Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3050 |
Resumo: | O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC é um programa de formação continuada de professores alfabetizadores, financiado pelo governo federal brasileiro, que tem como principal objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças dos 6 aos 8 anos de idade, matriculadas nas escolas públicas. Para tanto, desde 2013 as universidades brasileiras tem se dedicado a oferta de cursos promovidos por esse programa, que versam sobre a alfabetização em suas múltiplas facetas. No ano de 2014 o foco das formações foi o ensino de Matemática nos anos iniciais, tendo como pano de fundo das discussões a Alfabetização Matemática das crianças matriculadas no ciclo de alfabetização (6 aos 8 anos), bem como de conceitos como letramento matemático e numeramento. Esse texto problematiza essa formação dos professores alfabetizadores a partir da discussão desse conceito e das práticas de formação desenvolvidas pela Universidade Federal de Pelotas no ano de 2014. |
id |
UEMG-2_f6e07b9bf831f2bdf84d5131ebaa1806 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3050 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAICPNAICAlfabetização MatemáticaFormação continuadaAnos Iniciais.O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC é um programa de formação continuada de professores alfabetizadores, financiado pelo governo federal brasileiro, que tem como principal objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças dos 6 aos 8 anos de idade, matriculadas nas escolas públicas. Para tanto, desde 2013 as universidades brasileiras tem se dedicado a oferta de cursos promovidos por esse programa, que versam sobre a alfabetização em suas múltiplas facetas. No ano de 2014 o foco das formações foi o ensino de Matemática nos anos iniciais, tendo como pano de fundo das discussões a Alfabetização Matemática das crianças matriculadas no ciclo de alfabetização (6 aos 8 anos), bem como de conceitos como letramento matemático e numeramento. Esse texto problematiza essa formação dos professores alfabetizadores a partir da discussão desse conceito e das práticas de formação desenvolvidas pela Universidade Federal de Pelotas no ano de 2014.EDUEMG2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/305010.24934/eef.v23i39.3050Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 88-105Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 88-105Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 88-1052317-00931519-332210.24934/eef.v23i39reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3050/2628Copyright (c) 2020 Antonio Mauricio Medeiros Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Antonio Mauricio Medeiros2020-06-10T15:59:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3050Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-06-10T15:59Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC |
title |
Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC |
spellingShingle |
Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC Alves, Antonio Mauricio Medeiros PNAIC Alfabetização Matemática Formação continuada Anos Iniciais. |
title_short |
Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC |
title_full |
Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC |
title_fullStr |
Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC |
title_full_unstemmed |
Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC |
title_sort |
Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC |
author |
Alves, Antonio Mauricio Medeiros |
author_facet |
Alves, Antonio Mauricio Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Antonio Mauricio Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PNAIC Alfabetização Matemática Formação continuada Anos Iniciais. |
topic |
PNAIC Alfabetização Matemática Formação continuada Anos Iniciais. |
description |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC é um programa de formação continuada de professores alfabetizadores, financiado pelo governo federal brasileiro, que tem como principal objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças dos 6 aos 8 anos de idade, matriculadas nas escolas públicas. Para tanto, desde 2013 as universidades brasileiras tem se dedicado a oferta de cursos promovidos por esse programa, que versam sobre a alfabetização em suas múltiplas facetas. No ano de 2014 o foco das formações foi o ensino de Matemática nos anos iniciais, tendo como pano de fundo das discussões a Alfabetização Matemática das crianças matriculadas no ciclo de alfabetização (6 aos 8 anos), bem como de conceitos como letramento matemático e numeramento. Esse texto problematiza essa formação dos professores alfabetizadores a partir da discussão desse conceito e das práticas de formação desenvolvidas pela Universidade Federal de Pelotas no ano de 2014. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3050 10.24934/eef.v23i39.3050 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3050 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i39.3050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3050/2628 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Antonio Mauricio Medeiros Alves info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Antonio Mauricio Medeiros Alves |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 88-105 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 88-105 Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 88-105 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i39 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469763239936 |