Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antônio Anderson Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Freire, Dianara Figueirêdo, Sousa, Francisco Edisom Eugenio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5076
Resumo: É notória a defasagem no ensino de Matemática nas escolas, o que leva muitos professores a se perguntarem, diariamente: “Como ensinar Matemática? ou “O que devo fazer para que os meus alunos aprendam esse conteúdo de Matemática?”. Por isso, não se pode deixar de pensar e de criar projetos/estratégias que fortaleçam o ensino de Matemática, pois a mesma é indispensável na formação do ser humano. Para tanto, existe a extensão universitária, que possibilita uma contribuição para a formação do discente que a vivencia, por meio de experiências desenvolvidas, que fortalecem o conhecimento do aluno e que visam promover a relação entre a universidade e a comunidade externa. A observação e a participação nas ações de extensão realizadas no Programa de Extensão: Formação Continuada em Educação Matemática, vinculado ao Laboratório de Educação Matemática da FECLESC/UECE – LaboMática, levou-nos ao seguinte questionamento: quais as contribuições do Programa de Extensão: Formação Continuada em Educação Matemática, dos anos de 2018 e 2019, na formação de licenciandos e comunidade externa? Diante dessa pergunta, este trabalho teve como objetivo refletir sobre as contribuições do Programa de Extensão: Formação Continuada em Educação Matemática, dos anos de 2018 e 2019, na formação de licenciandos e na comunidade externa. O artigo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa participante, de natureza qualitativa, em que foram observadas ações realizadas interiormente e exteriormente à FECLESC. Assim, observaram-se várias atividades proporcionadas pelo Programa e suas contribuições na disseminação de metodologias para o ensino de Matemática e o Programa ainda colaborou para aperfeiçoar a formação inicial e continuada dos envolvidos no projeto, destacando-se a importância da extensão universitária e percebendo-a como uma peça fundamental na formação do professor, pois ela o aproxima do fazer docente e também rompe a distância entre universidade e comunidade externa, entre universidade e escola. Palavras-chave: Contribuições; Programa de Extensão; Educação Matemática; Formação inicial docente.
id UECE-4_aa70139b7861629d9df0b0bf824c7053
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5076
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externaContribuiçõesPrograma de ExtensãoEducação MatemáticaFormação inicial docenteÉ notória a defasagem no ensino de Matemática nas escolas, o que leva muitos professores a se perguntarem, diariamente: “Como ensinar Matemática? ou “O que devo fazer para que os meus alunos aprendam esse conteúdo de Matemática?”. Por isso, não se pode deixar de pensar e de criar projetos/estratégias que fortaleçam o ensino de Matemática, pois a mesma é indispensável na formação do ser humano. Para tanto, existe a extensão universitária, que possibilita uma contribuição para a formação do discente que a vivencia, por meio de experiências desenvolvidas, que fortalecem o conhecimento do aluno e que visam promover a relação entre a universidade e a comunidade externa. A observação e a participação nas ações de extensão realizadas no Programa de Extensão: Formação Continuada em Educação Matemática, vinculado ao Laboratório de Educação Matemática da FECLESC/UECE – LaboMática, levou-nos ao seguinte questionamento: quais as contribuições do Programa de Extensão: Formação Continuada em Educação Matemática, dos anos de 2018 e 2019, na formação de licenciandos e comunidade externa? Diante dessa pergunta, este trabalho teve como objetivo refletir sobre as contribuições do Programa de Extensão: Formação Continuada em Educação Matemática, dos anos de 2018 e 2019, na formação de licenciandos e na comunidade externa. O artigo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa participante, de natureza qualitativa, em que foram observadas ações realizadas interiormente e exteriormente à FECLESC. Assim, observaram-se várias atividades proporcionadas pelo Programa e suas contribuições na disseminação de metodologias para o ensino de Matemática e o Programa ainda colaborou para aperfeiçoar a formação inicial e continuada dos envolvidos no projeto, destacando-se a importância da extensão universitária e percebendo-a como uma peça fundamental na formação do professor, pois ela o aproxima do fazer docente e também rompe a distância entre universidade e comunidade externa, entre universidade e escola. Palavras-chave: Contribuições; Programa de Extensão; Educação Matemática; Formação inicial docente.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/507610.30938/bocehm.v8i23.5076Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 534-5492447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5076/4365Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccess Silva, Antônio Anderson OliveiraFreire, Dianara Figueirêdo Sousa, Francisco Edisom Eugenio de2021-06-17T18:44:51Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5076Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:48.857523Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externa
title Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externa
spellingShingle Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externa
Silva, Antônio Anderson Oliveira
Contribuições
Programa de Extensão
Educação Matemática
Formação inicial docente
title_short Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externa
title_full Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externa
title_fullStr Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externa
title_full_unstemmed Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externa
title_sort Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externa
author Silva, Antônio Anderson Oliveira
author_facet Silva, Antônio Anderson Oliveira
Freire, Dianara Figueirêdo
Sousa, Francisco Edisom Eugenio de
author_role author
author2 Freire, Dianara Figueirêdo
Sousa, Francisco Edisom Eugenio de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antônio Anderson Oliveira
Freire, Dianara Figueirêdo
Sousa, Francisco Edisom Eugenio de
dc.subject.por.fl_str_mv Contribuições
Programa de Extensão
Educação Matemática
Formação inicial docente
topic Contribuições
Programa de Extensão
Educação Matemática
Formação inicial docente
description É notória a defasagem no ensino de Matemática nas escolas, o que leva muitos professores a se perguntarem, diariamente: “Como ensinar Matemática? ou “O que devo fazer para que os meus alunos aprendam esse conteúdo de Matemática?”. Por isso, não se pode deixar de pensar e de criar projetos/estratégias que fortaleçam o ensino de Matemática, pois a mesma é indispensável na formação do ser humano. Para tanto, existe a extensão universitária, que possibilita uma contribuição para a formação do discente que a vivencia, por meio de experiências desenvolvidas, que fortalecem o conhecimento do aluno e que visam promover a relação entre a universidade e a comunidade externa. A observação e a participação nas ações de extensão realizadas no Programa de Extensão: Formação Continuada em Educação Matemática, vinculado ao Laboratório de Educação Matemática da FECLESC/UECE – LaboMática, levou-nos ao seguinte questionamento: quais as contribuições do Programa de Extensão: Formação Continuada em Educação Matemática, dos anos de 2018 e 2019, na formação de licenciandos e comunidade externa? Diante dessa pergunta, este trabalho teve como objetivo refletir sobre as contribuições do Programa de Extensão: Formação Continuada em Educação Matemática, dos anos de 2018 e 2019, na formação de licenciandos e na comunidade externa. O artigo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa participante, de natureza qualitativa, em que foram observadas ações realizadas interiormente e exteriormente à FECLESC. Assim, observaram-se várias atividades proporcionadas pelo Programa e suas contribuições na disseminação de metodologias para o ensino de Matemática e o Programa ainda colaborou para aperfeiçoar a formação inicial e continuada dos envolvidos no projeto, destacando-se a importância da extensão universitária e percebendo-a como uma peça fundamental na formação do professor, pois ela o aproxima do fazer docente e também rompe a distância entre universidade e comunidade externa, entre universidade e escola. Palavras-chave: Contribuições; Programa de Extensão; Educação Matemática; Formação inicial docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5076
10.30938/bocehm.v8i23.5076
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5076
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i23.5076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5076/4365
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 534-549
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998144946176