Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Antonio Mauricio Medeiros
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3050
Resumo: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC é um programa de formação continuada de professores alfabetizadores, financiado pelo governo federal brasileiro, que tem como principal objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças dos 6 aos 8 anos de idade, matriculadas nas escolas públicas. Para tanto, desde 2013 as universidades brasileiras tem se dedicado a oferta de cursos promovidos por esse programa, que versam sobre a alfabetização em suas múltiplas facetas. No ano de 2014 o foco das formações foi o ensino de Matemática nos anos iniciais, tendo como pano de fundo das discussões a Alfabetização Matemática das crianças matriculadas no ciclo de alfabetização (6 aos 8 anos), bem como de conceitos como letramento matemático e numeramento. Esse texto problematiza essa formação dos professores alfabetizadores a partir da discussão desse conceito e das práticas de formação desenvolvidas pela Universidade Federal de Pelotas no ano de 2014.
id UEMG-2_f6e07b9bf831f2bdf84d5131ebaa1806
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3050
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAICPNAICAlfabetização MatemáticaFormação continuadaAnos Iniciais.O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC é um programa de formação continuada de professores alfabetizadores, financiado pelo governo federal brasileiro, que tem como principal objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças dos 6 aos 8 anos de idade, matriculadas nas escolas públicas. Para tanto, desde 2013 as universidades brasileiras tem se dedicado a oferta de cursos promovidos por esse programa, que versam sobre a alfabetização em suas múltiplas facetas. No ano de 2014 o foco das formações foi o ensino de Matemática nos anos iniciais, tendo como pano de fundo das discussões a Alfabetização Matemática das crianças matriculadas no ciclo de alfabetização (6 aos 8 anos), bem como de conceitos como letramento matemático e numeramento. Esse texto problematiza essa formação dos professores alfabetizadores a partir da discussão desse conceito e das práticas de formação desenvolvidas pela Universidade Federal de Pelotas no ano de 2014.EDUEMG2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/305010.24934/eef.v23i39.3050Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 88-105Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 88-105Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 88-1052317-00931519-332210.24934/eef.v23i39reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3050/2628Copyright (c) 2020 Antonio Mauricio Medeiros Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Antonio Mauricio Medeiros2020-06-10T15:59:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3050Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-06-10T15:59Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC
title Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC
spellingShingle Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC
Alves, Antonio Mauricio Medeiros
PNAIC
Alfabetização Matemática
Formação continuada
Anos Iniciais.
title_short Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC
title_full Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC
title_fullStr Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC
title_full_unstemmed Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC
title_sort Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC
author Alves, Antonio Mauricio Medeiros
author_facet Alves, Antonio Mauricio Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Antonio Mauricio Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv PNAIC
Alfabetização Matemática
Formação continuada
Anos Iniciais.
topic PNAIC
Alfabetização Matemática
Formação continuada
Anos Iniciais.
description O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC é um programa de formação continuada de professores alfabetizadores, financiado pelo governo federal brasileiro, que tem como principal objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças dos 6 aos 8 anos de idade, matriculadas nas escolas públicas. Para tanto, desde 2013 as universidades brasileiras tem se dedicado a oferta de cursos promovidos por esse programa, que versam sobre a alfabetização em suas múltiplas facetas. No ano de 2014 o foco das formações foi o ensino de Matemática nos anos iniciais, tendo como pano de fundo das discussões a Alfabetização Matemática das crianças matriculadas no ciclo de alfabetização (6 aos 8 anos), bem como de conceitos como letramento matemático e numeramento. Esse texto problematiza essa formação dos professores alfabetizadores a partir da discussão desse conceito e das práticas de formação desenvolvidas pela Universidade Federal de Pelotas no ano de 2014.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3050
10.24934/eef.v23i39.3050
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3050
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i39.3050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3050/2628
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Antonio Mauricio Medeiros Alves
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Antonio Mauricio Medeiros Alves
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 88-105
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 88-105
Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 88-105
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i39
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469763239936