Interações virtuais acerca do processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Mariany Fonseca
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Danielle Abreu, Ciríaco, Klinger Teodoro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4876
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4876
Resumo: Tomamos como objeto de reflexão e análise encaminhamentos e resultados de uma experiência de formação continuada de professores(as) acerca do processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Buscamos no contexto extensionista de uma atividade promovida pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, apresentar e problematizar em que medida interações virtuais assíncronas no Facebook constituem-se eixo catalisador de compartilhamento de práticas profissionais em que a literatura infantil representa campo promissor ao ler, escrever e resolver problemas em Educação Matemática nos anos iniciais, particularmente em turmas de 1º ao 3º ano, sendo este o objetivo do artigo. O referencial teórico abarca discussões sobre alfabetização, letramento e alfabetização matemática na perspectiva do letramento por meio de projetos de ensino e sequências didáticas. Em termos metodológicos, validamo-nos de uma dinâmica de colaboração e interação virtual cujo o foco era que os/as docentes compartilhassem suas práticas profissionais em que a linguagem ocupou/ocupa posição de destaque no trabalho pedagógico com base na indicação de títulos de livros de histórias infantis de natureza matemática à problematização via projetos de ensino e/ou sequências didáticas. Como resultado central, podemos inferir que a adoção de ambientes virtuais de aprendizagem constituem-se fontes ricas e promissoras de compartilhamento de práticas, desde que mediadas de forma colaborativa e interativa, o que para nós ocorreu na proposta em apreciação. Além disso, frente ao trabalho docente remoto durante a pandemia, recorrer às redes sociais como recurso pedagógico possibilitou tornar o processo mais natural, dado que contribuiu para fluir positivamente o sentimento de pertença dos partícipes. Palavras-chave: Interações virtuais; Formação continuada de professores; Alfabetização matemática; Literatura Infantil.
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