O USO DE UM JOGO DE BATALHA NAVAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, João Pedro Mardegan
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1446
Resumo: Por consequência de estudos que começaram com maior ênfase nos anos setenta, como nos trabalhos de David Ausubel, Paulo Freire e Howard Gardner, sabe-se que os alunos apresentam perfis subjetivos de aprendizagem, assim, de certo, a velocidade e a forma de apropriação do conhecimento varia conforme o sujeito objeto do paradigma ensino-aprendizado. De maneira geral, sendo o professor o responsável por transformar um conjunto de matérias em conteúdo de ensino, deve ele criar seu plano de aula de forma que a maioria dos alunos sejam atingidos. Hoje, nota-se que a aula expositiva-dialogada está defasada, uma vez que os alunos não sentem atraídos em serem agentes passivos na relação ensino-aprendizado, ou seja, não sentem atraídos em ficar em silêncio apenas ouvindo o professor. Atrelado ao pensamento de que o professor deve integrar outras metodologias em suas aulas para garantir que os alunos adquiram uma aprendizagem significativa, como também haja uma maior quantidade de alunos participando da interação com o conteúdo, este trabalho teve como finalidade analisar a influência de um jogo de batalha naval como ferramenta didática no ensino de matemática para com alunos do ensino fundamental, testando se este pode ser um possível apoiador das aulas expositivas para melhora nos índices de desempenho dos alunos. Esta pesquisa consistiu em uma análise de desempenho dos alunos apenas com a aula expositiva, como também após a aplicação do jogo. Com base nos resultados obtidos notou-se que houve melhora no desempenho dos alunos após esta abordagem metodológica, mostrando a grande eficiência da integração de jogos em aulas de matemática.  
id UECE-4_bc41a7be5d56bf4cd554ba0715c621f0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1446
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling O USO DE UM JOGO DE BATALHA NAVAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICArecurso didáticojogobatalha navalmatemáticaPor consequência de estudos que começaram com maior ênfase nos anos setenta, como nos trabalhos de David Ausubel, Paulo Freire e Howard Gardner, sabe-se que os alunos apresentam perfis subjetivos de aprendizagem, assim, de certo, a velocidade e a forma de apropriação do conhecimento varia conforme o sujeito objeto do paradigma ensino-aprendizado. De maneira geral, sendo o professor o responsável por transformar um conjunto de matérias em conteúdo de ensino, deve ele criar seu plano de aula de forma que a maioria dos alunos sejam atingidos. Hoje, nota-se que a aula expositiva-dialogada está defasada, uma vez que os alunos não sentem atraídos em serem agentes passivos na relação ensino-aprendizado, ou seja, não sentem atraídos em ficar em silêncio apenas ouvindo o professor. Atrelado ao pensamento de que o professor deve integrar outras metodologias em suas aulas para garantir que os alunos adquiram uma aprendizagem significativa, como também haja uma maior quantidade de alunos participando da interação com o conteúdo, este trabalho teve como finalidade analisar a influência de um jogo de batalha naval como ferramenta didática no ensino de matemática para com alunos do ensino fundamental, testando se este pode ser um possível apoiador das aulas expositivas para melhora nos índices de desempenho dos alunos. Esta pesquisa consistiu em uma análise de desempenho dos alunos apenas com a aula expositiva, como também após a aplicação do jogo. Com base nos resultados obtidos notou-se que houve melhora no desempenho dos alunos após esta abordagem metodológica, mostrando a grande eficiência da integração de jogos em aulas de matemática.  EdUECE2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/144610.30938/bocehm.v6i17.1446Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 6 n. 17 (2019): Boletim Cearense de Educação e Hist´oria da Matemática; 84 - 982447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1446/1468Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, João Pedro Mardegan2020-09-15T13:40:05Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1446Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:41.495642Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE UM JOGO DE BATALHA NAVAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title O USO DE UM JOGO DE BATALHA NAVAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle O USO DE UM JOGO DE BATALHA NAVAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ribeiro, João Pedro Mardegan
recurso didático
jogo
batalha naval
matemática
title_short O USO DE UM JOGO DE BATALHA NAVAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full O USO DE UM JOGO DE BATALHA NAVAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr O USO DE UM JOGO DE BATALHA NAVAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed O USO DE UM JOGO DE BATALHA NAVAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort O USO DE UM JOGO DE BATALHA NAVAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Ribeiro, João Pedro Mardegan
author_facet Ribeiro, João Pedro Mardegan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, João Pedro Mardegan
dc.subject.por.fl_str_mv recurso didático
jogo
batalha naval
matemática
topic recurso didático
jogo
batalha naval
matemática
description Por consequência de estudos que começaram com maior ênfase nos anos setenta, como nos trabalhos de David Ausubel, Paulo Freire e Howard Gardner, sabe-se que os alunos apresentam perfis subjetivos de aprendizagem, assim, de certo, a velocidade e a forma de apropriação do conhecimento varia conforme o sujeito objeto do paradigma ensino-aprendizado. De maneira geral, sendo o professor o responsável por transformar um conjunto de matérias em conteúdo de ensino, deve ele criar seu plano de aula de forma que a maioria dos alunos sejam atingidos. Hoje, nota-se que a aula expositiva-dialogada está defasada, uma vez que os alunos não sentem atraídos em serem agentes passivos na relação ensino-aprendizado, ou seja, não sentem atraídos em ficar em silêncio apenas ouvindo o professor. Atrelado ao pensamento de que o professor deve integrar outras metodologias em suas aulas para garantir que os alunos adquiram uma aprendizagem significativa, como também haja uma maior quantidade de alunos participando da interação com o conteúdo, este trabalho teve como finalidade analisar a influência de um jogo de batalha naval como ferramenta didática no ensino de matemática para com alunos do ensino fundamental, testando se este pode ser um possível apoiador das aulas expositivas para melhora nos índices de desempenho dos alunos. Esta pesquisa consistiu em uma análise de desempenho dos alunos apenas com a aula expositiva, como também após a aplicação do jogo. Com base nos resultados obtidos notou-se que houve melhora no desempenho dos alunos após esta abordagem metodológica, mostrando a grande eficiência da integração de jogos em aulas de matemática.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1446
10.30938/bocehm.v6i17.1446
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1446
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v6i17.1446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1446/1468
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 6 n. 17 (2019): Boletim Cearense de Educação e Hist´oria da Matemática; 84 - 98
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997585006592