Um percurso pela história da probabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Veraciv Brabo de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vasconcelos, Gabriel Brabo de, Chaquiam, Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7990
Resumo: Neste artigo apresentamos um recorte da história da probabilidade, embasado nas ideias de autores que defendem a história da matemática no ensino de matemática, como Iran Abreu Mendes e Miguel Chaquiam, referenciados por autores como Boyer (1974), Eves (2011), em trabalhos publicados como, teses, dissertações, artigos científicos e em documentos oficiais. Para organizar materiais para sala de aula nos orientamos no diagrama metodológico, de acordo com a proposta de Chaquiam (2016; 2017; 2020), ao propor a elaboração de um texto para ser utilizado em sala de aula, como recurso didático, mostrando no contexto da história da Matemática a origem e a evolução, concomitantemente com as estratégias de ensino da teoria da probabilidade, que levam a refletir e verificar a necessidade de responder a seguinte problemática de pesquisa: Que recortes históricos podem ser elaborados a partir de uma história da probabilidade, segundo Chaquiam (2020), para uso em sala de aula? Desta questão elegemos o objetivo geral que é: Elaborar recortes históricos a partir de uma história da probabilidade para uso em sala de aula. Como a pesquisa está em andamento, temos como resultado, orientações sobre a relevância desta pesquisa, sobre os recortes da história da probabilidade e a necessidade de ampliação deste tema para proporcionar aos pesquisadores uma base sólida da importância que a história da matemática pode proporcionar ao ensino de matemática. 
id UECE-4_decb55ddebd4f35dd18aaaa8f317c5d5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/7990
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Um percurso pela história da probabilidadeHistória da Matemática;História da Probabilidade;Ensino de Matemática;Ensino de Probabilidade.Neste artigo apresentamos um recorte da história da probabilidade, embasado nas ideias de autores que defendem a história da matemática no ensino de matemática, como Iran Abreu Mendes e Miguel Chaquiam, referenciados por autores como Boyer (1974), Eves (2011), em trabalhos publicados como, teses, dissertações, artigos científicos e em documentos oficiais. Para organizar materiais para sala de aula nos orientamos no diagrama metodológico, de acordo com a proposta de Chaquiam (2016; 2017; 2020), ao propor a elaboração de um texto para ser utilizado em sala de aula, como recurso didático, mostrando no contexto da história da Matemática a origem e a evolução, concomitantemente com as estratégias de ensino da teoria da probabilidade, que levam a refletir e verificar a necessidade de responder a seguinte problemática de pesquisa: Que recortes históricos podem ser elaborados a partir de uma história da probabilidade, segundo Chaquiam (2020), para uso em sala de aula? Desta questão elegemos o objetivo geral que é: Elaborar recortes históricos a partir de uma história da probabilidade para uso em sala de aula. Como a pesquisa está em andamento, temos como resultado, orientações sobre a relevância desta pesquisa, sobre os recortes da história da probabilidade e a necessidade de ampliação deste tema para proporcionar aos pesquisadores uma base sólida da importância que a história da matemática pode proporcionar ao ensino de matemática. EdUECE2022-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/799010.30938/bocehm.v9i26.7990Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 31-462447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7990/6797Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Veraciv Brabo de Vasconcelos, Gabriel Brabo deChaquiam, Miguel2022-05-11T12:25:03Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/7990Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:52.313439Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Um percurso pela história da probabilidade
title Um percurso pela história da probabilidade
spellingShingle Um percurso pela história da probabilidade
Vasconcelos, Veraciv Brabo de
História da Matemática;
História da Probabilidade;
Ensino de Matemática;
Ensino de Probabilidade.
title_short Um percurso pela história da probabilidade
title_full Um percurso pela história da probabilidade
title_fullStr Um percurso pela história da probabilidade
title_full_unstemmed Um percurso pela história da probabilidade
title_sort Um percurso pela história da probabilidade
author Vasconcelos, Veraciv Brabo de
author_facet Vasconcelos, Veraciv Brabo de
Vasconcelos, Gabriel Brabo de
Chaquiam, Miguel
author_role author
author2 Vasconcelos, Gabriel Brabo de
Chaquiam, Miguel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Veraciv Brabo de
Vasconcelos, Gabriel Brabo de
Chaquiam, Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática;
História da Probabilidade;
Ensino de Matemática;
Ensino de Probabilidade.
topic História da Matemática;
História da Probabilidade;
Ensino de Matemática;
Ensino de Probabilidade.
description Neste artigo apresentamos um recorte da história da probabilidade, embasado nas ideias de autores que defendem a história da matemática no ensino de matemática, como Iran Abreu Mendes e Miguel Chaquiam, referenciados por autores como Boyer (1974), Eves (2011), em trabalhos publicados como, teses, dissertações, artigos científicos e em documentos oficiais. Para organizar materiais para sala de aula nos orientamos no diagrama metodológico, de acordo com a proposta de Chaquiam (2016; 2017; 2020), ao propor a elaboração de um texto para ser utilizado em sala de aula, como recurso didático, mostrando no contexto da história da Matemática a origem e a evolução, concomitantemente com as estratégias de ensino da teoria da probabilidade, que levam a refletir e verificar a necessidade de responder a seguinte problemática de pesquisa: Que recortes históricos podem ser elaborados a partir de uma história da probabilidade, segundo Chaquiam (2020), para uso em sala de aula? Desta questão elegemos o objetivo geral que é: Elaborar recortes históricos a partir de uma história da probabilidade para uso em sala de aula. Como a pesquisa está em andamento, temos como resultado, orientações sobre a relevância desta pesquisa, sobre os recortes da história da probabilidade e a necessidade de ampliação deste tema para proporcionar aos pesquisadores uma base sólida da importância que a história da matemática pode proporcionar ao ensino de matemática. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7990
10.30938/bocehm.v9i26.7990
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7990
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v9i26.7990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7990/6797
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 31-46
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997097418752