Concepções matemáticas de professoras de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Janice Anacleto Pereira dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4863
Resumo: A linguagem matemática é elemento que constitui os mais diversos eventos da vida dos sujeitos. No contexto da Educação Infantil, deve ser compreendida como atividade do pensamento humano, conectada ao contexto social e cultural dos sujeitos e não como disciplina. Sendo assim, as propostas pedagógicas, articuladas às diversas linguagens, devem buscar desenvolver o raciocínio lógico da criança e não a habilidade dela de calcular mecanicamente números ou reconhecer formas geométricas. Desse modo, os docentes podem promover atividades que busquem com que a criança, explore espaços; manuseie e descreva objetos, animais e figuras; formule e registre hipóteses; proponha soluções para diferentes problemas; narre e represente corporalmente fatos, entre outras ações. Este estudo é recorte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós Graduação/PPGEd em Educação da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG, cujo objeto é o brincar na educação infantil. Para essa discussão, refletimos sobre as concepções de professoras de creche e pré-escola de Lagoa Seca-PB, no âmbito da Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos utilizados foram a observação que tomamos nota no diário de campo e a entrevista semiestruturada com professoras. Para análise da produção dos dados, nos valemos do método Núcleos de Significação. A Pesquisa aponta práticas pedagógicas com a linguagem matemática, descoladas do contexto cultural e social das crianças, bem como dos interesses delas. O brincar revelou-se modo para auxiliar o aprendizado das crianças de noções matemáticas de adição e subtração, bem como para o reconhecimento de números e figuras geométricas, a partir de propostas que nos pareceram tentativa de prepará-las para o Ensino Fundamental. Palavras-chave: Educação Infantil; Matemática; Prática Pedagógica; Crianças.
id UECE-4_d62606b9a6bdd1b968a62be27095ce0e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/4863
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Concepções matemáticas de professoras de educação infantilEducação InfantilMatemáticaPráticas PedagógicasCriançasA linguagem matemática é elemento que constitui os mais diversos eventos da vida dos sujeitos. No contexto da Educação Infantil, deve ser compreendida como atividade do pensamento humano, conectada ao contexto social e cultural dos sujeitos e não como disciplina. Sendo assim, as propostas pedagógicas, articuladas às diversas linguagens, devem buscar desenvolver o raciocínio lógico da criança e não a habilidade dela de calcular mecanicamente números ou reconhecer formas geométricas. Desse modo, os docentes podem promover atividades que busquem com que a criança, explore espaços; manuseie e descreva objetos, animais e figuras; formule e registre hipóteses; proponha soluções para diferentes problemas; narre e represente corporalmente fatos, entre outras ações. Este estudo é recorte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós Graduação/PPGEd em Educação da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG, cujo objeto é o brincar na educação infantil. Para essa discussão, refletimos sobre as concepções de professoras de creche e pré-escola de Lagoa Seca-PB, no âmbito da Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos utilizados foram a observação que tomamos nota no diário de campo e a entrevista semiestruturada com professoras. Para análise da produção dos dados, nos valemos do método Núcleos de Significação. A Pesquisa aponta práticas pedagógicas com a linguagem matemática, descoladas do contexto cultural e social das crianças, bem como dos interesses delas. O brincar revelou-se modo para auxiliar o aprendizado das crianças de noções matemáticas de adição e subtração, bem como para o reconhecimento de números e figuras geométricas, a partir de propostas que nos pareceram tentativa de prepará-las para o Ensino Fundamental. Palavras-chave: Educação Infantil; Matemática; Prática Pedagógica; Crianças.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/486310.30938/bocehm.v8i23.4863Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 148-1602447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4863/4340Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccess Reis, Janice Anacleto Pereira dos2021-06-17T18:45:11Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4863Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:45.914753Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Concepções matemáticas de professoras de educação infantil
title Concepções matemáticas de professoras de educação infantil
spellingShingle Concepções matemáticas de professoras de educação infantil
Reis, Janice Anacleto Pereira dos
Educação Infantil
Matemática
Práticas Pedagógicas
Crianças
title_short Concepções matemáticas de professoras de educação infantil
title_full Concepções matemáticas de professoras de educação infantil
title_fullStr Concepções matemáticas de professoras de educação infantil
title_full_unstemmed Concepções matemáticas de professoras de educação infantil
title_sort Concepções matemáticas de professoras de educação infantil
author Reis, Janice Anacleto Pereira dos
author_facet Reis, Janice Anacleto Pereira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Janice Anacleto Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Matemática
Práticas Pedagógicas
Crianças
topic Educação Infantil
Matemática
Práticas Pedagógicas
Crianças
description A linguagem matemática é elemento que constitui os mais diversos eventos da vida dos sujeitos. No contexto da Educação Infantil, deve ser compreendida como atividade do pensamento humano, conectada ao contexto social e cultural dos sujeitos e não como disciplina. Sendo assim, as propostas pedagógicas, articuladas às diversas linguagens, devem buscar desenvolver o raciocínio lógico da criança e não a habilidade dela de calcular mecanicamente números ou reconhecer formas geométricas. Desse modo, os docentes podem promover atividades que busquem com que a criança, explore espaços; manuseie e descreva objetos, animais e figuras; formule e registre hipóteses; proponha soluções para diferentes problemas; narre e represente corporalmente fatos, entre outras ações. Este estudo é recorte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós Graduação/PPGEd em Educação da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG, cujo objeto é o brincar na educação infantil. Para essa discussão, refletimos sobre as concepções de professoras de creche e pré-escola de Lagoa Seca-PB, no âmbito da Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos utilizados foram a observação que tomamos nota no diário de campo e a entrevista semiestruturada com professoras. Para análise da produção dos dados, nos valemos do método Núcleos de Significação. A Pesquisa aponta práticas pedagógicas com a linguagem matemática, descoladas do contexto cultural e social das crianças, bem como dos interesses delas. O brincar revelou-se modo para auxiliar o aprendizado das crianças de noções matemáticas de adição e subtração, bem como para o reconhecimento de números e figuras geométricas, a partir de propostas que nos pareceram tentativa de prepará-las para o Ensino Fundamental. Palavras-chave: Educação Infantil; Matemática; Prática Pedagógica; Crianças.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4863
10.30938/bocehm.v8i23.4863
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4863
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i23.4863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4863/4340
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 148-160
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998045331456