Professores de Matemática em fase inicial de carreira docente: reverberações da formação inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4834 |
Resumo: | O estudo objetiva analisar as contribuições e limitações do processo de formação inicial, vivenciado por dois professores de Matemática, em fase inicial de carreira docente, no contexto da Universidade Estadual do Ceará – Campus Itaperi, evidenciando possibilidades e desafios na ação cotidiana dos docentes na etapa introdutória da profissão. Caracterizamos como professores de Matemática em início de carreira aqueles que possuem até cinco anos de experiência no âmbito profissional, em consonância com os estudos de Huberman (2000), que descreve as fases do ciclo vivencial docente. A formação inicial pode reverberar em aprendizagens e conhecimentos essenciais para o trabalho qualitativo do professor de Matemática em início de carreira, bem como repercutir na explicitação de um trabalho meramente técnico, pautado pela exposição oral de conteúdos curriculares, em uma visão que não aguça a curiosidade dos estudantes, vislumbrando o conhecimento matemático como algo estático, desprovido de significação e distanciado da vida dos educandos. A investigação está embasada na perspectiva qualitativa da pesquisa. Como método, utilizou-se o estudo de caso e o procedimento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada individual. A formação inicial deve ser vislumbrada e desenvolvida como fator vinculado ao futuro exercício docente, por parte dos licenciandos, em que o conjunto de ações, planejado e desenvolvido, nessa etapa possam problematizar estratégias e situações vividas no âmbito da profissão, oriundas das vivências formativas e do campo do Estágio, visando uma reflexão crítica na e sobre a prática, bem como o desenvolvimento do espírito colaborativo, objetivando ajuda mútua com foco no grupo de profissionais que compõem a escola, local de atuação do professor da educação básica. Palavras-chave: Professor de Matemática; Fase inicial da carreira; Formação inicial; Contribuições; Limitações. |
id |
UECE-4_a4d566cdd7346a9563b4a8ada80a2338 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/4834 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores de Matemática em fase inicial de carreira docente: reverberações da formação inicialProfessor de MatemáticaFase inicial da carreiraFormação inicialContribuiçõesLimitaçõesO estudo objetiva analisar as contribuições e limitações do processo de formação inicial, vivenciado por dois professores de Matemática, em fase inicial de carreira docente, no contexto da Universidade Estadual do Ceará – Campus Itaperi, evidenciando possibilidades e desafios na ação cotidiana dos docentes na etapa introdutória da profissão. Caracterizamos como professores de Matemática em início de carreira aqueles que possuem até cinco anos de experiência no âmbito profissional, em consonância com os estudos de Huberman (2000), que descreve as fases do ciclo vivencial docente. A formação inicial pode reverberar em aprendizagens e conhecimentos essenciais para o trabalho qualitativo do professor de Matemática em início de carreira, bem como repercutir na explicitação de um trabalho meramente técnico, pautado pela exposição oral de conteúdos curriculares, em uma visão que não aguça a curiosidade dos estudantes, vislumbrando o conhecimento matemático como algo estático, desprovido de significação e distanciado da vida dos educandos. A investigação está embasada na perspectiva qualitativa da pesquisa. Como método, utilizou-se o estudo de caso e o procedimento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada individual. A formação inicial deve ser vislumbrada e desenvolvida como fator vinculado ao futuro exercício docente, por parte dos licenciandos, em que o conjunto de ações, planejado e desenvolvido, nessa etapa possam problematizar estratégias e situações vividas no âmbito da profissão, oriundas das vivências formativas e do campo do Estágio, visando uma reflexão crítica na e sobre a prática, bem como o desenvolvimento do espírito colaborativo, objetivando ajuda mútua com foco no grupo de profissionais que compõem a escola, local de atuação do professor da educação básica. Palavras-chave: Professor de Matemática; Fase inicial da carreira; Formação inicial; Contribuições; Limitações.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/483410.30938/bocehm.v8i23.4834Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 1236-12512447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4834/4416Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Francisco Jeovane doCastro, Eliziane RochaCastro, Luzitelma Maria Barbosa de2021-06-17T18:45:12Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4834Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:45.788561Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores de Matemática em fase inicial de carreira docente: reverberações da formação inicial |
title |
Professores de Matemática em fase inicial de carreira docente: reverberações da formação inicial |
spellingShingle |
Professores de Matemática em fase inicial de carreira docente: reverberações da formação inicial Nascimento, Francisco Jeovane do Professor de Matemática Fase inicial da carreira Formação inicial Contribuições Limitações |
title_short |
Professores de Matemática em fase inicial de carreira docente: reverberações da formação inicial |
title_full |
Professores de Matemática em fase inicial de carreira docente: reverberações da formação inicial |
title_fullStr |
Professores de Matemática em fase inicial de carreira docente: reverberações da formação inicial |
title_full_unstemmed |
Professores de Matemática em fase inicial de carreira docente: reverberações da formação inicial |
title_sort |
Professores de Matemática em fase inicial de carreira docente: reverberações da formação inicial |
author |
Nascimento, Francisco Jeovane do |
author_facet |
Nascimento, Francisco Jeovane do Castro, Eliziane Rocha Castro, Luzitelma Maria Barbosa de |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Eliziane Rocha Castro, Luzitelma Maria Barbosa de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Francisco Jeovane do Castro, Eliziane Rocha Castro, Luzitelma Maria Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor de Matemática Fase inicial da carreira Formação inicial Contribuições Limitações |
topic |
Professor de Matemática Fase inicial da carreira Formação inicial Contribuições Limitações |
description |
O estudo objetiva analisar as contribuições e limitações do processo de formação inicial, vivenciado por dois professores de Matemática, em fase inicial de carreira docente, no contexto da Universidade Estadual do Ceará – Campus Itaperi, evidenciando possibilidades e desafios na ação cotidiana dos docentes na etapa introdutória da profissão. Caracterizamos como professores de Matemática em início de carreira aqueles que possuem até cinco anos de experiência no âmbito profissional, em consonância com os estudos de Huberman (2000), que descreve as fases do ciclo vivencial docente. A formação inicial pode reverberar em aprendizagens e conhecimentos essenciais para o trabalho qualitativo do professor de Matemática em início de carreira, bem como repercutir na explicitação de um trabalho meramente técnico, pautado pela exposição oral de conteúdos curriculares, em uma visão que não aguça a curiosidade dos estudantes, vislumbrando o conhecimento matemático como algo estático, desprovido de significação e distanciado da vida dos educandos. A investigação está embasada na perspectiva qualitativa da pesquisa. Como método, utilizou-se o estudo de caso e o procedimento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada individual. A formação inicial deve ser vislumbrada e desenvolvida como fator vinculado ao futuro exercício docente, por parte dos licenciandos, em que o conjunto de ações, planejado e desenvolvido, nessa etapa possam problematizar estratégias e situações vividas no âmbito da profissão, oriundas das vivências formativas e do campo do Estágio, visando uma reflexão crítica na e sobre a prática, bem como o desenvolvimento do espírito colaborativo, objetivando ajuda mútua com foco no grupo de profissionais que compõem a escola, local de atuação do professor da educação básica. Palavras-chave: Professor de Matemática; Fase inicial da carreira; Formação inicial; Contribuições; Limitações. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4834 10.30938/bocehm.v8i23.4834 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4834 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v8i23.4834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4834/4416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 1236-1251 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998040088576 |