a formação pessoal quanto profissional, pois, a partir dessas experiências, compreende-se ainda mais o papel do professor no dia a dia da sala de aula. O estágio enriquece a formação inicial docente na construção de aprendizagens sobre o que é ser professor, bem como melhorar o processo de escrita a partir da construção de relatos de observações de aulas e Relatório Final de Estágio Supervisionado III.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10573
10.30938/bocehm.v10i30.10573
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10573
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v10i30.10573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10573/10112
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Andresa Ferreira de Sousa, Francisco José de Lima
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Andresa Ferreira de Sousa, Francisco José de Lima
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 30 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Set/Dez; 01-14
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997038698496