ENSINO DA REGRA DE TRÊS: A PROPOSIÇÃO CINCO DO LIBER QUADRATORUM COMO UM CONTEXTO PRÓPRIO DE ESTUDO EM MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, DENIVALDO PANTOJA DA
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Guimarães Filho, José dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2830
Resumo: Temos na História da Matemática, uma ferramenta metodológica que pode ajudar o professor que ensina matemática na construção do conhecimento matemático escolar, por meio de fontes, contextos, problemas e textos históricos. Destes podemos citar o Liber Quadratorum, escrito por Leonardo de Pisa (1180 – 1250) em 1225 no século XIII, de forma particular, a proposição cinco deste livro. Há consenso entre profissionais de educação que novos métodos, estratégias e a inserção de instrumentos que facilitem o ensino da Matemática são necessários para prender a atenção dos alunos em sala de aula. Essa tarefa nos parece desafiadora para o momento atual visto a constante mudança que as tecnologias da informação e comunicação proporcionam a cada instante com velocidade. Pensando em proporcionar ao professor alternativas metodológicas de certo modo inovadoras que sejam objetivamente possíveis de serem executadas, propomos neste artigo, como objetivo, buscar construir uma praxeologia para Regra de Três considerando a proposição cinco e sua demonstração como provedora de um contexto próprio de estudo em Matemática. Para isso, desenvolveremos este trabalho à luz da História da Matemática auxiliada pela noção de praxeologia como referencial teórico-metodológico. Os resultados apontam a proposição cinco do Liber Quadratorum e sua demonstração como dispositivo didático eficaz para o estudo da Regra de Três, promove a iniciação ao estudo de álgebra, além de se apresentar como um instrumento essencial para um fazer de modelização matemática possível na educação básica atendendo aos anseios relacionados à interação harmoniosa entre os componentes dos processos didáticos de modo que culminem em aprendizagens duradouras e significativas.
id UECE-4_c1caa9cf2259d89bc6946a3e1894abb1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/2830
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO DA REGRA DE TRÊS: A PROPOSIÇÃO CINCO DO LIBER QUADRATORUM COMO UM CONTEXTO PRÓPRIO DE ESTUDO EM MATEMÁTICARegra de Três; Liber Quadratorum; Práxis; Aprendizagem; Ensino.Temos na História da Matemática, uma ferramenta metodológica que pode ajudar o professor que ensina matemática na construção do conhecimento matemático escolar, por meio de fontes, contextos, problemas e textos históricos. Destes podemos citar o Liber Quadratorum, escrito por Leonardo de Pisa (1180 – 1250) em 1225 no século XIII, de forma particular, a proposição cinco deste livro. Há consenso entre profissionais de educação que novos métodos, estratégias e a inserção de instrumentos que facilitem o ensino da Matemática são necessários para prender a atenção dos alunos em sala de aula. Essa tarefa nos parece desafiadora para o momento atual visto a constante mudança que as tecnologias da informação e comunicação proporcionam a cada instante com velocidade. Pensando em proporcionar ao professor alternativas metodológicas de certo modo inovadoras que sejam objetivamente possíveis de serem executadas, propomos neste artigo, como objetivo, buscar construir uma praxeologia para Regra de Três considerando a proposição cinco e sua demonstração como provedora de um contexto próprio de estudo em Matemática. Para isso, desenvolveremos este trabalho à luz da História da Matemática auxiliada pela noção de praxeologia como referencial teórico-metodológico. Os resultados apontam a proposição cinco do Liber Quadratorum e sua demonstração como dispositivo didático eficaz para o estudo da Regra de Três, promove a iniciação ao estudo de álgebra, além de se apresentar como um instrumento essencial para um fazer de modelização matemática possível na educação básica atendendo aos anseios relacionados à interação harmoniosa entre os componentes dos processos didáticos de modo que culminem em aprendizagens duradouras e significativas.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/283010.30938/bocehm.v7i20.2830Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 139-1472447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2830/3025Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, DENIVALDO PANTOJA DAGuimarães Filho, José dos Santos2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2830Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:42.907686Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DA REGRA DE TRÊS: A PROPOSIÇÃO CINCO DO LIBER QUADRATORUM COMO UM CONTEXTO PRÓPRIO DE ESTUDO EM MATEMÁTICA
title ENSINO DA REGRA DE TRÊS: A PROPOSIÇÃO CINCO DO LIBER QUADRATORUM COMO UM CONTEXTO PRÓPRIO DE ESTUDO EM MATEMÁTICA
spellingShingle ENSINO DA REGRA DE TRÊS: A PROPOSIÇÃO CINCO DO LIBER QUADRATORUM COMO UM CONTEXTO PRÓPRIO DE ESTUDO EM MATEMÁTICA
SILVA, DENIVALDO PANTOJA DA
Regra de Três; Liber Quadratorum; Práxis; Aprendizagem; Ensino.
title_short ENSINO DA REGRA DE TRÊS: A PROPOSIÇÃO CINCO DO LIBER QUADRATORUM COMO UM CONTEXTO PRÓPRIO DE ESTUDO EM MATEMÁTICA
title_full ENSINO DA REGRA DE TRÊS: A PROPOSIÇÃO CINCO DO LIBER QUADRATORUM COMO UM CONTEXTO PRÓPRIO DE ESTUDO EM MATEMÁTICA
title_fullStr ENSINO DA REGRA DE TRÊS: A PROPOSIÇÃO CINCO DO LIBER QUADRATORUM COMO UM CONTEXTO PRÓPRIO DE ESTUDO EM MATEMÁTICA
title_full_unstemmed ENSINO DA REGRA DE TRÊS: A PROPOSIÇÃO CINCO DO LIBER QUADRATORUM COMO UM CONTEXTO PRÓPRIO DE ESTUDO EM MATEMÁTICA
title_sort ENSINO DA REGRA DE TRÊS: A PROPOSIÇÃO CINCO DO LIBER QUADRATORUM COMO UM CONTEXTO PRÓPRIO DE ESTUDO EM MATEMÁTICA
author SILVA, DENIVALDO PANTOJA DA
author_facet SILVA, DENIVALDO PANTOJA DA
Guimarães Filho, José dos Santos
author_role author
author2 Guimarães Filho, José dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, DENIVALDO PANTOJA DA
Guimarães Filho, José dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Regra de Três; Liber Quadratorum; Práxis; Aprendizagem; Ensino.
topic Regra de Três; Liber Quadratorum; Práxis; Aprendizagem; Ensino.
description Temos na História da Matemática, uma ferramenta metodológica que pode ajudar o professor que ensina matemática na construção do conhecimento matemático escolar, por meio de fontes, contextos, problemas e textos históricos. Destes podemos citar o Liber Quadratorum, escrito por Leonardo de Pisa (1180 – 1250) em 1225 no século XIII, de forma particular, a proposição cinco deste livro. Há consenso entre profissionais de educação que novos métodos, estratégias e a inserção de instrumentos que facilitem o ensino da Matemática são necessários para prender a atenção dos alunos em sala de aula. Essa tarefa nos parece desafiadora para o momento atual visto a constante mudança que as tecnologias da informação e comunicação proporcionam a cada instante com velocidade. Pensando em proporcionar ao professor alternativas metodológicas de certo modo inovadoras que sejam objetivamente possíveis de serem executadas, propomos neste artigo, como objetivo, buscar construir uma praxeologia para Regra de Três considerando a proposição cinco e sua demonstração como provedora de um contexto próprio de estudo em Matemática. Para isso, desenvolveremos este trabalho à luz da História da Matemática auxiliada pela noção de praxeologia como referencial teórico-metodológico. Os resultados apontam a proposição cinco do Liber Quadratorum e sua demonstração como dispositivo didático eficaz para o estudo da Regra de Três, promove a iniciação ao estudo de álgebra, além de se apresentar como um instrumento essencial para um fazer de modelização matemática possível na educação básica atendendo aos anseios relacionados à interação harmoniosa entre os componentes dos processos didáticos de modo que culminem em aprendizagens duradouras e significativas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2830
10.30938/bocehm.v7i20.2830
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2830
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v7i20.2830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2830/3025
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 139-147
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997638483968