A praxeologia da regra de três algebrizada e a proposição cinco do Liber Quadratorum

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Autor(a) principal: Silva, Denivaldo Pantoja da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Guimarães Filho, José dos Santos, Brandemberg, João Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8270
Resumo: Este artigo tem como objetivo buscar uma transposição didática para o ensino da Regra de Três, uma prática sócio-histórica, que permita desenvolver sua algebrização em uma Praxeologia denominada Regra de Três Algebrizada como um processo evolutivo. Para isso, buscamos na História da Matemática, consultando obras da Matemática consideradas fontes, uma abordagem metodológica que aliada às noções de Transposição Didática, Praxeologia e Modelo Epistemológico de Referência como provedores do engendramento de um conjunto de regras, relações e procedimentos necessários para tal desenvolvimento. Nossos resultados iniciais apontam a proposição cinco do Liber Quadratorum como um dispositivo didático eficaz para iniciação ao estudo de práticas de algebrização, além de propor um fazer de modelização matemática possível na Educação Básica.
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spelling A praxeologia da regra de três algebrizada e a proposição cinco do Liber QuadratorumThe praxeology of the rule of three algebraized and proposition five of the Liber Quadratorumhistória da matemática; práxis; algebrização; regra de três; Liber Quadratorumhistory of mathematics; praxis; algebrization; rule of three; Liber QuadratorumEste artigo tem como objetivo buscar uma transposição didática para o ensino da Regra de Três, uma prática sócio-histórica, que permita desenvolver sua algebrização em uma Praxeologia denominada Regra de Três Algebrizada como um processo evolutivo. Para isso, buscamos na História da Matemática, consultando obras da Matemática consideradas fontes, uma abordagem metodológica que aliada às noções de Transposição Didática, Praxeologia e Modelo Epistemológico de Referência como provedores do engendramento de um conjunto de regras, relações e procedimentos necessários para tal desenvolvimento. Nossos resultados iniciais apontam a proposição cinco do Liber Quadratorum como um dispositivo didático eficaz para iniciação ao estudo de práticas de algebrização, além de propor um fazer de modelização matemática possível na Educação Básica.This article has as objective  seek a didactic transposition for the teaching of the Rule of Three, a socio-historical practice, which allows to develop your algebraization in a Praxeology called Rule of Three Algebraized as an evolutionary process. For that, we searched in the History of Mathematics, consulting works of Mathematics considered sources, a methodological approach that combined with the notions of Didactic Transposition, Praxeology and Epistemological Model of Reference as providers of the engendering of a set of rules, relations and procedures necessary for such development. Our initial results point to the proposition five of the Liber Quadratorum as an effective didactic device to initiate the study of practices of algebraization, in addition to proposing a make possible of mathematical modeling in Basic Education.Universidade Federal do ParáSilva, Denivaldo Pantoja daGuimarães Filho, José dos SantosBrandemberg, João Claudio2020-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/827010.18542/amazrecm.v16i35.8270Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 35 (2020): Especial História da Matemática; 61-73Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 35 (2020): Especial História da Matemática; 61-732317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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