HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2793 |
Resumo: | Considerando atual e relevante aproximação da História da Matemática e Ensino de Matemática e o surgimento de diversas propostas de recursos didáticos para o processo de ensino de conceitos matemáticos, consideradas alternativas atrativas e motivadoras no sentido de despertar o interesse do aluno em sala de aula, bem como possibilidades de trilhar caminhos investigativos para obtenção de novos conhecimentos, apresenta-se este artigo, inserido na linha da História da Matemática na área de Educação Matemática, que tem por objetivo efetuar uma revisão de textos elaborados por Lima (2019) que abordam o uso da História da Matemática para o Ensino de Matemática, em particular o ensino de trigonometria, de acordo com o diagrama metodológico proposto por Chaquiam (2017). Os textos foram elaborados seguindo a linha do tempo do desenvolvimento da trigonometria, elaborada por Lima (2019a), onde foram efetuados recortes históricos e elaboração de textos referentes aos séculos II e III a.C., IX a XIV d.C. e XVIII a XIX d.C., associados aos personagens que contribuíam para a evolução da trigonometria como: Arquimedes, Eratóstenes, Apolônio, Hiparco de Nicéia, Al-Battani, Bhaskara Akaria, Fibonacci, Nicole d’Oresme, Gilles Roberval, Isaac Newton, Leonhard Euler e Fourier. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho teórico onde foram analisados três trabalhos constantes em Lima (2019a). Os resultados mostram a possibilidade de elaboração de textos para uso em sala de aula a partir do diagrama proposto por Chaquiam (2017), bem como proporcionar uma primeira aproximação dos professores em formação inicial à História da Matemática, uma vez que a maioria ainda não teve orientações sobre o uso da história no ensino ou como escrever textos para tais fins. |
id |
UECE-4_a9aa0167933bc588578ae0d196974e98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/2793 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019)História da Matemática; História no Ensino; Trigonometria; História da Trigonometria.Considerando atual e relevante aproximação da História da Matemática e Ensino de Matemática e o surgimento de diversas propostas de recursos didáticos para o processo de ensino de conceitos matemáticos, consideradas alternativas atrativas e motivadoras no sentido de despertar o interesse do aluno em sala de aula, bem como possibilidades de trilhar caminhos investigativos para obtenção de novos conhecimentos, apresenta-se este artigo, inserido na linha da História da Matemática na área de Educação Matemática, que tem por objetivo efetuar uma revisão de textos elaborados por Lima (2019) que abordam o uso da História da Matemática para o Ensino de Matemática, em particular o ensino de trigonometria, de acordo com o diagrama metodológico proposto por Chaquiam (2017). Os textos foram elaborados seguindo a linha do tempo do desenvolvimento da trigonometria, elaborada por Lima (2019a), onde foram efetuados recortes históricos e elaboração de textos referentes aos séculos II e III a.C., IX a XIV d.C. e XVIII a XIX d.C., associados aos personagens que contribuíam para a evolução da trigonometria como: Arquimedes, Eratóstenes, Apolônio, Hiparco de Nicéia, Al-Battani, Bhaskara Akaria, Fibonacci, Nicole d’Oresme, Gilles Roberval, Isaac Newton, Leonhard Euler e Fourier. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho teórico onde foram analisados três trabalhos constantes em Lima (2019a). Os resultados mostram a possibilidade de elaboração de textos para uso em sala de aula a partir do diagrama proposto por Chaquiam (2017), bem como proporcionar uma primeira aproximação dos professores em formação inicial à História da Matemática, uma vez que a maioria ainda não teve orientações sobre o uso da história no ensino ou como escrever textos para tais fins.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/279310.30938/bocehm.v7i20.2793Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 241-2522447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2793/2993Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva, Jessie HevenyChaquiam, Miguel2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2793Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:42.450366Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019) |
title |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019) |
spellingShingle |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019) Saraiva, Jessie Heveny História da Matemática; História no Ensino; Trigonometria; História da Trigonometria. |
title_short |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019) |
title_full |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019) |
title_fullStr |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019) |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019) |
title_sort |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019) |
author |
Saraiva, Jessie Heveny |
author_facet |
Saraiva, Jessie Heveny Chaquiam, Miguel |
author_role |
author |
author2 |
Chaquiam, Miguel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Jessie Heveny Chaquiam, Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática; História no Ensino; Trigonometria; História da Trigonometria. |
topic |
História da Matemática; História no Ensino; Trigonometria; História da Trigonometria. |
description |
Considerando atual e relevante aproximação da História da Matemática e Ensino de Matemática e o surgimento de diversas propostas de recursos didáticos para o processo de ensino de conceitos matemáticos, consideradas alternativas atrativas e motivadoras no sentido de despertar o interesse do aluno em sala de aula, bem como possibilidades de trilhar caminhos investigativos para obtenção de novos conhecimentos, apresenta-se este artigo, inserido na linha da História da Matemática na área de Educação Matemática, que tem por objetivo efetuar uma revisão de textos elaborados por Lima (2019) que abordam o uso da História da Matemática para o Ensino de Matemática, em particular o ensino de trigonometria, de acordo com o diagrama metodológico proposto por Chaquiam (2017). Os textos foram elaborados seguindo a linha do tempo do desenvolvimento da trigonometria, elaborada por Lima (2019a), onde foram efetuados recortes históricos e elaboração de textos referentes aos séculos II e III a.C., IX a XIV d.C. e XVIII a XIX d.C., associados aos personagens que contribuíam para a evolução da trigonometria como: Arquimedes, Eratóstenes, Apolônio, Hiparco de Nicéia, Al-Battani, Bhaskara Akaria, Fibonacci, Nicole d’Oresme, Gilles Roberval, Isaac Newton, Leonhard Euler e Fourier. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho teórico onde foram analisados três trabalhos constantes em Lima (2019a). Os resultados mostram a possibilidade de elaboração de textos para uso em sala de aula a partir do diagrama proposto por Chaquiam (2017), bem como proporcionar uma primeira aproximação dos professores em formação inicial à História da Matemática, uma vez que a maioria ainda não teve orientações sobre o uso da história no ensino ou como escrever textos para tais fins. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2793 10.30938/bocehm.v7i20.2793 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2793 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v7i20.2793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2793/2993 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 241-252 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997619609600 |