O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gisele Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2860
Resumo: Estamos inseridos na era da informação e comunicação, período de grandes transformações educacionais e exigências no currículo brasileiro, tais como, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial, no que diz respeito ao uso de recursos didáticos e tecnologias da informação e comunicação e, com isso, esse trabalho, busca apresentar um recorte de uma pesquisa de Mestrado em ensino de Ciências e Matemática e o potencial existente no uso da História da Matemática (HM) e dos Objetos de Aprendizagem (OAs) como ferramentas pedagógicas na formação de professores de Matemática, em que, mediante a metodologia de pesquisa Engenharia Didática (ED), conseguimos durante o percurso realizar as fases de Análise Preliminar, Concepção e Análise a priori das situações didáticas, Experimentação e Análise a Posteriore e Validação, em que foi possível, em seguimento a essas ações, Conhecer a percepção de professores de Matemática sobre o uso pedagógico da HM e dos OAs como ferramentas facilitadoras do ensino de Matemática. E, assim, mediante aos dados coletados em um curso de extensão universitária para docentes de Matemática, em período inicial ou continuado de suas práxis, a visualização do uso da HM e dos OAs como ferramentas educacionais facilitadoras de aprendizagem, ainda é muito discreto e, ademais, a execução de atividades, que proponham a professores de Matemática um planejamento eficaz e eficiente de ações, atrelando os recursos e metodologias, afim de potencializar o ensino de Matemática e elevar os saberes do conhecimento matemático dos alunos. E, dessa maneira, concluímos neste estudo, a respeito da importância do uso de ferramentas pedagógicas auxiliadoras e facilitadoras da explanação, representação e experimentação de conceitos matemáticos.
id UECE-4_e512b3e50284d47d50b75ec4e6c69968
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/2860
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAHistória da Matemática; Objetos de Aprendizagem; Formação de Professores de Matemática; Ensino de Matemática.Estamos inseridos na era da informação e comunicação, período de grandes transformações educacionais e exigências no currículo brasileiro, tais como, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial, no que diz respeito ao uso de recursos didáticos e tecnologias da informação e comunicação e, com isso, esse trabalho, busca apresentar um recorte de uma pesquisa de Mestrado em ensino de Ciências e Matemática e o potencial existente no uso da História da Matemática (HM) e dos Objetos de Aprendizagem (OAs) como ferramentas pedagógicas na formação de professores de Matemática, em que, mediante a metodologia de pesquisa Engenharia Didática (ED), conseguimos durante o percurso realizar as fases de Análise Preliminar, Concepção e Análise a priori das situações didáticas, Experimentação e Análise a Posteriore e Validação, em que foi possível, em seguimento a essas ações, Conhecer a percepção de professores de Matemática sobre o uso pedagógico da HM e dos OAs como ferramentas facilitadoras do ensino de Matemática. E, assim, mediante aos dados coletados em um curso de extensão universitária para docentes de Matemática, em período inicial ou continuado de suas práxis, a visualização do uso da HM e dos OAs como ferramentas educacionais facilitadoras de aprendizagem, ainda é muito discreto e, ademais, a execução de atividades, que proponham a professores de Matemática um planejamento eficaz e eficiente de ações, atrelando os recursos e metodologias, afim de potencializar o ensino de Matemática e elevar os saberes do conhecimento matemático dos alunos. E, dessa maneira, concluímos neste estudo, a respeito da importância do uso de ferramentas pedagógicas auxiliadoras e facilitadoras da explanação, representação e experimentação de conceitos matemáticos.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/286010.30938/bocehm.v7i20.2860Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 126-1382447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2860/3024Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Gisele Pereira2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2860Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:43.615886Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
spellingShingle O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Oliveira, Gisele Pereira
História da Matemática; Objetos de Aprendizagem; Formação de Professores de Matemática; Ensino de Matemática.
title_short O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_full O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_fullStr O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_sort O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
author Oliveira, Gisele Pereira
author_facet Oliveira, Gisele Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gisele Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática; Objetos de Aprendizagem; Formação de Professores de Matemática; Ensino de Matemática.
topic História da Matemática; Objetos de Aprendizagem; Formação de Professores de Matemática; Ensino de Matemática.
description Estamos inseridos na era da informação e comunicação, período de grandes transformações educacionais e exigências no currículo brasileiro, tais como, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial, no que diz respeito ao uso de recursos didáticos e tecnologias da informação e comunicação e, com isso, esse trabalho, busca apresentar um recorte de uma pesquisa de Mestrado em ensino de Ciências e Matemática e o potencial existente no uso da História da Matemática (HM) e dos Objetos de Aprendizagem (OAs) como ferramentas pedagógicas na formação de professores de Matemática, em que, mediante a metodologia de pesquisa Engenharia Didática (ED), conseguimos durante o percurso realizar as fases de Análise Preliminar, Concepção e Análise a priori das situações didáticas, Experimentação e Análise a Posteriore e Validação, em que foi possível, em seguimento a essas ações, Conhecer a percepção de professores de Matemática sobre o uso pedagógico da HM e dos OAs como ferramentas facilitadoras do ensino de Matemática. E, assim, mediante aos dados coletados em um curso de extensão universitária para docentes de Matemática, em período inicial ou continuado de suas práxis, a visualização do uso da HM e dos OAs como ferramentas educacionais facilitadoras de aprendizagem, ainda é muito discreto e, ademais, a execução de atividades, que proponham a professores de Matemática um planejamento eficaz e eficiente de ações, atrelando os recursos e metodologias, afim de potencializar o ensino de Matemática e elevar os saberes do conhecimento matemático dos alunos. E, dessa maneira, concluímos neste estudo, a respeito da importância do uso de ferramentas pedagógicas auxiliadoras e facilitadoras da explanação, representação e experimentação de conceitos matemáticos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2860
10.30938/bocehm.v7i20.2860
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2860
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v7i20.2860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2860/3024
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 126-138
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997672038400