HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Jessie Heveny
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Chaquiam, Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2793
Resumo: Considerando atual e relevante aproximação da História da Matemática e Ensino de Matemática e o surgimento de diversas propostas de recursos didáticos para o processo de ensino de conceitos matemáticos, consideradas alternativas atrativas e motivadoras no sentido de despertar o interesse do aluno em sala de aula, bem como possibilidades de trilhar caminhos investigativos para obtenção de novos conhecimentos, apresenta-se este artigo, inserido na linha da História da Matemática na área de Educação Matemática, que tem por objetivo efetuar uma revisão de textos elaborados por Lima (2019) que abordam o uso da História da Matemática para o Ensino de Matemática, em particular o ensino de trigonometria, de acordo com o diagrama metodológico proposto por Chaquiam (2017). Os textos foram elaborados seguindo a linha do tempo do desenvolvimento da trigonometria, elaborada por Lima (2019a), onde foram efetuados recortes históricos e elaboração de textos referentes aos séculos II e III a.C., IX a XIV d.C. e XVIII a XIX d.C., associados aos personagens que contribuíam para a evolução da trigonometria como: Arquimedes, Eratóstenes, Apolônio, Hiparco de Nicéia, Al-Battani, Bhaskara Akaria, Fibonacci, Nicole d’Oresme, Gilles Roberval, Isaac Newton, Leonhard Euler e Fourier. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho teórico onde foram analisados três trabalhos constantes em Lima (2019a).  Os resultados mostram a possibilidade de elaboração de textos para uso em sala de aula a partir do diagrama proposto por Chaquiam (2017), bem como proporcionar uma primeira aproximação dos professores em formação inicial à História da Matemática, uma vez que a maioria ainda não teve orientações sobre o uso da história no ensino ou como escrever textos para tais fins.
id UECE-4_a9aa0167933bc588578ae0d196974e98
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/2793
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019)História da Matemática; História no Ensino; Trigonometria; História da Trigonometria.Considerando atual e relevante aproximação da História da Matemática e Ensino de Matemática e o surgimento de diversas propostas de recursos didáticos para o processo de ensino de conceitos matemáticos, consideradas alternativas atrativas e motivadoras no sentido de despertar o interesse do aluno em sala de aula, bem como possibilidades de trilhar caminhos investigativos para obtenção de novos conhecimentos, apresenta-se este artigo, inserido na linha da História da Matemática na área de Educação Matemática, que tem por objetivo efetuar uma revisão de textos elaborados por Lima (2019) que abordam o uso da História da Matemática para o Ensino de Matemática, em particular o ensino de trigonometria, de acordo com o diagrama metodológico proposto por Chaquiam (2017). Os textos foram elaborados seguindo a linha do tempo do desenvolvimento da trigonometria, elaborada por Lima (2019a), onde foram efetuados recortes históricos e elaboração de textos referentes aos séculos II e III a.C., IX a XIV d.C. e XVIII a XIX d.C., associados aos personagens que contribuíam para a evolução da trigonometria como: Arquimedes, Eratóstenes, Apolônio, Hiparco de Nicéia, Al-Battani, Bhaskara Akaria, Fibonacci, Nicole d’Oresme, Gilles Roberval, Isaac Newton, Leonhard Euler e Fourier. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho teórico onde foram analisados três trabalhos constantes em Lima (2019a).  Os resultados mostram a possibilidade de elaboração de textos para uso em sala de aula a partir do diagrama proposto por Chaquiam (2017), bem como proporcionar uma primeira aproximação dos professores em formação inicial à História da Matemática, uma vez que a maioria ainda não teve orientações sobre o uso da história no ensino ou como escrever textos para tais fins.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/279310.30938/bocehm.v7i20.2793Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 241-2522447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2793/2993Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva, Jessie HevenyChaquiam, Miguel2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2793Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:42.450366Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019)
title HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019)
spellingShingle HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019)
Saraiva, Jessie Heveny
História da Matemática; História no Ensino; Trigonometria; História da Trigonometria.
title_short HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019)
title_full HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019)
title_fullStr HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019)
title_full_unstemmed HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019)
title_sort HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: REVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019)
author Saraiva, Jessie Heveny
author_facet Saraiva, Jessie Heveny
Chaquiam, Miguel
author_role author
author2 Chaquiam, Miguel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Jessie Heveny
Chaquiam, Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática; História no Ensino; Trigonometria; História da Trigonometria.
topic História da Matemática; História no Ensino; Trigonometria; História da Trigonometria.
description Considerando atual e relevante aproximação da História da Matemática e Ensino de Matemática e o surgimento de diversas propostas de recursos didáticos para o processo de ensino de conceitos matemáticos, consideradas alternativas atrativas e motivadoras no sentido de despertar o interesse do aluno em sala de aula, bem como possibilidades de trilhar caminhos investigativos para obtenção de novos conhecimentos, apresenta-se este artigo, inserido na linha da História da Matemática na área de Educação Matemática, que tem por objetivo efetuar uma revisão de textos elaborados por Lima (2019) que abordam o uso da História da Matemática para o Ensino de Matemática, em particular o ensino de trigonometria, de acordo com o diagrama metodológico proposto por Chaquiam (2017). Os textos foram elaborados seguindo a linha do tempo do desenvolvimento da trigonometria, elaborada por Lima (2019a), onde foram efetuados recortes históricos e elaboração de textos referentes aos séculos II e III a.C., IX a XIV d.C. e XVIII a XIX d.C., associados aos personagens que contribuíam para a evolução da trigonometria como: Arquimedes, Eratóstenes, Apolônio, Hiparco de Nicéia, Al-Battani, Bhaskara Akaria, Fibonacci, Nicole d’Oresme, Gilles Roberval, Isaac Newton, Leonhard Euler e Fourier. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho teórico onde foram analisados três trabalhos constantes em Lima (2019a).  Os resultados mostram a possibilidade de elaboração de textos para uso em sala de aula a partir do diagrama proposto por Chaquiam (2017), bem como proporcionar uma primeira aproximação dos professores em formação inicial à História da Matemática, uma vez que a maioria ainda não teve orientações sobre o uso da história no ensino ou como escrever textos para tais fins.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2793
10.30938/bocehm.v7i20.2793
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2793
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v7i20.2793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2793/2993
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 241-252
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997619609600